Fiat Fastback híbrido a caminho do Brasil: dados de consumo já revelados

A Fiat confirmou o lançamento dos seus primeiros modelos híbridos brasileiros, o Pulse e o Fastback, para novembro de 2024. Equipados com um motor 1.0 turbo e sistema híbrido-leve, os veículos apresentam uma melhora no consumo de combustível em até 15,6% com etanol e 10% com gasolina.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 17/10/2024

Após o anúncio da Stellantis de que lançará seu primeiro carro híbrido produzido no Brasil, surgem imagens confirmando que o Fiat Pulse e o Fiat Fastback serão os primeiros a receber essa tecnologia. O novo sistema híbrido-leve visa aumentar a eficiência de combustível dos veículos, com impacto direto no consumo, especialmente no ambiente urbano. O sistema combina o motor 1.0 turbo de três cilindros com um motor-gerador elétrico de 4 cv e uma bateria de íons de lítio de 1 kWh.

Pontos Principais:

  • Fiat Pulse e Fastback serão lançados em novembro com sistema híbrido-leve.
  • Melhoria no consumo de combustível com etanol e gasolina.
  • Sistema híbrido estará disponível nas versões topo de linha Impetus.
  • Novo sistema combina motor 1.0 turbo e gerador elétrico de 4 cv.

De acordo com imagens divulgadas pelo perfil stellantis_clube no Instagram, o Fastback híbrido terá uma tela digital que exibe o fluxo de energia do sistema híbrido e o nível de carga da bateria. A palavra “Hybrid” é destacada na parte inferior do painel, e o velocímetro possui um indicador para mostrar a quantidade de energia regenerada durante as frenagens.

A Fiat está prestes a lançar no Brasil seus primeiros modelos híbridos, o Pulse e o Fastback. Ambos serão equipados com um motor 1.0 turbo e um sistema híbrido-leve que promete melhorar a eficiência de combustível.
A Fiat está prestes a lançar no Brasil seus primeiros modelos híbridos, o Pulse e o Fastback. Ambos serão equipados com um motor 1.0 turbo e um sistema híbrido-leve que promete melhorar a eficiência de combustível.

O consumo de combustível do Fiat Fastback também foi revelado com base na homologação feita pelo Inmetro. Com etanol, o consumo na cidade subiu de 8,1 km/l para 9,6 km/l, um ganho de 1,5 km/l ou 15,6%. Na estrada, o rendimento aumentou de 9,7 km/l para 10,9 km/l, resultando em uma melhoria de 1,2 km/l, ou 11%. Já com gasolina, o Fastback agora faz 12,6 km/l no ciclo urbano, uma melhora de 1,3 km/l, equivalente a 10%, enquanto na estrada o consumo se manteve em 13,9 km/l.

Além disso, o Fastback híbrido receberá uma nova cor chamada azul Amalfi, já conhecida por estar disponível no Fiat Pulse. O sistema híbrido-leve será exclusivo da versão Impetus, topo de linha, dos dois modelos, contrariando rumores anteriores que apontavam a possibilidade da versão Audace também receber a nova motorização.

O sistema híbrido-leve (MHEV) da Stellantis é um dos mais acessíveis do mercado, utilizando uma tecnologia de 12V e um motor-gerador de 4 cv. Apesar de ser uma tecnologia mais simples e menos potente em comparação a outros sistemas híbridos, ela oferece melhorias consideráveis no consumo de combustível, especialmente em condições urbanas. Esse sistema será gradualmente implementado em outros modelos da Stellantis no Brasil que utilizam o motor 1.0 T200, como os Peugeot 208 e 2008.

Além dos sistemas híbridos-leves, a Stellantis também está desenvolvendo sistemas híbridos completos (HEV), que usarão um motor elétrico de cerca de 20 cv para permitir que o veículo opere por períodos mais longos sem o uso de combustível. A montadora ainda planeja trazer híbridos plug-in para o mercado brasileiro, com base na tecnologia já utilizada no Jeep Compass 4xe e Grand Cherokee 4xe, que possuem baterias maiores e motores elétricos mais potentes.

Fonte: AutoEsporte e QuatroRodas.