Dicas essenciais para comprar um EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 usado; preço, consumo e ficha técnica

O Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 é um SUV compacto usado ideal para cidade e estrada, com desempenho sólido e boa segurança. Seus pontos positivos incluem tecnologia e conforto, enquanto os negativos são o consumo alto e o porta-malas pequeno. Verifique manutenção, câmbio e suspensão antes de comprar.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 16/12/2024

O Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 é uma excelente opção para quem busca um SUV compacto com bom desempenho e alto nível de conforto. Com seu motor 2.0 de 176 cv e câmbio automático de seis marchas, ele é ideal para quem precisa de um carro versátil para o dia a dia e viagens. A versão Titanium, a mais completa da linha, traz itens de destaque como teto solar, bancos de couro, sete airbags e sistema multimídia SYNC 3 com conectividade Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o modelo se destaca pela boa dirigibilidade em estradas e segurança avançada, sendo uma escolha atrativa para famílias.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 Flex com injeção direta e 176 cv (etanol).
  • Consumo elevado na cidade, especialmente com etanol.
  • Equipamentos como teto solar, bancos de couro e SYNC 3.
  • Verificar histórico de manutenção e componentes antes de comprar.

No entanto, antes de adquirir um EcoSport 2018 usado, é importante avaliar alguns pontos. O consumo elevado de combustível é uma das maiores críticas, especialmente em trajetos urbanos. Além disso, o porta-malas de 356 litros pode ser pequeno para quem precisa de mais espaço para bagagem. A suspensão tende a ser um pouco rígida, o que pode gerar desconforto em vias irregulares. Ainda assim, a robustez do conjunto mecânico e a durabilidade do modelo o tornam confiável, desde que tenha sido bem cuidado pelo antigo proprietário.

O Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 é um SUV compacto versátil, adequado para cidade e estrada, com motor potente e lista de equipamentos voltada para segurança e conforto.
O Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018 é um SUV compacto versátil, adequado para cidade e estrada, com motor potente e lista de equipamentos voltada para segurança e conforto.

Na hora de comprar, verifique o histórico de manutenção do veículo e priorize unidades com revisões realizadas em concessionárias. Inspecione o estado dos amortecedores, freios e pneus, e certifique-se de que o sistema multimídia e as funções do SYNC 3 estão funcionando corretamente. Também é importante observar a quilometragem, pois um uso intenso pode significar maior desgaste no câmbio e na suspensão. Teste o carro antes de fechar negócio para avaliar ruídos e o conforto da suspensão. Com atenção a esses detalhes, o EcoSport Titanium 2.0 pode ser um ótimo companheiro no dia a dia e em viagens.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro de aspiração natural com quatro cilindros em linha, 1999 cm³, 176 cv (álcool) ou 170 cv (gasolina), torque de até 22,5 kgfm, 0 a 100 km/h em 9,5 s e velocidade máxima de 180 km/h.
Motor dianteiro de aspiração natural com quatro cilindros em linha, 1999 cm³, 176 cv (álcool) ou 170 cv (gasolina), torque de até 22,5 kgfm, 0 a 100 km/h em 9,5 s e velocidade máxima de 180 km/h.

O modelo apresenta desempenho sólido, suportado por um motor dianteiro de aspiração natural. O propulsor possui quatro cilindros em linha, dispostos transversalmente, com injeção direta de combustível. O motor possui comando de válvulas duplo no cabeçote, com variação de admissão e escape, acionado por corrente. A cilindrada total é de 1999 cm³, com cilindrada unitária de 500 cm³.

A potência máxima é de 170 cv com gasolina e 176 cv com álcool, alcançada a 6.500 rpm. Já o torque máximo chega a 22,5 kgfm com álcool e 20,6 kgfm com gasolina, disponível a 4.500 rpm. O modelo entrega uma relação peso/potência de 7,72 kg/cv e potência específica de 88 cv/litro. A velocidade máxima é de 180 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.

A tração é dianteira, acoplada a uma transmissão automática de seis marchas, com código 6f35. O câmbio utiliza um conversor de torque, oferecendo trocas suaves e eficientes. O veículo utiliza a plataforma b-car, característica de sua categoria.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 6,1 km/l (álcool) e 8,8 km/l (gasolina). Na rodovia, 8,3 km/l (álcool) e 12 km/l (gasolina). Autonomia de até 624 km (gasolina) ou 432 km (álcool) em rodovia.
Consumo urbano de 6,1 km/l (álcool) e 8,8 km/l (gasolina). Na rodovia, 8,3 km/l (álcool) e 12 km/l (gasolina). Autonomia de até 624 km (gasolina) ou 432 km (álcool) em rodovia.

O consumo urbano é de 6,1 km/l com álcool e 8,8 km/l com gasolina. Em trajetos rodoviários, o consumo melhora para 8,3 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina. A autonomia urbana alcança 317 km com álcool e 458 km com gasolina. Em condições rodoviárias, a autonomia é de 432 km com álcool e 624 km com gasolina, graças ao tanque de combustível com capacidade de 52 litros.

Interior

Tração dianteira, direção com assistência elétrica e câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque, garantindo conforto e eficiência nas trocas.
Tração dianteira, direção com assistência elétrica e câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque, garantindo conforto e eficiência nas trocas.

O interior é espaçoso e oferece acomodações para até cinco ocupantes. O porta-malas possui capacidade de 356 litros, ideal para uso diário e viagens curtas. A carga útil é de 376 kg.

O interior acomoda 5 ocupantes, com porta-malas de 356 litros e carga útil de 376 kg. O veículo mede 4259 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1693 mm de altura.
O interior acomoda 5 ocupantes, com porta-malas de 356 litros e carga útil de 376 kg. O veículo mede 4259 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1693 mm de altura.

O espaço interno é complementado por diversos itens de conforto, como ar-condicionado automático, direção elétrica, bancos revestidos em couro com ajuste de altura para o motorista e apoio de braço. Além disso, o volante possui ajustes de altura e profundidade, contribuindo para a ergonomia.

No quesito segurança, o modelo é equipado com freios abs, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e sensores de estacionamento traseiro. Também conta com airbags frontais, laterais e de cortina, além de sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

O sistema de entretenimento inclui conexão bluetooth, usb e espelhamento de tela do celular. Há ainda navegação gps e computador de bordo. Os controles são acessíveis por meio do volante multifuncional.

Medidas

O modelo possui suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, e traseira com eixo de torção, também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambores.

O peso total é de 1359 kg. O comprimento é de 4259 mm, com largura de 1765 mm, altura de 1693 mm e distância entre-eixos de 2519 mm. A altura mínima do solo é de 200 mm, com ângulos de entrada, saída e central de 21,5°, 31,5° e 19°, respectivamente.

Os pneus utilizados são 205/50 r17, equipando tanto as rodas dianteiras quanto as traseiras. O estepe segue a mesma especificação. A direção possui assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,6 metros, ideal para manobras urbanas.

Preço aproximado do Ford EcoSport 2018

  • Ford EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 64 mil
  • Ford EcoSport SE 1.5 12V Flex 5p Mec. 2018 – Preço Aproximado: R$ 67 mil
  • Ford EcoSport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Mec. 2018 – Preço Aproximado: R$ 68 mil
  • Ford EcoSport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 68 mil
  • Ford EcoSport Titanium 1.5 12V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 71 mil
  • Ford EcoSport Titanium 2.0 16V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 73 mil
  • Ford EcoSport Storm 2.0 4WD 16V Flex 5p Aut. 2018 – Preço Aproximado: R$ 74 mil

Ficha Técnica do Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018

Suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira com eixo de torção. Freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor. Pneus 205/50 r17.
Suspensão dianteira independente tipo McPherson e traseira com eixo de torção. Freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor. Pneus 205/50 r17.

Geral

  • Ano: 2018
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: SUV
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: B-Car

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 500 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 87,5 mm
  • Razão de compressão: 12:1
  • Curso do pistão: 83,1 mm
  • Deslocamento: 1999 cm³
  • Potência máxima: 176 cv (álcool), 170 cv (gasolina) a 6500 rpm
  • Código do motor: Duratec
  • Torque máximo: 22,5 kgfm (álcool), 20,6 kgfm (gasolina) a 4500 rpm
  • Peso/potência: 7,72 kg/cv
  • Torque específico: 11,3 kgfm/litro
  • Peso/torque: 60,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 88,0 cv/litro
  • Rotação máxima: 6850 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 6 marchas
  • Código do câmbio: 6F35
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/50 R17
  • Traseiros: 205/50 R17
  • Estepe: 205/50 R17

Dimensões

  • Comprimento: 4259 mm
  • Largura: 1765 mm
  • Distância entre-eixos: 2519 mm
  • Altura: 1693 mm
  • Bitola dianteira: 1524 mm
  • Bitola traseira: 1538 mm
  • Porta-malas: 356 litros
  • Tanque de combustível: 52 litros
  • Peso: 1359 kg
  • Carga útil: 376 kg
  • Altura mínima do solo: 200 mm
  • Ângulo de entrada: 21,5 graus
  • Ângulo de saída: 31,5 graus
  • Ângulo central: 19 graus

Desempenho

  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,5 s

Consumo

  • Urbano: 6,1 km/l (álcool), 8,8 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 8,3 km/l (álcool), 12 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 317 km (álcool)
  • Rodoviária: 432 km (álcool), 624 km (gasolina)

Equipamentos do Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 2018

Equipamentos incluem airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, ar-condicionado automático, direção elétrica, bancos em couro, GPS, bluetooth e tela sensível ao toque.
Equipamentos incluem airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, ar-condicionado automático, direção elétrica, bancos em couro, GPS, bluetooth e tela sensível ao toque.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de xenônio
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Alerta de ponto cego
  • Chamada de assistência de emergência

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Porta-luvas climatizado
  • Grade dianteira ativa

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
Um test drive ajuda a identificar possíveis problemas no câmbio automático e suspensão, além de garantir que não haja ruídos ou falhas que comprometam o desempenho.
Um test drive ajuda a identificar possíveis problemas no câmbio automático e suspensão, além de garantir que não haja ruídos ou falhas que comprometam o desempenho.

Fonte: AutoEsporte, Webmotors e Motor1.