Entenda porque o significado da palavra Pilota mudou no dicionário Michaelis

A Mitsubishi Motors alterou o significado da palavra "pilota" no dicionário Michaelis, que agora também significa "aquela que conduz um veículo em competições", entre outras definições. A mudança resultou de uma campanha iniciada no Dia Internacional da Mulher e apoiada nas redes sociais. A Mitsubishi, que promove a Mitsubishi Cup e apoia o projeto FIA Girls on Track, busca promover a inclusão feminina no automobilismo.
Publicado em Notícias dia 27/05/2024 por Alan Corrêa

A Mitsubishi Motors anunciou que conseguiu alterar o significado da palavra “pilota” no dicionário Michaelis. A palavra, que antes tinha conotações negativas como “derrota”, “revés”, “prejuízo” e “perda”, agora inclui novas definições. O dicionário Michaelis passou a reconhecer “pilota” como “aquela que conduz um veículo em provas e competições automobilísticas”, “aquela que dirige aeronave ou embarcação” e “aquela que está no comando e exerce a direção de algo”.

A alteração foi resultado de uma campanha iniciada pela Mitsubishi no Dia Internacional da Mulher. A ação mobilizou milhares de pessoas nas redes sociais, que apoiaram a mudança no significado da palavra. A iniciativa destacou a importância da participação das mulheres no automobilismo brasileiro e buscou incluir o substantivo feminino no cotidiano de todos, com a mesma força que tem no masculino.

A inclusão da palavra pilota no dicionário Michaelis, com novos significados, simboliza um avanço na igualdade de gênero. A Mitsubishi Motors continua a apoiar e incentivar mulheres no automobilismo brasileiro.
A inclusão da palavra pilota no dicionário Michaelis, com novos significados, simboliza um avanço na igualdade de gênero. A Mitsubishi Motors continua a apoiar e incentivar mulheres no automobilismo brasileiro.

O reconhecimento da palavra “pilota” vai além do dicionário e visa refletir a realidade das mulheres que competem nas pistas dos esportes a motor. A Mitsubishi Motors é uma grande incentivadora do automobilismo nacional e promove a Mitsubishi Cup há 25 anos, considerado o maior rally cross country de velocidade do país. A competição conta com uma significativa presença feminina no grid de largada, tanto de pilotas quanto de navegadoras.

Nesta temporada de 2024, a Mitsubishi Cup também apresenta uma equipe composta inteiramente por mulheres. Esta iniciativa faz parte do projeto FIA Girls on Track, um movimento da Federação Internacional de Automobilismo que promove a inclusão das mulheres no esporte, em todos os cargos que envolvem uma equipe de competição.

O apoio da Mitsubishi Motors ao projeto FIA Girls on Track no Brasil é parte de um esforço mais amplo para promover a participação das mulheres em atividades ligadas ao esporte a motor. A criação de uma equipe 100% feminina competindo na temporada 2024 da Mitsubishi Cup é um exemplo concreto desse compromisso.

A campanha que levou à mudança do significado da palavra “pilota” no dicionário Michaelis e as ações promovidas pela Mitsubishi Motors mostram um esforço contínuo para reconhecer e apoiar a participação feminina no automobilismo. A marca continua a buscar formas de incluir e incentivar as mulheres em todas as áreas do esporte a motor.

*Com informações da Mitsubishi.