A General Motors (GM) está trazendo para o Brasil uma nova linha de veículos elétricos de alta tecnologia. O primeiro modelo a ser lançado é o Chevrolet Blazer EV, um SUV projetado para ser um esportivo premium com emissão zero.
O grande diferencial dessa nova geração de veículos é a tecnologia Ultium. Esta plataforma modular foi desenvolvida especificamente para veículos elétricos e é altamente flexível, podendo ser aplicada em diferentes tipos de carroceria e configurada com diversos conjuntos de motores, modos de tração e módulos de baterias.
As baterias da tecnologia Ultium são outro destaque. Com uma composição química avançada, elas oferecem maior capacidade de armazenamento de energia, o que resulta em maior autonomia dos veículos, maior velocidade de recarga e maior durabilidade. Esse avanço permite uma experiência de recarga muito mais rápida e conveniente para os usuários.
A plataforma Ultium foi desenvolvida para eletrificar os carros do futuro e promover um grande salto tecnológico em mobilidade sustentável. A GM reforça, assim, seu compromisso com a descarbonização, apresentando uma solução que atende aos principais mercados globais.
As baterias são projetadas para aproveitar ao máximo o espaço disponível em cada módulo. Elas podem ser dispostas na horizontal para carros mais baixos, como sedans e crossovers, ou na vertical para veículos mais altos, como picapes e grandes utilitários. Isso otimiza o aproveitamento de espaço e a distribuição de peso entre os eixos.
O Chevrolet Blazer EV, que será lançado no Brasil, vem com a configuração mais completa de baterias disponível para o modelo. Composta por 12 módulos, a capacidade total é de 102 kWh, proporcionando uma autonomia de 481 km, conforme medição do Inmetro. Isso garante tranquilidade para viagens longas sem a necessidade de recarga durante o trajeto.
A produção das baterias Ultium é feita nos Estados Unidos, em fábricas com capacidade de 100 gigawatts-hora por ano. Os métodos de produção e a composição das matérias-primas foram aprimorados para aumentar a carga que as baterias podem armazenar, reduzir os tempos de recarga e otimizar os custos de produção, beneficiando diretamente os clientes.
Para o Chevrolet Blazer EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW em corrente alternada (AC) e 190 kW em corrente contínua (DC). Isso representa uma velocidade de recarga 3,5 vezes maior em comparação com veículos elétricos de gerações anteriores.
O próximo SUV elétrico da GM a ser equipado com a tecnologia Ultium no Brasil será o Chevrolet Equinox EV, previsto para o segundo semestre deste ano. Mais detalhes sobre esses modelos serão divulgados em breve.
Fonte: GM.