Ninguém pode dizer que a Volkswagen não é boa em inovações. A mais recente é o código de conduta que a empresa compartilhou com seus colaboradores em formato de áudio.
Segundo a marca, a iniciativa tem como objetivo aumentar a acessibilidade dos colaboradores ao documento, utilizando para isso uma forma óbvia, mas inovadora, já que nunca ninguém tinha feito isso antes.
Os códigos de conduta normalmente são uns calhamaços enormes que ninguém tem coragem de ler. É triste, mas é assim. Para tentar incentivar seus colaboradores a “lerem” as normas de conduta, a Volkswagen facilitou as coisas, criando uma versão em áudio do documento.
Com certeza o novo formato vai ser muito mais consumido do que o convencional, permitindo que os colaboradores acessem seu conteúdo em qualquer lugar, mesmo que estejam fazendo outras atividades, como um deslocamento no metrô ou um passeio de bicicleta.
Mas não é apenas facilidade para que os colaboradores acessem o código de conduta. A nova ferramenta também pretende ser mais inclusiva, dando possibilidade para que pessoas com deficiência tenham mais facilidade.
Aliás, faz parte da estratégia de negócios da marca, baseada no conjunto ESG (Enviroment, Social e Governance), que a cultura diária seja construída e voltada cada vez mais para a ética e sustentabilidade.
O código de conduta nada mais é do que um compilado dos princípios básicos que a empresa estabelece, e que seus colaboradores devem aderir. Entre outras coisas, estão contidos orientação e suporte para gerenciamento de questões éticas do cotidiano.
“Queremos estabelecer uma abordagem empreendedora e criativa para desenvolver ideias e processos inovadores em parceria com todas as áreas da empresa”, disse Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos, Relações com a Imprensa e Sustentabilidade da Volkswagen e membro do Comitê Executivo na América Latina.
O formato em áudio do código de conduta foi uma forma que a Volkswagen encontrou de contribuir para a questão social, tema que está sendo observado cada vez mais pela sociedade e pelos organismos dos Direitos Humanos.
“Com a criação do nosso Código de Conduta em áudio, queremos contribuir para o tema social do conjunto ESG através de novos hábitos e adequando os processos já existentes na empresa. Entendemos a responsabilidade do Compliance no desenvolvimento de uma cultura de integridade e com valores sólidos nesse contexto”, complementa Dr. Christian Karl de Lamboy, gerente executivo da área de Governança, Risco e Compliance.
O dia a dia de uma empresa pode trazer diversos desafios, que serão tão mais numerosos quanto maior for o número de colaboradores. Para tentar estabelecer sistemas que garantam o bom relacionamento e conseguir ter um time unido, a empresa tem o código de conduta.
Esse código de conduta, bem como todas as ações oficiais da empresa, pauta-se pelos preceitos e normas vigentes no país, especialmente a legalidade, probidade e transparência.
Por isso, oferece todo incentivo a questões relacionadas ao combate à corrupção, à ética profissional nos negócios, ao gerenciamento de riscos e à conformidade com normas internas e externas da empresa.
Essas medidas da Volkswagen têm como objetivo colocar em prática, cada vez mais, uma governança corporativa eficiente, confiável e transparente. Dessa forma, o sistema regula a empresa por meio de atribuição de responsabilidade, processos de decisão e autoridades.
“A Volkswagen do Brasil tem como convicção que o sucesso de suas atividades só pode ser assegurado de forma sustentável se os princípios de Compliance forem observados. É através de um programa de Compliance que contém ações de comunicação e treinamento sobre respeito às regras que a empresa dissemina os conceitos de conformidade entre seus empregados e demais partes interessadas.”