O Nissan Gt-R é com certeza um dos modelos esportivos mais cobiçados pelos apaixonados por carros. Trata-se de um modelo em que tudo, cada detalhe, foi cuidadosamente pensado e planejado. Alto luxo no acabamento, tecnologia de ponta, motorização de um super esportivo, e consequentemente um preço que reflete todas essas características.
Como se pode imaginar, o preço do modelo vai às alturas, e segundo dados da Tabela FIPE, consultada em 4 de outubro de 2018, o valor estimado é de R$ 908.362. Com certeza o modelo oferece tudo o que por ele se paga, e um pouco mais.
A motorização do Nissan Gt-R é incrível, realmente à altura de um modelo esportivo de verdade. Ela está constituída pelo motor Twin Turbo VR38, um motor feito exclusivamente para atender às necessidades de um supercarro, garantindo uma altíssima performance, mas ao mesmo tempo que proporciona muita eficiência, também mantém a consciência ambiental com um baixo consumo de combustível.
Descrição técnica: motor Twin Turbo VR38, V6, biturbo, DOHC com comando continuamente variável, 572 cv de potência e torque máximo de 64,96 kgf.m entre 3.300 a 5.800 rpm. Transmissão traseira independente (4×4) de 6 velocidades com dupla embreagem. Isso permite atingir a velocidade máxima de 315 km/h.
O grande fator que consome a energia de qualquer propulsor é o atrito. É por causa dele que o motor precisa estar continuamente funcionando e consumindo combustível. Se não fosse o atrito com o solo e com o ar bastaria um impulso inicial para o veículo continuar se movendo indefinidamente.
O grande problema no caso dos carros é que o motor deixa de impulsionar o veículo no período em que está sendo feita a troca de marcha, perdendo parte da energia e consequentemente fazendo o motor trabalhar mais para retomar a força quando a troca é feita, e isso aumenta o consumo de combustível na mesma proporção em que a troca de marcha é mais lenta.
O Nissan Gt-R traz uma solução quase definitiva para o problema já que sua troca de marcha acontece em apenas 0,15 segundo, quase não dando tempo do motor deixa de impulsionar o veículo. É como se fosse uma marcha única e contínua, mas muito mais eficaz.
O painel de instrumentos do modelo é uma verdadeira obra de arte, um dos mais completos da categoria. São 6 telas que apresentam diversas funções próprias de um modelo esportivo.
Tudo no Nissan Gt-R é luxo e sofisticação, inclusive detalhes como a saída do escapamento que é feita artesanalmente, isso mesmo à mão, com titânio, dando mais sofisticação ao modelo e deixando sua aparência mais esportiva.
Além disso, o modelo ainda traz um controle de ruído do escapamento que trabalha com uma válvula de desvio capaz de reduzir de modo significativo o volume de barulho do escapamento.
O modelo traz um sistema de segurança completo: Sistema de freios ABS, Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC), Controle Eletrônico de Tração (TCS), Controle eletrônico de frenagem(EBD). A combinação de todos esses sistemas dá muito mais segurança ao piloto, mesmo não muito experiente com veículos superesportivos.
A estrutura da carroceria é construída com uma tecnologia específica, a Zone Body. Ele está constituída de materiais muito resistentes e ao mesmo tempo leves, com uma grande capacidade absorção de impacto, protegendo a cabine do modo mais eficaz possível em caso de colisão. Ele também traz 6 airbags para aumentar a segurança.
Outro aspecto que merece ser ressaltado é o incrível sistema de som que combina perfeitamente as tecnologias Active Noise Cancellation (ANC) e Active Sound Enhancement (ASE).
Esse sistema de som, da Bose, conta com 11 alto-falantes, e foi fabricado exclusivamente para o Nissan GT-R. Ele é construído com estrutura de alumínio fundido nas portas e atrás dos assentos traseiros.
Se o Nissan Gt-R é capaz de fazer muito barulho, também conta também com um incrível sistema de isolamento acústico. Ele traz vidros acústicos e abafamento de ruídos, isolamento do painel de instrumentos e para-choques e porta-malas com revestimento antirruído. Com isso, mesmo em altas velocidades o silêncio dentro da cabine é completo.
As dimensões de um carro esportivo como o Nissan Gt-R são muito importante, por isso fazemos uma descrição detalhada:
Distância entre-eixos – 109,4
Comprimento total – 185,4
Largura total – 74,6
Altura total – 53,9
Largura da via (frontal/traseira) – 62,6/63,0
Coeficiente de aerodinâmica – 0,26
Espaço para a cabeça – 38,1/33,5
Espaço para as pernas – 44,6/26,4
Espaço de assento – 54,7/44,9
Espaço de ombros – 54,3/50,0
Volume interno de passageiros (litros) – 2.238,05
Volume de cargas (litros) – 227
Tanque de gasolina (litros) – 72
Peso base total – 1.785,582 kg
Distribuição de peso – 54/46
Quilômetros por litro cidade/estrada/percurso misto – 7,264 / 9,988 / 8,172