O Fiat Strada consolidou sua posição como o carro mais vendido do Brasil pelo quarto ano consecutivo, liderando o mercado de 2021 a 2024. Em 2024, a picape alcançou 144.694 unidades vendidas, um aumento de 24 mil veículos em relação ao ano anterior. A disputa pelo primeiro lugar foi acirrada, especialmente com o Volkswagen Polo, que ocupou a vice-liderança.
Os dados, ainda não confirmados oficialmente pela Fenabrave, indicam que o Fiat Strada manteve sua liderança com um desempenho robusto em dezembro, registrando 16.244 vendas no mês. Desde o início de sua geração atual, o modelo tem mostrado consistência no mercado, mantendo-se como uma escolha sólida para consumidores em diversos segmentos.
O Volkswagen Polo, que ficou em segundo lugar no ranking geral, destacou-se como o automóvel de passeio mais vendido de 2024. Enquanto isso, outros modelos também apresentaram desempenhos relevantes, refletindo a competitividade do mercado automotivo brasileiro.
No ranking geral de vendas de 2024, o Chevrolet Onix ficou em terceiro lugar, com 97,5 mil unidades, uma queda em relação aos 102 mil registrados em 2023. Em contrapartida, o Hyundai HB20 registrou crescimento, alcançando 97,1 mil vendas, subindo da quarta para a terceira posição.
O Fiat Argo completou o top 5 com 91,1 mil unidades vendidas. Entre os SUVs, o Volkswagen T-Cross foi o destaque, liderando o segmento pelo segundo ano consecutivo com quase 84 mil unidades, ocupando o sexto lugar no ranking geral.
Outros SUVs, como o Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta, ficaram em sétimo e oitavo lugares, respectivamente. O Fiat Mobi, com 67,4 mil unidades, e o Nissan Kicks, com 60,5 mil unidades, fecharam a lista dos dez mais vendidos.
O segmento de sedãs não conseguiu emplacar nenhum modelo entre os dez mais vendidos em 2024. O Chevrolet Onix Plus foi o mais bem colocado, ocupando a 11ª posição no ranking geral, com 59.964 unidades comercializadas. Este número representou uma queda significativa em comparação com 2023, quando o modelo alcançou 74.887 vendas e ocupou a quinta posição.
A ausência de sedãs no top 10 reflete uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro, que tem priorizado modelos compactos e SUVs. Apesar disso, o Onix Plus ainda se mantém relevante, liderando entre os modelos três-volumes.
Outros modelos de sedãs também enfrentaram desafios no mercado, reforçando a tendência de queda desse segmento. O espaço, cada vez mais disputado, tem sido dominado por outras categorias que oferecem maior versatilidade e praticidade.
Fonte: Stellantis, Fenabrave e Terra.