O Fiat Palio Economy 1.0 2010 na versão de duas portas (veja aqui a versão de 4 portas) continua sendo uma escolha para quem busca um veículo compacto e acessível no mercado de usados. Com um motor 1.0 Fire Flex de 8V, o modelo prioriza a economia de combustível e a manutenção acessível, tornando-se uma alternativa viável para uso urbano e deslocamentos diários. No entanto, seu desempenho modesto pode ser um fator limitante para quem precisa encarar rodovias ou carregar o veículo com frequência. O espaço interno reduzido e a falta de portas traseiras podem dificultar o acesso para passageiros, tornando-o mais adequado para motoristas que costumam rodar sozinhos ou com pouca carga.
Pontos Principais:
Antes de fechar negócio em um Palio Economy 2010 usado, é essencial verificar alguns pontos críticos. Entre os principais problemas relatados estão o desgaste prematuro da suspensão, ruídos internos e possíveis dificuldades no engate do câmbio manual. Apesar disso, o motor Fire é conhecido por sua durabilidade, desde que tenha recebido manutenção adequada ao longo dos anos. O comprador deve checar histórico de revisões, estado da embreagem e possíveis vazamentos de óleo, além de observar se o veículo apresenta sinais de desgaste excessivo, o que pode indicar descuido do antigo proprietário.
Para uma compra segura, é recomendável consultar o histórico do veículo, verificar pendências no Detran e, se possível, realizar uma inspeção mecânica detalhada. Modelos com quilometragem controlada e revisões em dia são mais confiáveis. Além disso, a presença de opcionais como ar-condicionado e direção hidráulica pode agregar conforto e valorização na revenda. O Fiat Palio Economy 1.0 2010 de duas portas ainda pode ser uma escolha sólida para quem precisa de um carro econômico e funcional, mas exige atenção redobrada na hora da compra para evitar custos inesperados com manutenção.
O modelo conta com um motor de combustão interna com aspiração natural, instalado na posição dianteira e disposição transversal. A alimentação é feita por injeção multiponto, e o motor possui quatro cilindros em linha, com comando de válvulas único no cabeçote e tuchos mecânicos.
A cilindrada total é de 999 cm³, com cilindrada unitária de 250 cm³. O acionamento do comando de válvulas é feito por correia dentada, com duas válvulas por cilindro. O diâmetro do cilindro é de 70 mm, e o curso do pistão é de 64,9 mm, resultando em uma razão de compressão de 12,15:1.
A potência gerada é de 75 cv quando abastecido com álcool e 73 cv com gasolina, atingindo esse desempenho a 6.250 rpm. O torque máximo é de 9,9 kgfm com álcool e 9,5 kgfm com gasolina, a 4.500 rpm. O peso/potência é de 12,27 kg/cv, enquanto o peso/torque é de 92,9 kg/kgfm.
A tração é dianteira, e a transmissão é manual de cinco marchas, com acoplamento por embreagem monodisco a seco. A velocidade máxima alcançada é de 157 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 15,2 segundos.
A plataforma utilizada é a 178, garantindo uma base estrutural confiável para o hatch compacto.
O consumo de combustível em ambiente urbano é de 8,8 km/l com álcool e 12,3 km/l com gasolina. Já em rodovias, o desempenho melhora para 10,3 km/l com álcool e 15 km/l com gasolina.
A autonomia estimada em condições urbanas é de 422 km quando abastecido com álcool e 590 km com gasolina. Em estradas, a autonomia sobe para 494 km com álcool e 720 km com gasolina, considerando o tanque de combustível com capacidade de 48 litros.
O espaço interno acomoda até cinco ocupantes, com disposição funcional para um hatch compacto. A cabine apresenta ergonomia simples, com materiais de acabamento condizentes com a categoria. Os bancos proporcionam conforto suficiente para trajetos curtos e médios, mas podem ser um pouco rígidos em viagens mais longas.
O porta-malas tem capacidade de 290 litros, o que é adequado para um veículo de porte compacto. Para quem busca mais espaço, a opção de rebatimento dos bancos traseiros pode ajudar a acomodar volumes maiores.
A carga útil suportada é de 400 kg, permitindo transporte de passageiros e pequenas bagagens sem comprometer o desempenho. O modelo tem duas portas, o que pode ser um fator limitante para quem precisa de mais acessibilidade para os ocupantes traseiros.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com elemento elástico composto por mola helicoidal. Já na traseira, utiliza eixo de torção com o mesmo tipo de elemento elástico.
O sistema de freios conta com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, oferecendo um desempenho adequado para a categoria do veículo. A direção não possui assistência, o que pode exigir mais esforço em manobras em baixas velocidades. O diâmetro de giro é de 9,8 metros.
Os pneus utilizados são 165/70 R13 tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 116 mm. O estepe segue o mesmo padrão de medida.
O comprimento total é de 3.827 mm, enquanto a largura é de 1.634 mm. A distância entre-eixos é de 2.373 mm, garantindo uma estabilidade razoável para um hatch compacto. A altura é de 1.433 mm, e a bitola dianteira mede 1.418 mm, enquanto a traseira é de 1.378 mm.
A altura mínima do solo é de 150 mm, um valor adequado para rodar em diferentes tipos de vias sem grandes dificuldades.
Fonte: MercadoLivre, Webmotors, Motor1 e Vrum.