O Fiat Palio Economy 1.0 2010 é um dos carros mais lembrados por sua praticidade e custo-benefício. Com um motor Fire 1.0 flex, ele entrega até 73 cv com etanol ou 71 cv com gasolina, priorizando economia de combustível acima de desempenho esportivo. Seu design compacto facilita o uso em cidades, enquanto a opção de 2 ou 4 portas oferece versatilidade para diferentes perfis de usuários. O consumo é um dos seus maiores atrativos, com médias que podem chegar a 14-15 km/l na estrada com gasolina. Além disso, sua manutenção é barata, com peças fáceis de encontrar, o que mantém seu custo de propriedade baixo.
Pontos Principais:
Para quem deseja adquirir o Palio Economy 2010 usado, alguns pontos devem ser considerados. Verifique o histórico de revisões e manutenções preventivas, pois, como é um modelo popular, muitos exemplares podem ter sofrido desgaste por uso intenso. Fique atento ao estado do motor e da suspensão, especialmente se o carro foi usado em estradas de má qualidade. Procure também por sinais de corrosão, comuns em modelos mais antigos, e confira se há equipamentos básicos funcionando, como ar-condicionado e direção hidráulica, que eram opcionais na época.
Entre os pontos positivos, destaca-se a economia de combustível, a manutenção acessível e o espaço interno que, apesar de compacto, é bem distribuído. No entanto, o Palio Economy não oferece itens modernos de segurança, como airbags e ABS, o que pode ser um ponto negativo para quem prioriza proteção. Em termos de desempenho, ele é mais indicado para trajetos urbanos e curtas viagens. Para uso diário, é excelente: ágil no trânsito, fácil de estacionar e econômico. Para levar a família, a versão 4 portas é a mais adequada, embora o porta-malas possa ser limitado para longas viagens.
Ao escolher um Palio Economy 2010 usado, faça uma avaliação completa com um mecânico de confiança para evitar surpresas. Prefira modelos com quilometragem moderada e histórico de manutenção em dia. Verifique se a documentação está em ordem, com IPVA e licenciamento regularizados. Por fim, teste o carro para garantir que ele atenda às suas expectativas em termos de conforto e dirigibilidade. Com os cuidados certos, esse compacto pode ser uma excelente escolha para quem busca um veículo acessível, econômico e funcional.
O modelo apresenta um desempenho equilibrado para a sua categoria, com velocidade máxima de 157 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 15,2 segundos. A tração dianteira e a transmissão manual de 5 marchas proporcionam uma condução funcional e adequada para uso urbano e rodoviário. Equipado com um motor dianteiro de aspiração natural, possui disposição transversal e alimentação por injeção multiponto. O motor é configurado com 4 cilindros em linha, único comando de válvulas no cabeçote e tuchos mecânicos. A cilindrada total é de 999 cm³, com potência de 73 cv (álcool) e 75 cv (gasolina) a 6250 rpm. O torque máximo alcança 9,9 kgfm (álcool) e 9,5 kgfm (gasolina) a 4500 rpm. A plataforma utilizada é a 178, garantindo confiabilidade estrutural ao conjunto.
O consumo de combustível é um destaque, considerando sua proposta de economia. No ciclo urbano, o modelo apresenta médias de 8,8 km/l com álcool e 12,3 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, as médias sobem para 10,3 km/l (álcool) e 15 km/l (gasolina). A autonomia urbana é de 422 km com álcool e 590 km com gasolina. Na estrada, esses números se ampliam para 494 km (álcool) e 720 km (gasolina), evidenciando uma excelente eficiência em viagens.
O interior oferece espaço suficiente para cinco ocupantes, com assentos confortáveis e disposição prática. O porta-malas possui capacidade para 290 litros, ideal para necessidades diárias e pequenas viagens. A carga útil total é de 400 kg, adequada para transportar itens adicionais sem comprometer o desempenho geral.
O modelo tem dimensões compactas que facilitam a condução em ambientes urbanos. O comprimento é de 3827 mm, a largura de 1634 mm e a altura de 1433 mm, enquanto a distância entre-eixos é de 2373 mm. A bitola dianteira é de 1418 mm, e a traseira de 1378 mm, garantindo estabilidade. A altura mínima do solo é de 150 mm, proporcionando uma condução segura mesmo em terrenos irregulares.
A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são discos sólidos e os traseiros, tambores. O sistema de direção não possui assistência, mas oferece um diâmetro de giro de 9,8 m, facilitando manobras em espaços restritos.
Os pneus dianteiros e traseiros são 165/70 R13, com altura do flanco de 116 mm. O estepe segue as mesmas especificações, garantindo uniformidade em caso de necessidade.
O preço estimado para o modelo é de R$ 23.415, oferecendo um bom custo-benefício dentro do segmento compacto.