Fiat Argo 2018 usado: quais são as vantagens e desvantagens?

Guia de Usados: O Fiat Argo 2018 oferece as versões 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8 e HGT 1.8. Pontos positivos incluem consumo eficiente e manutenção acessível. Pontos negativos: desempenho limitado no 1.0, espaço de porta-malas restrito e possíveis problemas na suspensão e câmbio GSR.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 4/12/2024

O Fiat Argo 2018 é um modelo que se destacou no mercado brasileiro, oferecendo uma gama variada de versões para atender diferentes perfis de consumidores.

Pontos Principais:

  • Seis versões disponíveis com diferentes motores e equipamentos.
  • Adequado para uso urbano, viagens curtas e serviços diversos.
  • Desempenho limitado em versões de entrada com motor 1.0.
  • Verifique suspensão e câmbio automatizado em modelos usados.

Argo é um hatchback da Fiat, lançado no Brasil em 31 de maio de 2017, com o objetivo de substituir os modelos Punto, Bravo e Palio. Seu nome faz referência ao mito grego de Jasão e os Argonautas, que navegavam na embarcação Argo, construída pelo semideus Argos sob orientação da deusa Atena. Após cumprir sua missão, a embarcação foi consagrada a Poseidon e transformada na Constelação de Argo. Atualmente, o Argo é considerado um dos destaques da Fiat no mercado nacional, figurando entre os veículos mais vendidos do Brasil e uma boa opção no mercado de carros usados, comprar um Argo 2018 usado pode ser uma alternativa interessante para quem busca um veículo compacto e versátil.

Todas as versões do Fiat Argo 2018

O Fiat Argo 2018 tem seis versões: 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8 e HGT 1.8. Motores variam entre 77 e 139 cv, com opções de câmbio manual, automatizado e automático.
O Fiat Argo 2018 tem seis versões: 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8 e HGT 1.8. Motores variam entre 77 e 139 cv, com opções de câmbio manual, automatizado e automático.

O Fiat Argo 2018 foi lançado com seis versões distintas, divididas conforme motor e equipamentos:

  • Argo 1.0: Versão de entrada com motor 1.0 Firefly de 77 cv e câmbio manual de 5 marchas, voltada para economia.
  • Argo Drive 1.0: Versão intermediária com o mesmo motor 1.0, mas adiciona itens como multimídia básica e acabamento melhorado.
  • Argo Drive 1.3: Equipado com motor 1.3 Firefly de 109 cv, maior potência e opcionais como câmbio automatizado GSR.
  • Argo Precision 1.8: Conta com motor 1.8 E.TorQ de 139 cv, câmbio manual ou automático de 6 marchas, além de itens de conforto como ar-condicionado digital.
  • Argo HGT 1.8: A versão esportiva do modelo, com o mesmo motor 1.8 e acabamentos diferenciados, além de suspensões ajustadas para maior estabilidade.
  • Argo Drive 1.3 GSR: Variante do Drive 1.3, mas com câmbio automatizado GSR, ideal para quem prefere praticidade no trânsito urbano.

Cada versão atende a diferentes necessidades, variando em preço e equipamento. É importante verificar o estado de conservação e o histórico do veículo antes da compra.

Uso no dia a dia

Com consumo médio de 14 km/l na cidade e 15 km/l na estrada (1.0), o Fiat Argo tem boa autonomia, dependendo do motor. A versão 1.8 é mais potente, mas menos econômica, com até 10 km/l.
Com consumo médio de 14 km/l na cidade e 15 km/l na estrada (1.0), o Fiat Argo tem boa autonomia, dependendo do motor. A versão 1.8 é mais potente, mas menos econômica, com até 10 km/l.

O Fiat Argo 2018 é um carro compacto, adequado para o trânsito urbano. Suas versões de entrada, como o Argo 1.0 e o Drive 1.0, são voltadas para quem busca economia de combustível e praticidade. O motor Firefly 1.0 oferece desempenho suficiente para deslocamentos diários, mas pode ser limitado em situações de maior demanda.

Já as versões 1.3 e 1.8 são mais indicadas para quem precisa de maior desempenho no dia a dia. O motor 1.3 equilibra economia e potência, enquanto o 1.8 oferece agilidade, especialmente no trânsito mais intenso. A direção elétrica, presente em todas as versões, facilita as manobras em locais apertados.

O espaço interno também é um ponto positivo para o uso diário. O Fiat Argo oferece espaço suficiente para cinco passageiros, embora o conforto para quem viaja no banco traseiro dependa da altura dos ocupantes.

É possível viajar com o Fiat Argo 2018?

O Fiat Argo 2018 oferece câmbio manual, automatizado e automático, espaço para 5 pessoas, porta-malas de 300 litros, tecnologia multimídia e segurança básica com ABS e airbags.
O Fiat Argo 2018 oferece câmbio manual, automatizado e automático, espaço para 5 pessoas, porta-malas de 300 litros, tecnologia multimídia e segurança básica com ABS e airbags.

O Fiat Argo 2018 também pode ser utilizado para viagens, mas a experiência varia conforme a versão escolhida. As opções 1.0 são menos indicadas para longas distâncias, especialmente com carga completa, devido à menor potência do motor. Essas versões também podem exigir mais planejamento em ultrapassagens e aclives.

As versões 1.3 e 1.8 são mais adequadas para viagens. O motor 1.8, em particular, oferece maior conforto em rodovias, com potência suficiente para manter velocidades de cruzeiro e realizar ultrapassagens com segurança. O porta-malas de 300 litros comporta bagagens de uma família pequena ou média, mas pode ser limitado para quem carrega muitos itens.

O sistema de suspensão proporciona boa estabilidade na estrada, mas em vias muito irregulares, o conforto pode ser comprometido. É importante verificar o estado dos pneus e do sistema de suspensão em um modelo usado antes de viajar.

É um carro para a família?

O porta-malas do Fiat Argo 2018 tem capacidade de 300 litros, ideal para o dia a dia e viagens curtas, mas pode ser limitado para famílias com maior necessidade de espaço.
O porta-malas do Fiat Argo 2018 tem capacidade de 300 litros, ideal para o dia a dia e viagens curtas, mas pode ser limitado para famílias com maior necessidade de espaço.

O Fiat Argo 2018 pode ser uma opção viável para famílias pequenas. O espaço interno acomoda dois adultos e três crianças de forma confortável. No entanto, o espaço traseiro pode ser mais apertado para adultos em viagens mais longas, especialmente se o motorista ou o passageiro da frente ajustar o banco para trás.

O porta-malas de 300 litros é adequado para o dia a dia e viagens curtas, mas pode ser limitado para famílias que precisam transportar carrinhos de bebê ou itens maiores. As versões com ar-condicionado digital, como o Precision e o HGT, oferecem maior conforto em trajetos longos.

Para famílias que valorizam segurança, é importante destacar que algumas versões possuem controle de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa.

É adequado para o trabalho?

A versão de entrada do Fiat Argo 2018, com motor 1.0 e câmbio manual, é econômica e prática, ideal para trablhar ou pequenas entregas urbanas.
A versão de entrada do Fiat Argo 2018, com motor 1.0 e câmbio manual, é econômica e prática, ideal para trablhar ou pequenas entregas urbanas.

O Fiat Argo 2018 pode ser utilizado para trabalho, especialmente em atividades que não demandem grande espaço de carga. As versões 1.0 são mais econômicas e podem ser boas opções para motoristas de aplicativo ou pequenas entregas. O consumo reduzido e a manutenção acessível são atrativos nesse contexto.

As versões 1.3 e 1.8 oferecem maior desempenho, sendo mais indicadas para quem precisa de agilidade em serviços urbanos. O câmbio automático das versões 1.8 também é um diferencial para quem trabalha em cidades com trânsito intenso.

No entanto, o porta-malas limitado pode ser um obstáculo para trabalhos que exijam transporte de grandes volumes. Empresas e autônomos devem avaliar se o espaço e as características do veículo atendem suas necessidades específicas.

Pontos positivos e negativos

O câmbio automatizado GSR do Fiat Argo 2018 pode apresentar problemas como trancos nas trocas de marcha e desgaste prematuro da embreagem em veículos mais rodados.
O câmbio automatizado GSR do Fiat Argo 2018 pode apresentar problemas como trancos nas trocas de marcha e desgaste prematuro da embreagem em veículos mais rodados.

O Fiat Argo 2018 apresenta uma série de vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas antes da compra.

  • Pontos positivos:
    • Variedade de versões e motores.
    • Boa lista de equipamentos, mesmo nas versões de entrada.
    • Direção elétrica e conforto interno.
    • Consumo eficiente nas versões 1.0 e 1.3.
    • Facilidade de manutenção e peças acessíveis.
  • Pontos negativos:
    • Desempenho limitado nas versões 1.0.
    • Porta-malas de 300 litros pode ser insuficiente em algumas situações.
    • Suspensão pode comprometer conforto em vias muito irregulares.
    • Câmbio automatizado GSR nem sempre agrada a todos os motoristas.
    • Falta de itens de segurança avançados em algumas versões.

Principais problemas relatados

Os proprietários do Fiat Argo 2018 relatam alguns problemas comuns em modelos usados. Entre eles estão ruídos na suspensão, especialmente em modelos que trafegam em vias irregulares, e falhas no câmbio automatizado GSR, que podem demandar manutenção específica.

Além disso, há relatos de desgaste prematuro de componentes como buchas de suspensão e embreagem em versões com maior quilometragem. Como em qualquer veículo usado, é fundamental realizar uma inspeção detalhada antes da compra.

Preço Aproximados do Fiat Argo 2018

O Fiat Argo 2018 oferece versões para todos os gostos, com motores 1.0, 1.3 e 1.8, além de opções de câmbio manual, automatizado GSR e automático de 6 marchas.
O Fiat Argo 2018 oferece versões para todos os gostos, com motores 1.0, 1.3 e 1.8, além de opções de câmbio manual, automatizado GSR e automático de 6 marchas.
  • Argo 1.0 6v flex – Preço aproximado: R$ 50 mil
  • Argo Drive 1.0 6v flex – Preço aproximado: R$ 51 mil
  • Argo Drive 1.3 8v flex – Preço aproximado: R$ 53 mil
  • Argo Drive GSR 1.3 8v flex – Preço aproximado: R$ 53 mil
  • Argo Precision 1.8 16v flex mec. – Preço aproximado: R$ 61 mil
  • Argo Precision 1.8 16v flex aut. – Preço aproximado: R$ 62 mil
  • Argo HGT 1.8 16v flex mec. – Preço aproximado: R$ 62 mil
  • Argo HGT 1.8 16v flex aut. – Preço aproximado: R$ 66 mil

O que olhar antes de comprar

Escolha um Fiat Argo 2018 usado com histórico de manutenção, verifique suspensão, câmbio, pneus e teste motor para evitar problemas ocultos.
Escolha um Fiat Argo 2018 usado com histórico de manutenção, verifique suspensão, câmbio, pneus e teste motor para evitar problemas ocultos.

Para escolher um bom Fiat Argo 2018 usado, o primeiro passo é entender as diferenças entre as versões disponíveis. O modelo oferece seis opções: 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8 e HGT 1.8. Versões com motor 1.0 são indicadas para uso urbano devido à economia de combustível, enquanto as 1.3 oferecem melhor equilíbrio entre desempenho e consumo. Já as versões 1.8 são mais potentes e adequadas para quem busca conforto em viagens ou desempenho superior.

Avaliar a quilometragem do carro é essencial. Prefira modelos com até 60.000 km, pois além de serem mais recentes, costumam demandar menos reparos mecânicos. É importante verificar o histórico de manutenção, buscando registros de revisões periódicas e eventuais trocas de peças importantes, como embreagem e amortecedores. Dê atenção especial a modelos com câmbio automatizado GSR, que podem apresentar falhas com o tempo se não forem bem cuidados.

Ao avaliar um Fiat Argo 2018 usado, verifique alinhamento da carroceria, sinais de repintura, corrosão, estado dos bancos, desgaste no estofado e possíveis danos no painel.
Ao avaliar um Fiat Argo 2018 usado, verifique alinhamento da carroceria, sinais de repintura, corrosão, estado dos bancos, desgaste no estofado e possíveis danos no painel.

Antes de finalizar a compra, inspecione itens como suspensão, pneus, freios e componentes elétricos. Teste o câmbio e o motor em funcionamento para identificar possíveis ruídos ou irregularidades. Verifique também o estado interno do carro, como bancos, painel e sistema multimídia, que devem estar em boas condições. Contratar uma vistoria técnica pode ajudar a garantir que o veículo não tenha problemas estruturais ou mecânicos ocultos.

Fonte: Stellantis, Wikipedia, UOL, Motor1 e AutoEsporte.