O Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 é um SUV compacto usado ideal para cidade e estrada, com desempenho sólido e boa segurança. Seus pontos positivos incluem tecnologia e conforto, enquanto os negativos são o consumo alto e o porta-malas pequeno. Verifique manutenção, câmbio e suspensão antes de comprar.
O Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 é uma excelente opção para quem busca um SUV compacto com bom desempenho e alto nível de conforto. Com seu motor 2.0 de 176 cv e câmbio automático de seis marchas, ele é ideal para quem precisa de um carro versátil para o dia a dia e viagens. A versão Titanium, a mais completa da linha, traz itens de destaque como teto solar, bancos de couro, sete airbags e sistema multimídia SYNC 3 com conectividade Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o modelo se destaca pela boa dirigibilidade em estradas e segurança avançada, sendo uma escolha atrativa para famílias.
Pontos Principais:
- Motor 2.0 Flex com injeção direta e 176 cv (etanol).
- Consumo elevado na cidade, especialmente com etanol.
- Equipamentos como teto solar, bancos de couro e SYNC 3.
- Verificar histórico de manutenção e componentes antes de comprar.
No entanto, antes de adquirir um EcoSport 2018 usado, é importante avaliar alguns pontos. O consumo elevado de combustível é uma das maiores críticas, especialmente em trajetos urbanos. Além disso, o porta-malas de 356 litros pode ser pequeno para quem precisa de mais espaço para bagagem. A suspensão tende a ser um pouco rígida, o que pode gerar desconforto em vias irregulares. Ainda assim, a robustez do conjunto mecânico e a durabilidade do modelo o tornam confiável, desde que tenha sido bem cuidado pelo antigo proprietário.
O Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 é um SUV compacto versátil, adequado para cidade e estrada, com motor potente e lista de equipamentos voltada para segurança e conforto.
Na hora de comprar, verifique o histórico de manutenção do veículo e priorize unidades com revisões realizadas em concessionárias. Inspecione o estado dos amortecedores, freios e pneus, e certifique-se de que o sistema multimídia e as funções do SYNC 3 estão funcionando corretamente. Também é importante observar a quilometragem, pois um uso intenso pode significar maior desgaste no câmbio e na suspensão. Teste o carro antes de fechar negócio para avaliar ruídos e o conforto da suspensão. Com atenção a esses detalhes, o EcoSport Titanium 2.0 pode ser um ótimo companheiro no dia a dia e em viagens.
Desempenho, motor e potência
Motor dianteiro de aspiração natural com quatro cilindros em linha, 1999 cm³, 176 cv (álcool) ou 170 cv (gasolina), torque de até 22,5 kgfm, 0 a 100 km/h em 9,5 s e velocidade máxima de 180 km/h.
O modelo apresenta desempenho sólido, suportado por um motor dianteiro de aspiração natural. O propulsor possui quatro cilindros em linha, dispostos transversalmente, com injeção direta de combustível. O motor possui comando de válvulas duplo no cabeçote, com variação de admissão e escape, acionado por corrente. A cilindrada total é de 1999 cm³, com cilindrada unitária de 500 cm³.
A potência máxima é de 170 cv com gasolina e 176 cv com álcool, alcançada a 6.500 rpm. Já o torque máximo chega a 22,5 kgfm com álcool e 20,6 kgfm com gasolina, disponível a 4.500 rpm. O modelo entrega uma relação peso/potência de 7,72 kg/cv e potência específica de 88 cv/litro. A velocidade máxima é de 180 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.
A tração é dianteira, acoplada a uma transmissão automática de seis marchas, com código 6f35. O câmbio utiliza um conversor de torque, oferecendo trocas suaves e eficientes. O veículo utiliza a plataforma b-car, característica de sua categoria.
Consumo e autonomia
Consumo urbano de 6,1 km/l (álcool) e 8,8 km/l (gasolina). Na rodovia, 8,3 km/l (álcool) e 12 km/l (gasolina). Autonomia de até 624 km (gasolina) ou 432 km (álcool) em rodovia.
O consumo urbano é de 6,1 km/l com álcool e 8,8 km/l com gasolina. Em trajetos rodoviários, o consumo melhora para 8,3 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina. A autonomia urbana alcança 317 km com álcool e 458 km com gasolina. Em condições rodoviárias, a autonomia é de 432 km com álcool e 624 km com gasolina, graças ao tanque de combustível com capacidade de 52 litros.
Interior
Tração dianteira, direção com assistência elétrica e câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque, garantindo conforto e eficiência nas trocas.
O interior é espaçoso e oferece acomodações para até cinco ocupantes. O porta-malas possui capacidade de 356 litros, ideal para uso diário e viagens curtas. A carga útil é de 376 kg.
O interior acomoda 5 ocupantes, com porta-malas de 356 litros e carga útil de 376 kg. O veículo mede 4259 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1693 mm de altura.
O espaço interno é complementado por diversos itens de conforto, como ar-condicionado automático, direção elétrica, bancos revestidos em couro com ajuste de altura para o motorista e apoio de braço. Além disso, o volante possui ajustes de altura e profundidade, contribuindo para a ergonomia.
No quesito segurança, o modelo é equipado com freios abs, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e sensores de estacionamento traseiro. Também conta com airbags frontais, laterais e de cortina, além de sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
O sistema de entretenimento inclui conexão bluetooth, usb e espelhamento de tela do celular. Há ainda navegação gps e computador de bordo. Os controles são acessíveis por meio do volante multifuncional.
Medidas
O modelo possui suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, e traseira com eixo de torção, também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambores.
O peso total é de 1359 kg. O comprimento é de 4259 mm, com largura de 1765 mm, altura de 1693 mm e distância entre-eixos de 2519 mm. A altura mínima do solo é de 200 mm, com ângulos de entrada, saída e central de 21,5°, 31,5° e 19°, respectivamente.
Os pneus utilizados são 205/50 r17, equipando tanto as rodas dianteiras quanto as traseiras. O estepe segue a mesma especificação. A direção possui assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,6 metros, ideal para manobras urbanas.
Preço aproximado do Ford EcoSport 2018
- Ford EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 64 mil
- Ford EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Mec. 2018 – Preço Aproximado: R$ 67 mil
- Ford EcoSport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Mec. 2018 – Preço Aproximado: R$ 68 mil
- Ford EcoSport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 68 mil
- Ford EcoSport Titanium 1.5 12V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 71 mil
- Ford EcoSport Titanium 2.0 16V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 73 mil
- Ford EcoSport Storm 2.0 4WD 16V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 74 mil
Ficha Técnica do Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018
Suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira com eixo de torção. Freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor. Pneus 205/50 r17.
Geral
- Ano: 2018
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: SUV
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 2
- Plataforma: B-Car
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção direta
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Tuchos: Mecânicos
- Cilindrada unitária: 500 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 87,5 mm
- Razão de compressão: 12:1
- Curso do pistão: 83,1 mm
- Deslocamento: 1999 cm³
- Potência máxima: 176 cv (álcool), 170 cv (gasolina) a 6500 rpm
- Código do motor: Duratec
- Torque máximo: 22,5 kgfm (álcool), 20,6 kgfm (gasolina) a 4500 rpm
- Peso/potência: 7,72 kg/cv
- Torque específico: 11,3 kgfm/litro
- Peso/torque: 60,4 kg/kgfm
- Potência específica: 88,0 cv/litro
- Rotação máxima: 6850 rpm
- Viscosidade do óleo: 5W-20
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Automático de 6 marchas
- Código do câmbio: 6F35
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 10,6 m
Pneus
- Dianteiros: 205/50 R17
- Traseiros: 205/50 R17
- Estepe: 205/50 R17
Dimensões
- Comprimento: 4259 mm
- Largura: 1765 mm
- Distância entre-eixos: 2519 mm
- Altura: 1693 mm
- Bitola dianteira: 1524 mm
- Bitola traseira: 1538 mm
- Porta-malas: 356 litros
- Tanque de combustível: 52 litros
- Peso: 1359 kg
- Carga útil: 376 kg
- Altura mínima do solo: 200 mm
- Ângulo de entrada: 21,5 graus
- Ângulo de saída: 31,5 graus
- Ângulo central: 19 graus
Desempenho
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 9,5 s
Consumo
- Urbano: 6,1 km/l (álcool), 8,8 km/l (gasolina)
- Rodoviário: 8,3 km/l (álcool), 12 km/l (gasolina)
Autonomia
- Urbana: 317 km (álcool)
- Rodoviária: 432 km (álcool), 624 km (gasolina)
Equipamentos do Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018
Equipamentos incluem airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, ar-condicionado automático, direção elétrica, bancos em couro, GPS, bluetooth e tela sensível ao toque.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Câmera traseira para manobras
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de xenônio
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento traseiro
- Alerta de ponto cego
- Chamada de assistência de emergência
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Controle automático de velocidade
- Limitador de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Teto solar elétrico
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial
- Porta-luvas climatizado
- Grade dianteira ativa
Entretenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
Um test drive ajuda a identificar possíveis problemas no câmbio automático e suspensão, além de garantir que não haja ruídos ou falhas que comprometam o desempenho.
Fonte: AutoEsporte, Webmotors e Motor1.