É verdade que carros elétricos perdem autonomia no frio e no calor extremo? Pesquisa revela

Carros elétricos perdem alcance tanto em climas frios quanto em climas quentes. Em temperaturas acima de 32ºC, a eficiência das baterias diminui entre 2% e 5%. Em temperaturas acima de 35ºC, a perda de alcance varia de 15% a 31%. Teslas têm sistemas de controle climático mais eficientes que minimizam o impacto do calor.
Publicado em Notícias dia 13/06/2024 por Alan Corrêa

Os carros elétricos são conhecidos por perderem eficiência em climas frios, mas um estudo recente da Recurrent Auto mostrou que temperaturas altas também afetam negativamente esses veículos. A pesquisa analisou dados de 7.500 carros elétricos nos Estados Unidos e descobriu que, acima de 32ºC, as baterias perdem entre 2% e 5% do alcance máximo. Quando a temperatura ultrapassa os 35ºC, a eficiência cai entre 15% e 31%.

Essa perda de eficiência ocorre porque os veículos elétricos consomem mais energia para resfriar a bateria e a cabine. A energia adicional necessária para o sistema de arrefecimento afeta a autonomia do veículo. Embora a queda de eficiência no calor seja menor que no frio, ela ainda é perceptível para os motoristas.

Estudos mostram que, além do frio, altas temperaturas também reduzem a eficiência dos carros elétricos. A pesquisa analisou dados de 7.500 veículos nos Estados Unidos.
Estudos mostram que, além do frio, altas temperaturas também reduzem a eficiência dos carros elétricos. A pesquisa analisou dados de 7.500 veículos nos Estados Unidos.

A pesquisa mostrou que diferentes modelos de carros elétricos são afetados de maneiras distintas. O Ford F-150 Lightning e o Mustang Mach-E, por exemplo, perdem cerca de 1% de alcance a 32ºC, enquanto o Nissan Leaf perde 22% sob as mesmas condições. Os modelos da Tesla, como o Model 3, Y, S e X, são menos impactados pelo calor devido ao seu sistema de controle climático avançado.

Os Teslas são equipados com uma bomba de calor que controla tanto o aquecimento no inverno quanto o resfriamento no verão. Este sistema inclui uma proteção contra superaquecimento da cabine, evitando que o interior do carro fique excessivamente quente e exigindo menos energia para resfriá-lo.

Para mitigar a perda de alcance em dias quentes, recomenda-se resfriar a cabine antes de iniciar a viagem, enquanto o carro ainda estiver conectado ao carregador. Isso permite que a energia necessária para o resfriamento seja retirada da rede elétrica, mantendo a carga da bateria.

Além disso, é aconselhável procurar estacionamentos sombreados ou cobertos para evitar o superaquecimento do veículo. Não deixar o carro estacionado sob o sol com a bateria baixa também é recomendado, pois o sistema de arrefecimento pode consumir muita energia, afetando o funcionamento geral do carro.

Essas estratégias ajudam a reduzir o impacto do calor na eficiência dos carros elétricos, garantindo um desempenho mais consistente mesmo em condições extremas.

*CNN.