Famoso Fiat Uno Turbo pode voltar

Para os fãs dos modelos tradicionais da montadora italiana FIAT as notícias são boas: a marca promete trazer de volta um dos modelos que mais marcaram sua história, e a de tantos brasileiros, o Uno Turdo. A previsão de sua chegada é para 2020.
Publicado por Alan Corrêa em Ficha técnica dia 12/06/2018

Para os fãs dos modelos tradicionais da montadora italiana FIAT as notícias são boas: a marca promete trazer de volta um dos modelos que mais marcaram sua história, e a de tantos brasileiros, o Uno Turbo. A previsão de sua chegada é para 2020.

Motor Firefly Turbo

O motor que alimentará essa versão turbo do Uno será o 1.0 Firefly de 3 cilindros com sobrealimentação. Segundo notícias do site Autos Segredos, a Fiat promete essa versão na terceira geração do modelo, prevista para 2020. A arquitetura do conjunto será a mesma utilizada para o Argo atualmente.

O novo motor terá um novo cabeçote com 4 válvulas por cilindro, com variação de fase e injeção direta. Bem diferente do motor atual do Uno que conta com apenas 6 válvulas no total.

Fiat Uno Turbo
Fiat Uno Turbo

Foco na eficiência energética

Segundo declarações de representantes da FCA, o foco desse motor não é o desempenho mas sim a eficiência energética. A pretensão é que mesmo sendo um motor 1.0 ele seja capaz de entregar 120 cv de potência, tal como o Polo e o Golf 1.0 TSI.

O primeiro da nova geração

Fontes confiáveis indicam que o primeiro modelo da montadora italiana a ser renovado será o Uno, e só depois virão as novas gerações da Strada, Fiorino, Argo, Cronos e Mobi, nessa ordem.

A Strada será completamente renovada. A segunda geração do modelo será iniciada em 2021, substituindo a atual cuja base remonta ao distante ano de 1996. Já era hora de uma atualização. Sua ficha técnica ainda é desconhecida, mas provavelmente o motor utilizado será da família Firefly.

Dois anos depois, em 2023, devem chegar as novas gerações da Fiorino e do Argo. Mas até 2020 se prevê que o Argo passará a utilizar o motor Firefly Turbo, ou seja, antes mesmo de sua renovação.

Esse conjunto de renovações se encerará em 2024 com os modelos Cronos e Mobi. Entretanto, o subcompacto Mobi já será reestilizado em 2020, podendo inclusive mudar de nome.

Já a Doblò e a Weekend não têm um sucessor previsto, e o mais provável é que simplesmente saiam de linha. O Grand Siena, caso continue indo bem nas vendas, poderá ter mais alguns anos de vida, talvez até 2020, mas depois disso não se sabe o que pode acontecer com esse sedã compacto.

Fonte: Wikipedia, Terra e Vrum.