Desempenho e economia: o que esperar de um Volkswagen Polo Highline 1.0 TSi 2018 usado? Ficha técnica e tudo mais sobre o Hatch Compacto

O Polo Highline 1.0 TSI 2018 usado é ideal para quem busca desempenho, economia e tecnologia em um compacto. É eficiente na cidade e estrada, mas pode ter custos de manutenção elevados e ruídos na suspensão. Verifique histórico de revisões, motor turbo e transmissão antes de comprar.
Publicado em Volkswagen dia 29/12/2024 por Alan Corrêa

O Volkswagen Polo Highline 1.0 TSI 2018 é uma ótima opção para quem busca um carro compacto, econômico e com bom desempenho. Seu motor 1.0 TSI turbo oferece potência suficiente para uso urbano e viagens, com destaque para a eficiência energética, ideal para quem roda longas distâncias. Equipado com itens como central multimídia com tela sensível ao toque, sensores de estacionamento, controle de estabilidade e volante multifuncional, o modelo atende bem a quem prioriza conforto e tecnologia. Ele também conta com um design moderno e acabamento de boa qualidade, o que ajuda a manter sua aparência sofisticada mesmo após anos de uso.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 TSI com 128 cv (etanol) e 116 cv (gasolina).
  • Torque de 20,4 kgfm, disponível a partir de 2.000 rpm.
  • Transmissão automática de 6 marchas com trocas manuais.
  • Itens de série incluem central multimídia e controle de estabilidade.

No entanto, como qualquer veículo, o Polo Highline 2018 apresenta pontos de atenção. Um dos principais defeitos relatados pelos proprietários é o barulho interno, especialmente em ruas esburacadas, devido à suspensão que privilegia a estabilidade em detrimento do conforto. Além disso, o custo de manutenção e peças pode ser um pouco elevado para a categoria, e o espaço no banco traseiro pode não agradar famílias maiores. Por outro lado, a dirigibilidade é um ponto forte, com uma direção precisa e excelente resposta do motor turbo, sendo ideal para quem gosta de condução ágil e segura.

Ao comprar um Polo Highline 2018 usado, é essencial verificar o histórico de manutenção, garantindo que as revisões foram feitas corretamente, especialmente a troca de óleo e cuidados com o motor turbo. Procure sinais de desgaste na suspensão e no sistema de freios, que podem sofrer mais em veículos rodados em estradas de má qualidade. Teste o carro para identificar ruídos internos e problemas na transmissão automática. Por fim, faça uma avaliação completa com um mecânico de confiança antes de fechar negócio, certificando-se de que o veículo esteja em boas condições para oferecer a experiência premium que o Polo Highline promete.

Desempenho, motor e potência

O modelo apresenta um motor dianteiro com aspiração através de turbocompressor, disposição transversal e alimentação por injeção direta. Este conjunto é composto por três cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, acionamento por correia dentada e tuchos hidráulicos. A variação de comando ocorre tanto na admissão quanto no escape.

Com um deslocamento de 999 cm³, a potência máxima atinge 128 cv (álcool) e 115 cv (gasolina) a 5500 rpm. O torque máximo é de 20,4 kgfm para ambos os combustíveis, disponível a 2000 rpm. A relação peso/potência é de 8,96 kg/cv, e a potência específica alcança 128,1 cv/litro. O motor opera com uma razão de compressão de 10,5:1, diâmetro de cilindro de 74,5 mm e curso de pistão de 76,4 mm.

A transmissão é automática de 6 marchas, com tração dianteira e acoplamento por conversor de torque. O câmbio, identificado pelo código AQ250, complementa a eficiência e o desempenho do conjunto. Na aceleração, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 192 km/h.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 8 km/l com álcool e 11,6 km/l com gasolina. No ambiente rodoviário, o desempenho melhora, alcançando 9,8 km/l com álcool e 14,1 km/l com gasolina. A autonomia urbana é de 416 km com álcool e 603 km com gasolina. Em condições rodoviárias, a autonomia chega a 510 km (álcool) e 733 km (gasolina), graças ao tanque de combustível com capacidade para 52 litros.

Interior

O interior oferece espaço para cinco ocupantes e uma configuração prática. O porta-malas comporta até 300 litros, com bancos traseiros bipartidos e rebatíveis, permitindo maior versatilidade no transporte de cargas. O modelo conta com uma carga útil de 433 kg, atendendo bem às demandas do dia a dia.

Medidas

As dimensões incluem 4057 mm de comprimento, 1751 mm de largura, 1468 mm de altura e 2565 mm de distância entre-eixos. A bitola dianteira mede 1524 mm e a traseira, 1501 mm. A altura mínima do solo é de 149 mm, e o peso total do modelo é de 1147 kg.

A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza eixo de torção. Ambas possuem molas helicoidais como elemento elástico. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam discos sólidos. A direção conta com assistência elétrica e possui um diâmetro de giro de 10,1 metros.

Os pneus são 195/55 R16, tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 107 mm. O estepe utiliza medida 185/60 R15.

Preços aproximados do VW Polo 2018

Ficha Técnica do Volkswagen Polo Highline 1.0 TSI 2018

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Volkswagen Polo Highline 1.0 TSI 2018

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Webmotors, iCarros,Motor1 e AutoEsporte.