O mercado de SUVs está sendo o mais lucrativo do momento e o sucesso do Jeep Compass – o SUV mais vendido do Brasil com 60.284 unidades só em 2018 – tem chamando a atenção das demais montadoras.
A Volkswagen demorou mas não quis ficar para trás e agora já tem disponível um leque bem diversificado de modelos dentro da categoria de SUV. O novo concorrente que pretende conquistar o monopólio do Jeep Compass é o Volkswagen Tarek, que traz o conceito Powerful Family SUV.
O Tarek teve seu lançamento na China, onde foi apresentado no Salão de Guangzhou como o nome de Tharu.
No Brasil, a previsão de lançamento é somente a partir de 2020, sendo que a produção será feita na Argentina.
Um fator importante para o desenvolvimento do Tarek, particularmente para a América Latina, é que a Volkswagen anunciou um investimento de 650 milhões de dólares na fábrica da Argentina, para a implantação da nova plataforma global MQB que será aplicada no Tarek.
Como o Tarek ficará acima do T-Cross e abaixo do Tiguan o preço de venda deve variar entre 100 mil e 130 mil reais.
A versão de entrada está equipada com motor 1.4 TSI turbo, com injeção direta, 150 cavalos de potência, 25,5 kgfm de torque, multilink no eixo traseiro, com transmissão automática de 6 velocidades.
Já a versão topo de linha traz o motor 2.0 TSI, com 186 cavalos de potência, 32,5 kgfm de torque, tração integral 4Motion, transmissão DSG de dupla embreagem e 7 velocidades.
O Tarek é um SUV de porte médio projetado para competir diretamente com o Compass, sendo que suas dimensões são ligeiramente maiores: 4,45 metros de comprimento, 1,84 metros de largura, 1,63 metros de altura e 2,69 metros de entre-eixos.
Quanto ao porta-malas, o Tarek – como é próprio aos SUVs – se destaca pela capacidade de 445 litros, que pode ser ampliada até 1.542 litros com o rebatimento da segunda fileira, além de trazer rack de teto.
O design segue o estilo conservador e esportivo, com lanternas horizontais e duplas e vinco de ponta a ponta na altura do retrovisor. Aliás, bem similar ao Tiguan do qual compartilha a mesma plataforma MQB.
O primeiro impacto do interior é o esmero no acabamento, seguindo o padrão do T-Cross e do Polo. A novidade está na faixa de couro na região central e nas portas.
O painel de instrumento é superior ao T-Cross e tem opção de cores bem vivas.
Como ainda não está definida qual versão chegará ao Brasil, destacamos apenas os principais itens de série da versão topo de linha para se medir o limite de potencial do novo SUV alemão.
Como é padrão na Volkswagen, o Tarek virá bem completo de fábrica, com teto solar panorâmico, linha dos vidros cromadas, entre outros equipamentos:
Há também uma versão esportiva R-Line que traz 4 saídas de escape cromadas, rodas aro 18 polegadas, pedais de alumínio perfurado, volante com acabamento de couro com costuras brancas e interior com exclusividade de detalhes, entre os quais estão os insígnias da versão nos estofamentos dos bancos e nos tapetes.