A Fiat apresentou uma atualização significativa para a Toro, que agora conta com um novo motor 2.2 Turbodiesel. A mudança impacta diretamente a performance, eficiência e dirigibilidade do modelo, que se mantém como uma das principais opções no segmento de picapes médias.
Pontos Principais:
Com a nova motorização, as versões Ranch e Volcano passam a oferecer mais potência e torque, resultando em tempos de aceleração menores e melhor resposta nas retomadas. Além disso, a transmissão foi ajustada para garantir um consumo otimizado e maior conforto ao dirigir.
O modelo também recebeu ajustes na suspensão e no sistema de freios, buscando compatibilizar as mudanças mecânicas com o desempenho esperado para diferentes tipos de terreno. Outras atualizações incluem novos detalhes estéticos e uma lista de equipamentos de tecnologia e segurança.
A principal novidade na linha Fiat Toro é o motor MultiJet 2.2 Turbodiesel, que agora equipa as versões Ranch e Volcano. O propulsor entrega 200 cv de potência e 450 Nm de torque, representando um aumento de 18% na potência e 29% no torque em relação ao motor anterior.
Com essa atualização, a Toro atinge a marca de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos na versão Volcano e 9,8 segundos na Ranch. As retomadas também foram aprimoradas, com tempos de 6,0 segundos para 60 a 100 km/h e 7,8 segundos para 80 a 120 km/h na versão Volcano, enquanto a Ranch realiza os mesmos trechos em 6,1 e 7,9 segundos, respectivamente.
A nova motorização foi desenvolvida globalmente e adaptada para o mercado brasileiro. O conjunto mecânico inclui cabeçote de alumínio com duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor de geometria variável com wastegate elétrica, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração.
A adoção do motor MultiJet 2.2 Turbodiesel impactou positivamente o consumo de combustível da Toro. O modelo agora registra até 10,5 km/l no ciclo urbano e 13,6 km/l no rodoviário.
O desempenho econômico se deve, em parte, às melhorias na transmissão automática de nove marchas, que recebeu um novo conversor de torque, nova calibração e um diferencial 14% mais longo. Essas mudanças permitiram que o modelo alcançasse a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Outro fator que contribui para o consumo reduzido é o ajuste da rotação do motor. A Fiat informa que a Toro pode atingir 120 km/h mantendo a rotação abaixo de 1.500 rpm, o que melhora a eficiência energética e proporciona maior conforto em viagens.
Além das mudanças no motor, a transmissão automática de nove marchas foi recalibrada para melhorar a resposta e a eficiência do conjunto. O novo conversor de torque trabalha em sintonia com o motor para oferecer mais suavidade nas trocas e melhor aproveitamento do torque.
A suspensão também foi modificada para se adequar às novas demandas da motorização 2.2 Turbodiesel. As cargas da suspensão foram ajustadas para proporcionar maior estabilidade e conforto ao rodar.
Os freios receberam reforço, com discos dianteiros ampliados de 305 mm para 330 mm, garantindo maior capacidade de frenagem. Essa atualização visa manter o desempenho de segurança compatível com o aumento de potência e torque.
As versões Ranch e Volcano mantêm suas características visuais, mas com detalhes exclusivos que diferenciam cada uma. A Ranch conta com uma grade frontal com friso decorativo na cor bronze (premium brown) e inserções volumétricas que realçam a robustez do modelo.
A Volcano, por sua vez, vem de série com grade cromada e wheel fenders, conferindo uma identidade visual própria à versão. As duas configurações continuam apostando em elementos que reforçam o caráter da Toro no segmento de picapes médias.
Fabricada no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, a Fiat Toro é um projeto desenvolvido no Brasil e já recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais relacionados a design, qualidade e valor de revenda.
A Fiat Toro segue equipada com uma ampla lista de itens de tecnologia e segurança. O modelo conta com central multimídia de última geração e integração com a plataforma de serviços conectados Connect////Me.
O sistema oferece funcionalidades como conexão wi-fi, comandos remotos, informações sobre o veículo, navegação, assistentes de chamadas e mais. Além disso, o modelo conta com iluminação full LED, DRL, rodas de até 18 polegadas e bancos de couro com ajuste elétrico.
A lista de itens de segurança inclui sistemas de assistência à condução, controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de estrutura reforçada para absorção de impactos.
Fonte: Stellantis.