Guia de Usados: Ficha técnica do Toyota Corolla XEi 2.0 2011; preço e consumo do sedan bom para todo dia

O Toyota Corolla XEi 2.0 2011 é ideal para quem busca um sedã confortável e confiável, com baixo custo de manutenção. Oferece bom desempenho e espaço interno, mas o consumo elevado e o câmbio de 4 marchas são pontos negativos. Antes de comprar, verifique histórico de revisões, suspensão e possíveis vazamentos.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 15/12/2024

O Toyota Corolla XEi 2.0 2011 é uma escolha sólida para quem busca um carro usado que ofereça conforto, confiabilidade e baixo custo de manutenção. Com motor 2.0 flex de até 154 cv e câmbio automático de 4 marchas, o modelo se destaca no uso urbano e em viagens longas, graças à suspensão macia e ao interior espaçoso. É ideal para famílias ou motoristas que procuram um sedã confortável, com bom nível de equipamentos, incluindo ar-condicionado digital, piloto automático e direção elétrica.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 flex com até 154 cv e câmbio automático de 4 marchas.
  • Conforto e espaço interno, ideal para famílias ou longas viagens.
  • Manutenção acessível, mas atenção a desgaste na suspensão.
  • Histórico de manutenção é essencial para evitar problemas ocultos.

Apesar de sua fama de durabilidade, o Corolla XEi 2011 tem alguns pontos que merecem atenção. O consumo de combustível é relativamente alto para a categoria, especialmente em ambiente urbano, e o câmbio de apenas 4 marchas é considerado ultrapassado, impactando o desempenho em altas velocidades. Além disso, é importante verificar o estado da suspensão, que pode sofrer desgaste precoce, e possíveis vazamentos de óleo no motor. A manutenção, no entanto, é simples e as peças são fáceis de encontrar, o que reduz os custos no longo prazo.

O Toyota Corolla XEi 2.0 2011 é um sedã confiável e confortável, ideal para uso urbano e viagens. Serve bem para famílias, com espaço interno amplo e boa capacidade no porta-malas.
O Toyota Corolla XEi 2.0 2011 é um sedã confiável e confortável, ideal para uso urbano e viagens. Serve bem para famílias, com espaço interno amplo e boa capacidade no porta-malas.

Antes de comprar, é essencial inspecionar o histórico de manutenção para garantir que o carro foi bem cuidado. Verifique se revisões foram feitas regularmente e se há sinais de desgaste nos pneus, freios e suspensão. Dê preferência a unidades com quilometragem moderada e desconfie de preços muito baixos, que podem indicar problemas ocultos. Teste o câmbio automático para evitar trancos ou ruídos, e leve o carro a um mecânico de confiança para uma avaliação detalhada. Com esses cuidados, o Corolla XEi 2011 pode ser uma excelente compra para quem procura um sedã usado confiável e confortável.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro de aspiração natural, 4 cilindros em linha, injeção multiponto, potência de 153 cv (álcool) e 142 cv (gasolina) e torque máximo de 20,7 kgfm (álcool) e 19,8 kgfm (gasolina).
Motor dianteiro de aspiração natural, 4 cilindros em linha, injeção multiponto, potência de 153 cv (álcool) e 142 cv (gasolina) e torque máximo de 20,7 kgfm (álcool) e 19,8 kgfm (gasolina).

O veículo é equipado com um motor dianteiro de aspiração natural, com disposição transversal e injeção multiponto. Esse motor, identificado pelo código 3zr-fbe, possui 1.986 cm³ de deslocamento, com um comando de válvulas duplo no cabeçote, variando tanto na admissão quanto no escape. Com 4 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro, entrega uma potência máxima de 153 cv utilizando álcool e 142 cv com gasolina, ambos atingidos a 5.800 rpm.

O torque máximo é de 20,7 kgfm com álcool e 19,8 kgfm com gasolina, entregues a 4.800 rpm. O veículo conta com uma razão de compressão de 12:1, peso/potência de 8,04 kg/cv e potência específica de 77,0 cv/litro. A transmissão é automática de 4 marchas com tração dianteira e acoplamento feito por conversor de torque.

Esse conjunto proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e uma velocidade máxima de 193 km/h. A plataforma utilizada é a mc, e a suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira adota eixo de torção.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 6,1 km/l (álcool) e 8,2 km/l (gasolina). Rodoviário: 9 km/l (álcool) e 12,8 km/l (gasolina).
Consumo urbano de 6,1 km/l (álcool) e 8,2 km/l (gasolina). Rodoviário: 9 km/l (álcool) e 12,8 km/l (gasolina).

No consumo urbano, o modelo apresenta uma média de 6,1 km/l com álcool e 8,2 km/l com gasolina. Em rodovias, os números sobem para 9 km/l com álcool e 12,8 km/l com gasolina. Com um tanque de combustível com capacidade para 60 litros, a autonomia em ambiente urbano é de 366 km com álcool e 492 km com gasolina. Já na estrada, alcança até 540 km com álcool e impressionantes 768 km com gasolina.

Interior

Transmissão automática de 4 marchas, tração dianteira, direção elétrica e acoplamento por conversor de torque.
Transmissão automática de 4 marchas, tração dianteira, direção elétrica e acoplamento por conversor de torque.

O interior do veículo foi projetado para atender cinco ocupantes, proporcionando conforto e funcionalidade. Ele oferece ajuste de altura para o banco do motorista, apoio de braço central no banco traseiro e no assento do motorista. O banco traseiro é bipartido e rebatível, aumentando a versatilidade para transporte de cargas.

O porta-malas conta com uma capacidade de 470 litros, ideal para viagens em família ou transporte de bagagens volumosas. Entre os itens de conforto estão ar-condicionado automático, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, retrovisores ajustáveis eletricamente e direção com assistência elétrica.

Para o entretenimento, o veículo vem equipado com um rádio com CD player, volante multifuncional e computador de bordo, além de contar com luz no porta-luvas e porta-malas para maior praticidade.

No quesito segurança, apresenta freios ABS, airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e faróis com refletores duplos. O modelo também inclui alarme antifurto perimétrico e desembaçador do vidro traseiro.

Medidas

Priorize unidades com quilometragem moderada e revisões comprovadas. Faça um test-drive para identificar trancos no câmbio, e analise a suspensão em uma oficina de confiança.
Priorize unidades com quilometragem moderada e revisões comprovadas. Faça um test-drive para identificar trancos no câmbio, e analise a suspensão em uma oficina de confiança.

O veículo apresenta as seguintes dimensões: comprimento de 4.540 mm, largura de 1.760 mm e altura de 1.480 mm, com uma distância entre-eixos de 2.600 mm e altura mínima do solo de 155 mm. Seu peso é de 1.230 kg.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira possui eixo de torção, também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam disco sólido. O veículo conta com pneus 205/55 r16 em ambas as extremidades, com altura de flanco de 113 mm. O diâmetro de giro é de 10,6 metros, proporcionando boa manobrabilidade para um sedã médio.

Preços Aproximados do Toyota Corolla 2011

  • Toyota Corolla Xli 1.8/1.8 Flex 16v Mec. 2011 – Preço Aproximado: R$ 49 mil
  • Toyota Corolla Xli 1.8/1.8 Flex 16v Aut. 2011 – Preço Aproximado: R$ 52 mil
  • Toyota Corolla Gli 1.8 Flex 16v Mec. 2011 – Preço Aproximado: R$ 52 mil
  • Toyota Corolla Gli 1.8 Flex 16v Aut. 2011 – Preço Aproximado: R$ 53 mil
  • Toyota Corolla Xei 2.0 Flex 16v Aut. 2011 – Preço Aproximado: R$ 56 mil
  • Toyota Corolla Altis/A.Premiu. 2.0 Flex 16v Aut 2011 – Preço Aproximado: R$ 58 mil

Ficha Técnica do Toyota Corolla XEi 2.0 2011

Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, freios a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, pneus 205/55 R16.
Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, freios a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, pneus 205/55 R16.

Geral

  • Ano: 2011
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 10
  • Plataforma: MC

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 497 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 80,5 mm
  • Razão de compressão: 12:1
  • Curso do pistão: 97,6 mm
  • Deslocamento: 1986 cm³
  • Potência máxima: 153 cv (Álcool), 142 cv (Gasolina) a 5800 rpm
  • Código do motor: 3ZR-FBE
  • Torque máximo: 20,7 kgfm (Álcool), 19,8 kgfm (Gasolina) a 4800 rpm
  • Peso/potência: 8,04 kg/cv
  • Torque específico: 10,4 kgfm/litro
  • Peso/torque: 59,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 77,0 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 10W-30 ou 10W-40

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 4 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/55 R16
  • Altura do flanco dianteiro: 113 mm
  • Traseiros: 205/55 R16
  • Altura do flanco traseiro: 113 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4540 mm
  • Largura: 1760 mm
  • Distância entre-eixos: 2600 mm
  • Altura: 1480 mm
  • Porta-malas: 470 litros
  • Tanque de combustível: 60 litros
  • Peso: 1230 kg
  • Altura mínima do solo: 155 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 193 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,6 s

Consumo

  • Urbano: 6,1 km/l (Álcool), 8,2 km/l (Gasolina)
  • Rodoviário: 9 km/l (Álcool), 12,8 km/l (Gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 366 km (Álcool), 492 km (Gasolina)
  • Rodoviária: 540 km (Álcool), 768 km (Gasolina)

Equipamentos do Toyota Corolla XEi 2.0 2011

Equipado com freios ABS, airbags, alarme antifurto, ar-condicionado automático, sistema de som com CD player, retrovisores elétricos e volante multifuncional.
Equipado com freios ABS, airbags, alarme antifurto, ar-condicionado automático, sistema de som com CD player, retrovisores elétricos e volante multifuncional.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro (opcional)
  • Controle automático de velocidade (opcional)
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: Wikipedia, Webmotors, G1 e UOL.