O Fiat Palio Attractive 1.4 2012 é uma escolha interessante para quem busca um carro compacto, econômico e com baixo custo de manutenção. Ideal para uso urbano, ele também se sai bem em viagens curtas, graças ao motor 1.4 Fire EVO, que oferece bom equilíbrio entre desempenho e eficiência. Além disso, o modelo atrai pela robustez mecânica e confiabilidade, características que garantiram seu sucesso no mercado brasileiro. Seu espaço interno é adequado para famílias pequenas, e o porta-malas de 280 litros, embora modesto, atende às necessidades básicas do dia a dia.
Pontos Principais:
Como todo carro usado, o Palio Attractive 1.4 apresenta pontos que merecem atenção antes da compra. Entre os principais defeitos relatados por proprietários estão falhas na suspensão, especialmente se o veículo foi utilizado em estradas ruins, e o desgaste precoce de componentes como batentes e amortecedores. Por outro lado, a manutenção acessível e a facilidade para encontrar peças são grandes vantagens. No interior, o acabamento simples pode apresentar sinais de desgaste, como ruídos e desencaixes nos plásticos, comuns em modelos com alta quilometragem.
Ao considerar a compra de um Palio Attractive 2012 usado, é essencial verificar o estado geral do motor e da suspensão, além de revisar o histórico de manutenção para garantir que o veículo recebeu os cuidados adequados. Fique atento a sinais de ferrugem, especialmente na região inferior do carro, e prefira modelos com quilometragem condizente ao uso declarado. Testar o veículo, verificar a procedência e negociar com calma são passos cruciais para garantir um bom negócio. Com atenção a esses detalhes, o Palio pode ser uma escolha confiável e funcional para o uso diário.
O veículo é equipado com um motor dianteiro de aspiração natural e disposição transversal, funcionando com alimentação por injeção multiponto. Conta com 4 cilindros em linha e um único comando de válvulas localizado no cabeçote, acionado por correia dentada. Os tuchos são mecânicos, e há variação no comando de admissão.
A cilindrada total do motor é de 1368 cm³, com uma cilindrada unitária de 342 cm³. O diâmetro do cilindro é de 72 mm, enquanto o curso do pistão é de 84 mm. A razão de compressão é de 12,35:1. A potência gerada é de 88 cv, entregando até 85 cv com gasolina, ambos alcançados a 5750 rpm. O torque máximo é de 12,5 kgfm com álcool e 12,4 kgfm com gasolina, disponível a 3500 rpm.
A plataforma utilizada é a 326, com tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas. O modelo apresenta uma aceleração de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 173 km/h.
O consumo urbano é de 7,4 km/l com álcool e 10,8 km/l com gasolina. No rodoviário, os números chegam a 9,3 km/l com álcool e 13,5 km/l com gasolina. A autonomia urbana é de 355 km com álcool e 518 km com gasolina. Já a autonomia rodoviária atinge 446 km com álcool e 648 km com gasolina.
O interior oferece espaço suficiente para 5 ocupantes, com 4 portas para acesso ao habitáculo. O banco traseiro é rebatível, permitindo maior flexibilidade no uso do porta-malas, que tem capacidade de 290 litros. O acabamento interno é simples, mas funcional, com itens básicos de conforto e segurança.
Os controles elétricos estão presentes apenas nos vidros dianteiros de série, sendo opcionais nos traseiros. Outras comodidades opcionais incluem ar-condicionado, apoio de braço para o motorista, ajuste elétrico dos retrovisores e teto solar elétrico. De série, conta com direção assistida e ajuste de altura para o volante.
A carga útil é de 400 kg, o que o torna adequado para transporte urbano e viagens curtas. Apesar do conforto básico, o espaço interno pode ser considerado limitado para viagens longas com cinco passageiros.
O veículo tem um comprimento de 3875 mm, largura de 1670 mm, altura de 1504 mm e distância entre-eixos de 2420 mm. A bitola dianteira é de 1438 mm, enquanto a traseira mede 1428 mm. A altura mínima do solo é de 147 mm.
O peso total do modelo é de 1007 kg. A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais.
Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor. A direção é hidráulica, com um diâmetro de giro de 9,9 metros. Os pneus têm medidas de 175/65 R14, com altura do flanco de 114 mm. O estepe mantém as mesmas especificações.
Fonte: Stellantis, Webmotors, Icarros, Motor1, Uol, Blogauto e Autossegredos.