Fiat Strada Trekking CB 2015 usada: robusta ou não vale a pena? Veja o que ninguém te conta
Imagine uma picape compacta que serve tanto para o trabalho quanto para a cidade. A Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 entrega bom desempenho e carga útil de 650 kg. Consome bem, mas o espaço interno é limitado e o consumo pode ser alto. Antes de comprar, verifique suspensão, estado da caçamba e revisões. Prefira unidades com histórico de manutenção e pouco uso off-road.
A Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 é uma picape compacta desenvolvida para o mercado brasileiro. O modelo destaca-se por oferecer uma configuração versátil, adequada para diferentes perfis de usuários, com foco em uso urbano e profissional. A versão com cabine dupla proporciona maior espaço interno, facilitando o transporte de até quatro ocupantes, além de garantir praticidade em diversas situações.
Pontos Principais:
Motorização 1.6 16V E.torQ com potência de 117 cv (álcool) e torque de 16,8 kgfm.
Consumo urbano de 7,3 km/l (álcool) e 10,3 km/l (gasolina), com autonomia máxima de 667 km.
Capacidade de carga útil de 650 kg e caçamba com volume de 680 litros.
Equipamentos de segurança incluem freios ABS, airbags frontais e cintos de três pontos para todos os ocupantes.
O veículo possui características técnicas que favorecem tanto o desempenho quanto a economia de combustível. Com motorização flex, o modelo aceita álcool e gasolina, aumentando a flexibilidade de abastecimento. Além disso, conta com dimensões que proporcionam dirigibilidade em ambientes urbanos, sem abrir mão da capacidade de carga essencial para picapes de seu porte.
A estrutura do modelo foi projetada para suportar as exigências do uso diário e para oferecer um conjunto mecânico eficiente. A combinação do motor 1.6 16V, câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira garante um desempenho adequado, enquanto o sistema de suspensão e direção assistida hidráulica contribui para uma condução estável em diferentes condições de rodagem.
Geral
A Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 é ideal para quem precisa de um veículo compacto, versátil e funcional. Serve tanto para uso urbano quanto para transporte de cargas leves.
O modelo nacional é movido a combustão, com sistema flex para utilização de álcool e gasolina. Com porte compacto e configuração de picape, possui cabine dupla que acomoda quatro ocupantes distribuídos em três portas. A plataforma 178 serve de base estrutural, reforçando a proposta de praticidade.
Ano: 2015
Propulsão: Combustão
Combustível: Flex (álcool/gasolina)
Procedência: Nacional
Configuração: Picape
Porte: Compacto
Lugares: 4
Portas: 3
Geração: 1
Plataforma: 178
Série: Trekking
O comprimento total é de 4423 mm, largura de 1664 mm e altura de 1580 mm. A distância entre-eixos de 2718 mm favorece o conforto interno. A caçamba tem capacidade de 680 litros e a carga útil é de 650 kg, o que atende às necessidades de transporte em uso urbano e profissional.
Motor
O motor 1.6 16V E.torQ flex entrega 117 cv com álcool e 115 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,8 kgfm, garantindo desempenho satisfatório e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos.
O motor 1.6 16V E.torQ é instalado na parte dianteira, com disposição transversal. Apresenta quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro. A cilindrada total é de 1598 cm³, com relação de compressão de 10,5:1. O motor é aspirado naturalmente, utilizando sistema de alimentação por injeção multiponto.
Instalação: Dianteiro
Disposição: Transversal
Cilindros: 4 em linha
Deslocamento: 1598 cm³
Válvulas por cilindro: 4
Razão de compressão: 10,5:1
Alimentação: Injeção multiponto
A potência máxima é de 117 cv a 5500 rpm com álcool e 115 cv com gasolina. O torque máximo atinge 16,8 kgfm com álcool e 16,2 kgfm com gasolina, ambos a 4500 rpm. O acionamento do comando de válvulas é por corrente, reduzindo a necessidade de manutenção periódica.
Transmissão
A transmissão é composta por câmbio manual de cinco marchas. A embreagem é do tipo monodisco a seco, solução comum que contribui para a robustez e reduz custos de manutenção. A tração dianteira garante estabilidade, especialmente em áreas urbanas.
Tração: Dianteira
Câmbio: Manual de 5 marchas
Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
As trocas de marcha são projetadas para serem suaves, com respostas precisas durante a condução. Esse conjunto foi dimensionado para oferecer durabilidade e baixo custo de manutenção, aspectos valorizados no mercado.
Suspensão
A transmissão é manual de 5 marchas com tração dianteira. Oferece trocas suaves e confiáveis. A embreagem monodisco a seco exige pouca manutenção e é robusta.
O sistema de suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais. Essa configuração proporciona equilíbrio entre conforto e estabilidade. A suspensão traseira utiliza eixo rígido e mola parabólica de lâmina única.
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Eixo rígido
Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
Elemento elástico traseiro: Mola parabólica de lâmina única
Essa combinação é típica em picapes, pois suporta cargas mais elevadas e aumenta a durabilidade do conjunto em uso intenso, sem comprometer a estabilidade do veículo em diferentes terrenos.
Freios
Os equipamentos incluem freios ABS, airbags frontais e cintos de três pontos. Conta com computador de bordo e opcionais como rádio e conexão Bluetooth.
O sistema de freios dianteiros é composto por discos ventilados e traseiros por tambores. A presença do sistema ABS aumenta a segurança em frenagens bruscas, evitando o travamento das rodas e contribuindo para a manutenção da trajetória em situações de emergência.
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Tambor
ABS: Sim
O conjunto foi dimensionado para suportar o peso do veículo e a carga útil de até 650 kg, assegurando frenagens eficientes em diversas condições.
Direção
A direção assistida hidráulica proporciona condução confortável, reduzindo o esforço necessário para manobras. O diâmetro de giro de 10,7 metros facilita a dirigibilidade em espaços reduzidos.
Assistência: Hidráulica
Diâmetro de giro: 10,7 m
O sistema hidráulico tem menor custo de manutenção em comparação aos sistemas elétricos, oferecendo respostas precisas em diversas condições de condução.
Pneus
Os pneus possuem medidas 175/80 R14 tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo o estepe. Essa configuração oferece equilíbrio entre conforto e desempenho em diferentes tipos de pavimento.
Dianteiros: 175/80 R14
Traseiros: 175/80 R14
Estepe: 175/80 R14
A altura do flanco de 140 mm contribui para absorver imperfeições do terreno, favorecendo o desempenho em estradas não pavimentadas.
Consumo e Autonomia
O consumo urbano é de 7,3 km/l com álcool e 10,3 km/l com gasolina. Em rodovias, atinge 8 km/l com álcool e 11,5 km/l com gasolina. A autonomia varia de 423 km a 667 km, dependendo do tipo de combustível e trajeto.
Consumo urbano: 7,3 km/l (A) / 10,3 km/l (G)
Consumo rodoviário: 8 km/l (A) / 11,5 km/l (G)
Autonomia urbana: 423 km (A) / 597 km (G)
Autonomia rodoviária: 464 km (A) / 667 km (G)
O tanque de combustível possui capacidade de 58 litros, contribuindo para a elevada autonomia do veículo em longas viagens.
Equipamentos
A lista de equipamentos inclui itens voltados para segurança, conforto e infotenimento. Os itens de segurança contam com freios ABS, airbags frontais, cintos de três pontos e faróis de neblina. No conforto, destacam-se o ar-condicionado e a direção assistida hidráulica.
Freios ABS
Airbags frontais
Cintos de três pontos
Ar-condicionado
Direção assistida
Banco do motorista com ajuste de altura
Rodas de liga leve
Computador de bordo
Conta-giros
Termômetro do líquido de arrefecimento
Opcionais: Rádio, CD player, Conexão USB, Conexão Bluetooth
Os itens opcionais permitem personalização de acordo com as preferências do usuário, oferecendo conectividade e funcionalidade.
Ficha Técnica do Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015
Geral
Ano: 2015
Propulsão: Combustão
Combustível: Flex (álcool/gasolina)
Procedência: Nacional
Configuração: Picape
Porte: Compacto
Lugares: 4
Portas: 3
Geração: 1
Plataforma: 178
Série: Trekking
Motor
Instalação: Dianteiro
Disposição: Transversal
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada unitária: 400 cm³
Válvulas por cilindro: 4
Razão de compressão: 10,5:1
Deslocamento: 1598 cm³
Código do motor: E.torQ
Peso/potência: 10,05 kg/cv
Peso/torque: 70,0 kg/kgfm
Aspiração: Natural
Alimentação: Injeção multiponto
Comando de válvulas: Único no cabeçote
Variação do comando: Não especificado
Acionamento comando: Corrente
Diâmetro do cilindro: 77 mm
Curso do pistão: 85,8 mm
Potência máxima: 117 cv (A) a 5500 rpm
Torque máximo: 16,8 kgfm (A) a 4500 rpm / 16,2 kgfm (G) a 4500 rpm
Torque específico: 10,5 kgfm/litro
Potência específica: 73,2 cv/litro
Transmissão
Tração: Dianteira
Câmbio: Manual de 5 marchas
Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
Dianteira: Independente, McPherson
Elemento elástico: Mola helicoidal
Traseira: Eixo rígido
Elemento elástico: Mola parabólica de lâmina única
Freios
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Tambor
Direção
Assistência: Hidráulica
Diâmetro de giro: 10,7 m
Pneus
Dianteiros: 175/80 R14
Altura do flanco: 140 mm
Traseiros: 175/80 R14
Altura do flanco: 140 mm
Estepe: 175/80 R14
Dimensões
Comprimento: 4423 mm
Distância entre-eixos: 2718 mm
Bitola dianteira: 1425 mm
Caçamba: 680 litros
Peso: 1176 kg
Reboque sem freio: 400 kg
Ângulo de entrada: Não especificado
Ângulo central: Não especificado
Inclinação lateral máx.: Não especificado
Altura mínima do solo: 182 mm
Largura: 1664 mm
Altura: 1580 mm
Bitola traseira: 1390 mm
Tanque de combustível: 58 litros
Carga útil: 650 kg
Reboque com freio: Não especificado
Ângulo de saída: Não especificado
Desempenho
Velocidade máxima: 178 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 9,7 s
Consumo
Urbano: 7,3 km/l (A) / 10,3 km/l (G)
Rodoviário: 8 km/l (A) / 11,5 km/l (G)
Autonomia
Urbana: 423 km (A) / 597 km (G)
Rodoviária: 464 km (A) / 667 km (G)
Equipamentos do Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015
Equipado com freios ABS, airbags frontais e travamento central das portas, o Fiat Strada Trekking 1.6 16V CD 2015 oferece segurança para seus ocupantes.