Este Renault 5 Turbo 3E é um hot hatch de 500 cv e será vendido na Europa

Ah, o Renault 5 Turbo 3E! Um furacão elétrico de 500cv com dois motores nas rodas traseiras, 0-100 km/h em 3,5s. É um pocket rocket que mistura nostalgia dos anos 80 com tecnologia moderna. Estrutura de carbono, design bruto e preço acima de £100k (aproximadamente R$765 mil). Exclusivo? Com certeza. Razoável? Nem um pouco.
Publicado por Alan Corrêa em Renault dia 15/12/2024

O Renault 5 Turbo 3E é uma releitura moderna e elétrica dos modelos Turbo e Turbo 2, que marcaram a história automotiva dos anos 1980. Este novo modelo mantém a tradição de desempenho esportivo, ao mesmo tempo que incorpora tecnologias avançadas e sustentáveis, trazendo a essência de um clássico para a era elétrica.

A revelação deste modelo ocorreu em um contexto inovador, sendo apresentado ao público no final de um documentário sobre a transformação da Renault, chamado Anatomy of a Comeback. Este método incomum reflete a singularidade do modelo, que promete ser um marco para a marca.

Com produção estimada para começar em 2026, o Renault 5 Turbo 3E será fabricado em quantidade limitada, com aproximadamente 2.000 unidades previstas, e preço superior a £100 mil, posicionando-o como um veículo exclusivo.

Especificações Técnicas e Design

Renault 5 Turbo 3E é o renascimento de um ícone, agora elétrico e com 500 cv. Dois motores nas rodas traseiras, aceleração de 0-100 km/h em 3,5s e um design que grita anos 80 com um toque futurista.
Renault 5 Turbo 3E é o renascimento de um ícone, agora elétrico e com 500 cv. Dois motores nas rodas traseiras, aceleração de 0-100 km/h em 3,5s e um design que grita anos 80 com um toque futurista.

O Renault 5 Turbo 3E é equipado com dois motores elétricos instalados diretamente nas rodas traseiras. Esta configuração garante uma potência combinada de 500 bhp, permitindo que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, rivalizando com supercarros.

O modelo conta com uma estrutura de carbono, projetada para maximizar a rigidez e minimizar o peso. Embora a Renault ainda não tenha divulgado o peso exato do veículo, estima-se que ele seja semelhante ao conceito apresentado em 2023, que pesava menos de 1.500 kg.

O design exterior combina elementos modernos e características inspiradas no modelo original dos anos 1980. Entre os destaques estão as rodas de grandes dimensões, entradas de ar funcionais e elementos de estilo como luzes de neblina reimaginadas e spoilers. A Renault também promete oferecer uma ampla gama de personalizações para pintura, adesivos e acabamentos.

História e Contexto

O Renault 5 Turbo dos anos 80 era um monstro compacto. Motor central, 156 cv e design brutal. Um hatch explosivo que dominava as pistas e arrancava suspiros nas ruas. Puro espírito rebelde! - Foto: contri / Flickr
O Renault 5 Turbo dos anos 80 era um monstro compacto. Motor central, 156 cv e design brutal. Um hatch explosivo que dominava as pistas e arrancava suspiros nas ruas. Puro espírito rebelde! – Foto: contri / Flickr

O Renault 5 Turbo original foi lançado em 1980, apresentando motor central e 156 bhp, características inovadoras para sua época. Já em 1972, a marca havia lançado um modelo elétrico do Renault 5, com alcance limitado a 37 milhas, antecipando o que seria o futuro da mobilidade.

Quase cinco décadas depois, o Renault 5 Turbo 3E reflete o avanço significativo no segmento de hatchbacks esportivos e na tecnologia elétrica. Este modelo traz uma nova abordagem à mobilidade, combinando desempenho com sustentabilidade.

O documentário Anatomy of a Comeback destaca os esforços da Renault para superar crises financeiras e industriais, culminando no lançamento deste veículo icônico. Ele mostra o desenvolvimento interno e as escolhas estratégicas que levaram ao renascimento da linha Renault 5.

Produção e Lançamento

Com estrutura de carbono leve e rígida, o Turbo 3E não é só um hot hatch. É um furacão sobre rodas, combinando tecnologia moderna com uma pitada de insanidade mecânica old-school.
Com estrutura de carbono leve e rígida, o Turbo 3E não é só um hot hatch. É um furacão sobre rodas, combinando tecnologia moderna com uma pitada de insanidade mecânica old-school.

O Renault 5 Turbo 3E será produzido em uma série limitada, com estimativa de 2.000 unidades. A produção será acompanhada por uma série de ativações exclusivas a partir de 2025, apresentando detalhes adicionais sobre o modelo.

A Renault confirmou que este veículo será vendido sob a marca principal, apesar das especulações de que poderia ser lançado sob a bandeira da Alpine, divisão esportiva do grupo. A decisão reflete a estratégia da Renault de demonstrar a emoção e o desempenho que os veículos elétricos podem oferecer.

O modelo é parte de um esforço maior da Renault para reforçar sua presença no mercado de veículos elétricos, complementando outros lançamentos, como o Renault 5 EV e o Alpine A290. Este veículo é descrito como uma “celebração” da engenharia esportiva elétrica.

Principais Características do Modelo

Esqueça a razão, o Turbo 3E é pura emoção. Um hatch louco que prova que EVs não são só eletrodomésticos, mas máquinas de diversão. Rápido, exclusivo e completamente desnecessário. Perfeito.
Esqueça a razão, o Turbo 3E é pura emoção. Um hatch louco que prova que EVs não são só eletrodomésticos, mas máquinas de diversão. Rápido, exclusivo e completamente desnecessário. Perfeito.
  • Dois motores elétricos montados nas rodas traseiras
  • Potência total de 500 bhp
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos
  • Estrutura de carbono para máxima rigidez e leveza
  • Design inspirado no modelo dos anos 1980, com elementos modernos
  • Gama de personalizações para pintura e acabamentos

Conclusão

O Renault 5 Turbo 3E representa um marco na evolução dos hot hatches, unindo tradição e inovação em um único modelo. Ao oferecer uma combinação de desempenho esportivo e tecnologia elétrica, ele reafirma o compromisso da Renault com o futuro da mobilidade sustentável.

Fonte: Renault, Flickr e Topgear.