Este é o novo Land Rover Defender 90 no Brasil

A fabricante Land Rover anunciou a quinta geração do modelo Defender 90 para o mercado brasileiro. Será uma versão “reduzida” do Defender 110 que a marca oferece no mercado norte-americano, mas com a mesma motorização Ingenium 2.0 turbo a gasolina do irmão maior. O grande destaque do Land Rover Defender 90 é sua incrível capacidade off-road, já que sua carroceria tem uma construção especial, feita para o trabalho duro, e que – segundo a marca – pode chegar a ser até 10x mais resistente do que da geração anterior.
Publicado por Pablo Silva em Carros dia 16/09/2021

A fabricante Land Rover anunciou a quinta geração do modelo Defender 90 para o mercado brasileiro. Será uma versão “reduzida” do Defender 110 que a marca oferece no mercado norte-americano, mas com a mesma motorização Ingenium 2.0 turbo a gasolina do irmão maior.

O grande destaque do Land Rover Defender 90 é sua incrível capacidade off-road, já que sua carroceria tem uma construção especial, feita para o trabalho duro, e que – segundo a marca – pode chegar a ser até 10x mais resistente do que da geração anterior.

Motorização forte

O novo Land Rover Defender 90, ou sua nova geração se preferir, contará com uma motorização forte. Equipado com o mesmo conjunto do seu irmão maior, o Land Rover Defender 110, o motor Ingenium 2.0 turbo a gasolina de 300 cv e 40,79 kgfm e a transmissão é automática de oito marchas, com tração integral.

Com isso, o modelo será capaz de superar os maiores obstáculos off-road sem grande dificuldade. Mas não é só nas trilhas que o Defender 90 faz bonito, o modelo atinge a velocidade máxima de 190 km/h e faz de 0 a 100 km em apenas 7,1 segundos.

Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)
Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)

Carroceria ainda mais resistente

Se você já gostava do modelo na sua geração anterior porque era muito resistente, vai gostar de saber que a fabricante não poupou esforços para deixar o novo Defender 90 ainda mais robusto e resistente.

Segundo a Land Rover, o modelo ficou até 10x mais resistente do que a geração anterior. “Uma construção monobloco leve e forte de alumínio, correspondente à carroceria mais resistente que a Land Rover já produziu. Ela é dez vezes mais rígida do que o Defender anterior, fornecendo bases perfeitas para suspensão totalmente independente”.

Mais vão livre e altura do solo

Outra mudança importante é que o modelo ganhou mais vão livre, que agora é de 29,9 cm de altura, e mais distância em relação ao solo, com 20 mm de vantagem em relação a qualquer outros SUV da marca.

Isso proporcionou ângulos de ataque e saída de 38º e 40º, respectivamente. Isso permite que o novo Defender 90 supere até 900 mm de água. O modelo conta com sensor de profundidade e câmera 360º para garantir maior segurança ao passar por trechos dessa profundidade.

Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)
Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)

Novo sistema de suspensão

O Defender 90 também recebeu um novo sistema de suspensão a ar, que já virá de fábrica, com o sistema Adapitative Dynamics, que é capaz de monitorar os movimentos do veículo até 500 vezes por segundo e fazer o carro reagir às condições de solo e dirigibilidade quase no mesmo instante.

O sistema ainda é capaz de ajustar a altura da suspensão de acordo com os obstáculos a serem superados, podendo levantar o veículo em até 145 mm. Isso oferece mais conforto e, ao mesmo tempo, maior capacidade de vencer as adversidades do off-road.

Sistema Terrain Response

Se você não é experiente no off-road como os profissionais, não tem problema. O Defender 90 virá equipado com o sistema Terrain Response 2, que permite ajustar as configurações do veículo de acordo com suas preferências, ou deixar no modo automático para que o próprio sistema identifique o terreno e faça os ajustes.

Um “capô invisível”

O Land Rover Defender 90 conta com uma tecnologia exclusiva, a Clear Sight Ground View, que muita gente chama de “capô inveisível”. Ela transmite para a tela da central multimídia a visão de áreas normalmente escondidas pela frente do veículo.

Com isso, fica mais fácil superar certos trechos do off-road onde o motorista não consegue ver de dentro do habitáculo o que está bem na frente do carro. Também ajuda muito nas manobras em lugares mais apertados.

Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)
Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)

Entretenimento e conectividade

Mas alguns devem estar imaginando que o Defender 90 por dentro é um carro “simples” ou sem muita tecnologia, afinal ele é voltado para o uso na terra, em off-road. Engane-se completamente quem pensa isso.

O modelo tem uma ampla gama de tecnologias no seu sistema de entretenimento e conectividade. Para começar, sua central multimídia conta com uma tela de 10 polegadas com um sistema bastante intuitivo e “amigável”, com os protocolos Apple CarPlay e Android Auto.

Mas isso qualquer modelo de entrada hoje em dia tem, poderão dizer alguns. Está bem, então veja se algum outro tem o sistema Software-Over-The-Air (SOTA), com 14 módulos individuais capazes de receber atualizações remotas. Isso sem falar no painel de instrumentos 100% digital com tela de 12,3 polegadas onde é exibido o sistema de navegação.

Tecnologia e segurança

Claro que no quesito tecnologia e segurança o Defender 90 também está fartamente assistido, com um pacote completo de assistência para o motorista. Podemos destacar o monitor de fadiga do motorista, alerta de ponto cego, assistente de estabilidade de reboque (TSA), assistente de estacionamento 360, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, assistente de manutenção de faixa, controle de estabilidade e tração, entre outros.

Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)
Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)

Preço não é para todos

Você já deve suspeitar que um carro como esse não é para qualquer um. Produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Nitra, na Eslováquia, o Defender 90 na versão SE tem preço inicial de R$ 539.950. A pré-venda no Brasil começa já em setembro.

As cores disponíveis são: verde Pangea Green e o azul Tasman Blue (ambas com teto branco), bege Gondwana Stone (com teto preto) e preto Santorin Black. Por dentro, o acabamento pode ser em couro escuro ou claro, você escolhe.

Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)
Land Rover Defender 90 (foto: divulgação)