No meio do ramo automobilístico, os carros que conseguem juntar alta potência com design e luxuosidade são tidos como os mais valorizados e procurados no mundo inteiro. Nesta arte de produzir carros neste estilo, sem sombra de dúvidas os ingleses são mestres.
Entre estas marcas que mesclam esportividade com refino a Bentley merece um destaque mais que merecido por conta deu seu excelente trabalho na construção de veículos de luxo com potência bem acima da média. Seguindo esta tradição da marca, os ingleses lançaram a terceira geração do Continental GT, um de seus modelos que estão a mais tempo em produção.
A história do Bentley Continental GT começou ainda em 1994, quando a Bentley pertencia a Rolls Royce. Os engenheiros criaram um carro conceito chamado de Java para poder atrair novos clientes e aumentar o número de vendas da marca, porém este carro conceito não chegou a ser produzido efetivamente, não pela Rolls Royce…
Em 2003, a Bentley lança um veículo no Salão de Genebra que muitos dizem ter sido influenciado pelo conceito Java (o painel é notoriamente influenciado pelo conceito) chamado de Continental GT.
Com linhas elegantes e esportivas, o carro chamava atenção por onde passava facilmente. Sua base de público foi focada em consumidores com cerca de 50 anos em busca de um coupé de Luxo, mas os mais diversos públicos aderiram ao veículo por conta de sua beleza e sua motorização.
Para deixar ainda mais interessante o veículo, acrescentou-se ao Continental GT um motor W12 de 6 litros bi-turbo rendendo 552 cv de potência, criando assim um verdadeiro veículo GT.
Além de seu design e motorização, seu interior também foi confeccionado com tudo de mais luxuoso que a marca poderia oferecer a um modelo esportivo como o os detalhes em madeira, estilos de condução, central multimídia e aquecimento para os bancos.
A partir de 2011, a segunda geração do Continental GT foi apresentada no Salão de Detroit com leves inovações como um facelift em seu design, interior mais modernizado e uma nova motorização 4.0 bi-turbo V8 com um novo câmbio de 8 velocidades do tipo Tiptronic (nessa altura a Bentley já tinha se tornado propriedade do grupo Volkswagen).
Para continuar a tradição deste modelo que conquistou o coração do público desde o seu lançamento, a Bentley anunciou no dia 18 de março deste ano a chegada da terceira geração do Continental GT para poder competir com os cupês de luxo mais novos e tecnológicos do mercado.
Este modelo marca também o centenário da Bentley, que foi fundada com o simples objetivo de construir “um carro rápido, um bom carro, o melhor da sua classe” de acordo com Walter Owen, criador da Bentley.
Seu design está modificado, estando mais luxuoso e com traços mais futuristas. Suas linhas mais curvas, elegantes e mais bem definidas fazem com que o design do Continental GT seja um charme a parte. Suas rodas de 20 ou 22 polegadas (além do freio de 10 polegadas) e seus faróis do tipo LED Matrix ajudam a complementar o visual do cupê da Bentley.
O interior do novo Continental GT também segue a mesma linha de luxuosidade das gerações anteriores, porém desta vez com a adição de mais tecnologias. A alta qualidade dos materiais empregados atrelados a nova central multimídia de 12,3 polegadas e o sistema de som de 10 auto-falantes fazem deste interior um complemento mais moderno do interior da geração passada.
Também a motorização não poderia ser deixada de lado. Um motor de 8 cilindros em V de 4 litros bi-turbo produz cerca de 542 cv de potência, fazendo com que o veículo alcançasse 318 km/h e realizar 0-100 km em apenas 3,9 segundos. Toda essa potência atrelada a um câmbio automático de 8 velocidades, a direção elétrica e a suspensão a ar resultam em uma sensação ao dirigir de muito conforto, mas sem deixar a esportividade de lado.
A Bentley realmente fez um excelente trabalho na nova geração do Continental GT, fazendo alterações necessárias no veículo e sem fazer com que o mesmo sofresse mudanças radicais, mas apenas as necessárias para o coupé continue sendo reconhecido mundialmente pelos seus traços, refino e potência.