Imagine um SUV futurista que usa energia híbrida elétrica / hidrogênio, este deverá ser o novo Renault Scénic.
Todas as montadoras estão correndo para apresentarem suas inovações na disputa pelo melhor carro elétrico, a Renault não está de fora e vem apresentando soluções bastante criativas, agora até mesmo com o ecodesign.
“Nenhum dos nossos compromissos como empresa será suficiente se não os aplicarmos totalmente em nossos veículos. Por isso, pedi para que as equipes da Renault desenvolvessem o primeiro carro-conceito que representasse plenamente nossa nova estratégia ESG e seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão. Nós o chamamos de Scénic Vision. Scénic, que remete ao nosso icônico “carro para viver”, e Vision porque ele corresponde às novas expectativas das pessoas”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group e da marca Renault.
Na questão da motorização, uma dificuldade encontrada pelas marcas é o tempo de abastecimentos, a motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio, deve reduzir o tempo ocioso durante a recarga de energia, diminuindo a pegada de carbono, inclusive da bateria. O Renault Scénic Vision é zero emissão na produção e no uso, diminuindo em 75% sua pegada de carbono em comparação com um carro elétrico convencional.
“O Scénic Vision representa um novo capítulo da história do Renault Group e da marca. Este conceito prefigura o design externo do novo modelo Scénic 100% elétrico para 2024 e a nova linguagem do design da Renault. Já o design interno é um estudo prospectivo dos futuros espaços internos da Renault. O Scénic Vision propõe um conjunto de tecnologias e inovações a serviço de uma mobilidade mais sustentável”, declarou Gilles Vidal, VP de Design da marca Renault.
70% dos materiais utilizados no veículo são reciclados e mais de 95% do veículo é reciclável, incluindo a bateria.
O assoalho do veículo foi produzido por meio da aglomeração de resíduos plásticos provenientes de outras origens (garrafas de leite, tubos de plástico, etc.). Em todo o veículo, 30% dos plásticos utilizados são de fontes renováveis (bioplásticos). Os revestimentos do veículo foram produzidos com carbono reciclado proveniente da industrie aeronáutica.
Ciclos curtos são aplicados aos materiais estratégicos, como platina, cobre, alumínio e aço, bem como os elementos que compõem a química da bateria.
Os pneus são fornecidos por um fabricante membro da Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável (GNSPR), comprometido com a responsabilidade ambiental e os Direitos Humanos.
Em vez de couro, foi utilizado o poliéster 100% reciclado com baixo teor de carbono. O tanque da célula de combustível é produzido com fibra de carbono proveniente de resíduos de papel reciclado.