O Peugeot 2008 é um SUV de porte médio com um design esportivo e com bastante tecnologia, conforto e sofisticação. Tem como uma das opções de motor o Turbo THP com o câmbio automático de 6 velocidades e quatro modos de condução, além de contar com o i-Cockpit que deixam a pilotagem muito mais esportiva.
O Peugeot 2008 é um SUV de porte médio com um design esportivo e com bastante tecnologia, conforto e sofisticação. Tem como uma das opções de motor o Turbo THP com o câmbio automático de 6 velocidades e quatro modos de condução, além de contar com o i-Cockpit que deixam a pilotagem muito mais esportiva.
Preço
O preço inicial sugerido do Peugeot 2008 é de R$ 75.490, aproximadamente. Em relação ao custo/benefício o valor está bom, pois o modelo realmente oferece muitas vantagens em relação aos concorrentes no mesmo segmento, especialmente no quesito de conforto e sofisticação.
Motorização
O modelo conta com duas opções de motor. O primeiro é o turbo THP Flex de 173 cv de potência e torque máximo de 24,5 kgf.m a apenas 1.400 rpm. Segundo a própria marca, ele é o primeiro propulsor de injeção direta com turbocompressor bicombustível.
A segunda opção é o motor 1.6 de 122 cv de potência, que também apresenta um ótimo rendimento e boa economia do combustível, tendo recebido nota A pelo Inmetro.
Qualquer um dos dois motores tem como aliado o câmbio automático de 6 velocidades, o qual conta com os seguintes modos de direção:
- Drive: melhor relação de performance
- Sport: comportamento mais dinâmico e esportivo
- ECO: maior economia de combustível (redução de até 5%)
- Sequencial: o motorista faz as trocas na alavanca (+ e -)
Peugeot i-Cockpit
Um dos destaques das novas gerações da marca é o chamado Peugeot i-Cockpit, um conjunto que reúne uma nova posição de pilotagem, dimensões e desenho do volante diferenciados e painel elevado acima da altura do volante. Tudo isso reunido dá ao motorista condições de pilotagem muito mais favoráveis e confortáveis, além da sensação de estar dirigindo um verdadeiro modelo esportivo.
Estilo e sofisticação
A montadora francesa é reconhecida por incorporar muito estilo e sofisticação em seus modelos, e neste caso não é diferente. Ele conta com um teto solar panorâmico imenso e incrível, dando aos ocupantes uma sensação de liberdade e amplitude que deixa o passeio muito mais agradável, além da luminosidade que penetra de cima durante o dia.
Peugeot 2008
Acompanhando o estilo ainda mais esportivo do design dessa nova geração, os faróis e lanternas em LED deixam o visual mais agressivo, além de melhorarem consideravelmente a visibilidade noturna, tanto para o motorista quanto para terceiros verem o veículo.
Por dentro a sofisticação só vai aumentando. Os assentos revestidos em couro bicolor perfurado deixam o toque muito mais agradável e a refrigeração mais eficaz. O freio de estacionamento com alavanca tipo aviação faz parte desse visual moderno. E o porta-malas de 355 litros garantem o espaço e conforto para todos os ocupantes.
Tecnologia de ponta
A tecnologia empregada no 2008 é de ponta. Ele traz uma central multimídia cuja tela parece mais um tablet integrado, e que conta com os protocolos Apple CarPlay e Android Auto, através dos quais é possível espelhar alguns aplicativos de seu smartphone.
Outro item importante de conforto é o ar condicionado dual zone digital, que permite motorista e passageiro escolherem cada um a temperatura ideal individualmente.
Grip Control
O Grip Control é o sistema de tração que pode ser controlado por um botão próximo à alavanca do freio de estacionamento. Ele conta com cinco diferentes ajustes (desligado, normal, barro, areia, neve). O sistema é exclusivo da marca, e age individualmente sobre as rodas dianteiras para otimizar a força de tração do veículo nas mais variadas situações.
Segurança eficaz
O modelo também conta com um eficaz sistema de segurança, trazendo um conjunto de 6 airbags, sistema Isofix de fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, luzes diurnas em LED, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré integrada à central multimídia.
Além disso, conta com pneus 205 x 60 R16 e suspensão elevada 20 cm em relação ao chão, proporcionando um ângulo de entrada de 22o. Conta também com regulador e limitador de velocidade (Piloto Automático e Velocidade de Cruzeiro) e o sistema Hill Assist que mantém o carro parado por 2 segundos após o motorista tirar o pé do freio nos aclives, dando tempo de pisar no acelerador sem que o veículo recue e causa algum acidente.
Versão de entrada
A versão de entrada é a Allure 1.6 que conta com os seguintes itens de série:
- Rodas de liga-leve aro 16 modelo Helium com pneus 205/60 R16
- Lanternas traseiras com guias de luz em LED
- Barras de teto prateadas Alu Shadow
- Aérofólio cor da carroceria com detalhes cromados
- Peugeot i-Cockpit
- Painel de instrumentos com matriz LCD e ponteiros vermelhos
- Detalhes cromados no acabamento da central multimídia e nas saídas de ar
- Painel com faixa na cor Chardonnay
- Volante revestido em couro
- Maçanetas internas cromadas
- Airbags dianteiros e laterais (motorista e passageiro)
- Freios com ABS e REF – distribuição eletrônica de frenagem
- Faróis elípticos com DRL (Luz de Rodagem Diurna) à LED
- Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores
- Faróis de neblina dianteiros
- Lanterna traseira de neblina
- Acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca
- Câmera de Ré
- Isofix
- Estrutura com deformação programada
- Coluna de direção telescópica
- Comando centralizado de travamento das portas e porta-malas
- Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
- Limpador e desembaçador do para-brisas traseiro
- Piloto automático (regulador de velocidade) e limitador de velocidade
- GSI – Gear Shift Indicator – Indicador de trocas de marchas
- Computador de bordo com 3 modos de operação e indicação de manutenção
- Chave tipo canivete com “lead me to the car”
- Função “Follow me home”
- Limpador do vidro traseiro indexado à marcha ré
- Alarme perimétrico e volumétrico
- Pneus ecológicos com baixo coeficiente de atrito
- Ar condicionado manual
- Volante de diâmetro reduzido (Sport Drive)
- Direção elétrica com assistência variável
- Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras, com comandos nas portas
- Vidro elétrico sequencial e anti-esmagamento para o motorista
- Retrovisores externos com comandos elétricos
- Travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Banco do motorista com regulagem de altura ativa
- Banco traseiro inteiriço rebatível
- Porta-luvas refrigerado
- Central multimídia multi-touch de 7 polegadas integrada ao painel
- Protocolo de espelhamento Apple Carplay e Android Auto
- Rádio c/ MP3 Player
- Comandos no volante
- Alto-falantes (4 alto-falantes + 2 tweeters)
- Conexão Bluetooth para celular
- Conexão streaming para áudio
- Entrada USB
- Conexão com Link MyPeugeot
- Cores: Vermelho Rubi (base) Branco Banquise (especial) Cinza Aluminium (metálica) Marrom Dark Carmim (metálica) Preto Perla Nera (metálica)
Versão Griffe
A versão Griffe, que pode ser equipada tanto com o motor 1.6 tradicional quanto com o motor THP, é ainda mais completa que a versão anterior, e conta com:
- Retrovisores na cor preto brilhante
- Rodas de liga-leve aro 16 com pneus 205/60 R16
- Lanternas traseiras com guias de luz em LED
- Barras de teto prateadas Alu Shadow
- Aerofólio cor da carroceria na cor preto brilhante
- Grade dianteria cromada
- Molduras nas caixas de rodas
- Peugeot i-Cockpit
- Painel de instrumentos com matriz LCD e ponteiros brancos
- Detalhes cromados no acabamento da central multimídia e nas saídas de ar
- Painel com faixa na cor Criollium
- Volante revestido em couro
- Maçanetas internas cromadas
- Airbags dianteiros e laterais (motorista e passageiro), de cortina (proteção motorista, passageiro, na dianteira e traseira)
- Freios com ABS e REF – distribuição eletrônica de frenagem
- Faróis elípticos com DRL (Luz de Rodagem Diurna) à LED
- Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores
- Faróis de neblina dianteiros
- Lanterna traseira de neblina
- Acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca
- Sensores de estacionamento traseiros
- Câmera de Ré
- Isofix
- Estrutura com deformação programada
- Coluna de direção telescópica
- Comando centralizado de travamento das portas e porta-malas
- Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
- Limpador e desembaçador do para-brisas traseiro
- Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
- Acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva)
- Piloto automático (regulador de velocidade) e limitador de velocidade
- Modo ECO para redução do consumo de combustível
- Computador de bordo com 3 modos de operação e indicação de manutenção
- Chave tipo canivete com “lead me to the car”
- “Follow me home”
- Limpador do vidro traseiro indexado à marcha ré
- Alarme Perimétrico
- Freio à mão tipo aviação
- Pneus ecológicos com baixo coeficiente de atrito
- Ar condicionado automático digital bi-zone com três modos de operação
- Teto solar panorâmico
- Painel de instrumentos em posição elevada (i-cockpit)
- Volante de diâmetro reduzido (Sport Drive)
- Direção elétrica com assistência variável
- Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras, com comandos nas portas
- Vidro elétrico sequencial e anti-esmagamento para o motorista
- Retrovisores externos com comandos elétricos
- Travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Banco do motorista com regulagem de altura ativa
- Banco traseiro bi-partido rebatível
- Porta-luvas refrigerado
- Central multimídia multi-touch de 7 polegadas integrada ao painel
- Protocolo de espelhamento Apple Carplay e Android Auto
- Rádio c/ MP3 Player Comandos no volante
- Alto-falantes (4 alto-falantes + 2 tweeters)
- Conexão Bluetooth para celular
- Conexão streaming para áudio Entrada USB
- Conexão com Link MyPeugeot
- Cores: Vermelho Rubi (base), Cinza Aluminium (metálica) Marrom Dark Carmim (metálica) Preto Perla Nera (metálica) Branco Nacré (perolizada) Cinza Grafito (metálica)
Versão Crossway 1.6
O modelo também conta com uma nova versão, é a Crossway 1.6 que tem seus principais diferenciais no visual, especialmente nos itens: rodas de liga leve aro 16 e Center Cap laranja, molduras nas caixas de roda e o monograma CROSSWAY nas laterais e traseira, bancos em couro com tecido e o jogo de tapetes personalizados, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré. No restante seus itens de série são como o da versão anterior.