Da série supercarros: conheça a nova Ferrari 812 Competizione

O conta giros subiu de 9.000 rpm para 9.500 rpm com a adoção de novos componentes como pistões com bielas de titânio e pinos com revestimento de carbono tipo diamante, virabrequim rebalanceado, novos comandos de válvulas e cabeçote reprojetado, além de alterações no sistema de lubrificação, refrigeração e alimentação de combustível.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 12/05/2021

A famosa marca italiana, Ferrari, revelou recentemente os modelos 812 Competizione e 812 Competizione A (cupê e targa, respectivamente), modelos de edição limitada, que serão oferecidas pelo fabricante apenas para um grupo “muito exclusivo” de colecionadores e entusiastas da marca.

O local escolhido para a apresentação dessa nova dupla foi nada menos do que um novo departamento de atividades esportivas do seu Circuito de Fiorano, na Itália.

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Ferrari 812 Competizione A
Ferrari 812 Competizione A

Capaz de chegar a 100 km/ em apenas 2,85 segundos, a nova Ferrari 812 Competizione será o modelo de rua mais potente da marca. O propulsor de 12 cilindros é combinado com um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, que embora tenha a mesma configuração da Superfast ganhou uma nova programação eletrônica para fazer trocas até 5% mais ágeis, permitindo que o modelo chegue na velocidade máxima de 340 km/h.

O conta giros subiu de 9.000 rpm para 9.500 rpm com a adoção de novos componentes como pistões com bielas de titânio e pinos com revestimento de carbono tipo diamante, virabrequim rebalanceado, novos comandos de válvulas e cabeçote reprojetado, além de alterações no sistema de lubrificação, refrigeração e alimentação de combustível.

Ferrari 812 Competizione e 812 Competizione A
Ferrari 812 Competizione e 812 Competizione A

No visual, a Competizione traz um pacote aerodinâmico exclusivo, que inclui a retirada das tomadas de ar sobre os faróis, além da adoção de uma traseira completamente renovada, marcada por um para-choque com nova tomadas de ar e difusores redesenhados.

Os dois modelos se diferenciam pelo teto, enquanto a 812 Competizione tem a cobertura rígida tradicional, a Competizione A tem a opção de recolhimento do teto, além disso tem a coluna dianteira com acabamento em preto para formar uma sequência visual entre o para-brisas e os vidros laterais. A altura do modelo também parece menor pelo desenho formado pela traseira, que precisou ser redesenhada para recolher o teto. Quando aberto, os protetores de cabeça feitos em fibra de carbono se destacam.

Interior da Ferrari 812 Competizione
Interior da Ferrari 812 Competizione

Já a versão fechada, não possui o vidro traseiro, dando lugar uma peça de alumínio. Em ambas as edições, o capô ganha uma lâmina de fibra de carbono no centro para disfarçar as saídas de ar que servem como respiro para o motor. As rodas são exclusivas, têm 20 polegadas e são calçadas por pneus 275/35 na dianteira e 315/35 na traseira.

Por fim, o interior manteve as formas originais da 812, alterando apenas alguns acabamentos, como os detalhes em amarelo e materiais de revestimento. Os painéis de porta passaram por uma modificação para ficarem mais leves.