Flagras revelam que Fiat Fastback e Pulse bio-hybrid terão painel renovado com informações sobre sistema eletrificado

A Fiat está próxima de lançar os modelos Pulse e Fastback com a nova tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis. O destaque é o painel redesenhado, que trará gráficos informativos sobre o sistema micro-híbrido e o fluxo de energia, além de melhorias no consumo de combustível.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 16/10/2024

O processo de eletrificação dos veículos da Fiat no Brasil está em andamento, com os modelos compactos Pulse e Fastback entre os primeiros a receberem a nova tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis. Esta solução micro-híbrida promete otimizar a eficiência de combustível sem alterar a potência total do motor, mas sim aumentar o torque em baixas rotações, além de reduzir as emissões para atender às novas regras do Proconve L8, que entram em vigor nos próximos anos.

Pontos Principais:

  • Novo painel exibe fluxo de energia do sistema Bio-Hybrid.
  • A melhoria no consumo de combustível é significativa, chegando a 20%.
  • Os modelos usam o motor 1.0 T200 com até 130 cv e torque de 20,4 kgfm.
  • O gerador elétrico de 12V substitui o alternador e auxilia na propulsão.

Imagens divulgadas pela página @stellantis_clube no Instagram mostram detalhes do novo painel de instrumentos, que recebeu um grafismo moderno em azul, inspirado no logo da Fiat. O painel também exibe informações detalhadas sobre o fluxo de energia do sistema híbrido e inclui um econômetro em barras, que indica o modo de condução do motorista em tempo real, com o objetivo de promover uma direção mais econômica.

Fiat vai eletrificar seus SUVs Pulse e Fastback com tecnologia Bio-Hybrid, começando por versões topo de linha. O sistema micro-híbrido trará melhorias no consumo de combustível e redução de emissões - Foto: @stellantis_clube
Fiat vai eletrificar seus SUVs Pulse e Fastback com tecnologia Bio-Hybrid, começando por versões topo de linha. O sistema micro-híbrido trará melhorias no consumo de combustível e redução de emissões – Foto: @stellantis_clube

Os motores dos novos SUVs, ambos da linha T200 1.0 turbo, entregam até 130 cavalos com etanol e um torque máximo de 20,4 kgfm, atingido com ambos os combustíveis. O sistema híbrido inclui um gerador elétrico de 12 volts, que substitui o alternador e o motor de partida, proporcionando um aumento adicional de 4 cavalos de potência, principalmente em baixas rotações. Esse gerador é responsável por acumular as funções anteriores e ainda fornecer um suporte na propulsão, auxiliando na partida do motor e durante a velocidade de cruzeiro.

Os ganhos de eficiência com o novo sistema são significativos. O Fiat Pulse, por exemplo, terá uma melhoria de aproximadamente 20% no consumo de combustível. Com etanol, o consumo saltará de 8,5 km/l para 10,2 km/l, enquanto com gasolina, a economia passa de 12 km/l para 13,6 km/l. Já o Fiat Fastback também apresentará melhorias, com o consumo de etanol aumentando de 8,1 km/l para 9,7 km/l, e de gasolina, de 11,3 km/l para 13,5 km/l.

Os novos SUVs contarão com um painel redesenhado, exibindo gráficos sobre o fluxo de energia do sistema híbrido. Além disso, o painel mostrará informações detalhadas sobre a condução eficiente - Foto: @stellantis_clube
Os novos SUVs contarão com um painel redesenhado, exibindo gráficos sobre o fluxo de energia do sistema híbrido. Além disso, o painel mostrará informações detalhadas sobre a condução eficiente – Foto: @stellantis_clube

Embora a tecnologia Bio-Hybrid seja mais simples que os sistemas híbridos convencionais, ela é um passo importante dentro da estratégia da Fiat de reduzir as emissões e melhorar a eficiência de seus veículos. Este movimento acompanha as exigências do Proconve L8, que impõe metas cada vez mais rigorosas de emissão de poluentes para o mercado brasileiro. O programa entrará em vigor gradualmente, com etapas previstas para 2025, 2027 e 2029, e avaliará a média de emissões de todos os veículos flex vendidos por uma mesma marca.

Apesar de não haver aumento da potência máxima do motor com a adição do gerador elétrico, o ganho de torque em baixas rotações deve melhorar a experiência de condução, especialmente em condições urbanas. A Fiat também prepara para o futuro a implementação de um sistema híbrido mais avançado, com 48 volts, nos modelos produzidos em Goiana (PE) com motor 1.3 Turbo Flex T270 e câmbio automático.

O motor 1.0 T200 turbo dos modelos gera até 130 cv com etanol e torque de 20,4 kgfm. O sistema híbrido incluirá um gerador elétrico de 12 volts, substituindo alternador e motor de partida - Foto: @stellantis_clube
O motor 1.0 T200 turbo dos modelos gera até 130 cv com etanol e torque de 20,4 kgfm. O sistema híbrido incluirá um gerador elétrico de 12 volts, substituindo alternador e motor de partida – Foto: @stellantis_clube

Inicialmente, as versões Bio-Hybrid estarão disponíveis nas versões de topo de linha, como a Impetus, tanto para o Pulse quanto para o Fastback, mas há planos de expandir essa tecnologia para outras versões no futuro. A Stellantis também trabalha em várias outras plataformas eletrificadas, como o Bio-Hybrid e-DCT e até opções Plug-in Hybrid, alinhando-se às tendências globais de mobilidade sustentável.

Os novos SUVs Pulse e Fastback devem ser lançados ainda este ano, e com as novidades de design e tecnologia, espera-se que eles sejam bem recebidos no mercado. Essa transição para sistemas híbridos marca um momento importante na estratégia da Fiat para o Brasil, alinhada com a busca por maior eficiência e menores emissões.

Fonte: R7, Motor1 e RevistaCarro.