Fiat Toro Ultra 2025 volta flex: sem diesel, sem 4×4, sem marchas extras, mas ainda é bonita

Após uma pausa em 2024, a Fiat Toro Ultra retorna em 2025 sem o motor diesel, tração 4x4 ou câmbio de nove marchas. Agora equipada com motor 1.3 Turbo Flex T270, tração dianteira e transmissão de seis marchas, a versão topo de linha aposta em design atualizado e tecnologias.
Publicado por Alan Corrêa em Fiat dia 27/01/2025

A Fiat Toro Ultra está de volta ao mercado na linha 2025, mas com mudanças significativas que podem frustrar parte do público que acompanhava a versão. Agora, a configuração topo de linha deixa de lado o motor turbodiesel, a tração 4×4 e o câmbio automático de nove marchas, adotando o motor 1.3 Turbo Flex T270 com tração dianteira e transmissão automática de seis velocidades.

Pontos Principais:

  • Substituição do motor 2.0 turbodiesel pelo 1.3 Turbo Flex T270.
  • Perda da tração 4×4, agora com tração dianteira.
  • Transmissão automática de seis marchas substitui a de nove.
  • Preço aproximado em R$ 194.490.

Anteriormente equipada com um motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, a versão Ultra era referência para quem buscava desempenho e robustez. Agora, com a adoção do motor flex, a potência foi reduzida para 176 cv com gasolina ou etanol, devido às novas regras de emissões do Proconve L8. O modelo retorna ao mercado com preço sugerido de R$ 194.490, posicionando-se como a opção mais cara entre as versões flex da Toro, mas abaixo das versões diesel Volcano e Ranch.

A Fiat Toro Ultra retorna em 2025 deixando de lado o motor diesel, a tração 4x4 e o câmbio de nove marchas, apostando agora no motor 1.3 Turbo Flex T270 com tração dianteira.
A Fiat Toro Ultra retorna em 2025 deixando de lado o motor diesel, a tração 4×4 e o câmbio de nove marchas, apostando agora no motor 1.3 Turbo Flex T270 com tração dianteira.

A Fiat Toro Ultra é comercializada por cerca de R$ 194.490. Este valor é R$ 11.500 mais alto do que o da versão Volcano 1.3 flex, mas R$ 7.500 inferior ao preço da Volcano 2.0 diesel. A escolha por manter o motor flex na versão topo de linha acompanha a tendência da fabricante em reduzir a presença de configurações diesel no portfólio.

Fiat Toro Ultra retorna ao mercado como versão topo de linha flex

A potência do motor flex foi reduzida para 176 cv devido às normas de emissões. O modelo também perde robustez ao adotar câmbio automático de seis marchas.
A potência do motor flex foi reduzida para 176 cv devido às normas de emissões. O modelo também perde robustez ao adotar câmbio automático de seis marchas.

A Fiat Toro Ultra está de volta ao mercado em sua versão 2025, agora equipada com o motor 1.3 Turbo Flex T270. A nova configuração substitui o antigo motor turbodiesel e se posiciona como a opção mais completa da linha flex da picape. A Fiat havia retirado a versão Ultra do catálogo em agosto de 2024, anunciando que seria uma pausa temporária. A versão retorna com mudanças importantes, como a substituição do motor e alterações no sistema de transmissão e tração.

O motor 1.3 turbo flex utilizado na Toro Ultra é o mesmo já presente em outros modelos da Stellantis, como Jeep Renegade, Compass e Commander. Ele entrega até 176 cv de potência, tanto com gasolina quanto com etanol, resultado das atualizações necessárias para atender às normas de emissões de 2025. A configuração também inclui um câmbio automático de seis marchas e tração dianteira, diferente das versões anteriores a diesel, que contavam com câmbio de nove marchas e tração 4×4.

Design e funcionalidades específicas da Fiat Toro Ultra

O design atualizado inclui rodas de 18 polegadas, molduras em preto brilhante e bancos em couro preto com costuras vermelhas, além de emblema exclusivo Ultra T270.
O design atualizado inclui rodas de 18 polegadas, molduras em preto brilhante e bancos em couro preto com costuras vermelhas, além de emblema exclusivo Ultra T270.

A Fiat Toro Ultra 2025 traz um design atualizado com características exclusivas que a diferenciam dentro da linha. Externamente, o modelo é equipado com novas rodas de 18 polegadas na cor preta e acabamento escurecido em detalhes como molduras e emblemas. O destaque visual fica para o emblema exclusivo “Ultra T270”, que reforça a identidade desta versão.

No interior, a Toro Ultra conta com bancos revestidos em couro preto, com costuras vermelhas, oferecendo um visual diferenciado em relação às outras versões. Para a caçamba, a picape inclui uma capota marítima rígida e uma bolsa integrada, que facilita o transporte de cargas e transforma a caçamba em um espaço de armazenamento mais versátil.

As mudanças visuais e práticas atendem a diferentes perfis de clientes, com foco em consumidores que buscam maior funcionalidade e diferenciação visual. A configuração busca equilibrar a praticidade urbana com as exigências de transporte de carga leve.

Equipamentos e tecnologias embarcadas

A central multimídia vertical de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio é um dos destaques tecnológicos, acompanhada de painel digital e ar-condicionado Dual Zone.
A central multimídia vertical de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio é um dos destaques tecnológicos, acompanhada de painel digital e ar-condicionado Dual Zone.

A Fiat Toro Ultra 2025 vem equipada com uma série de tecnologias voltadas para conforto, conectividade e segurança. Entre os itens de série, destaca-se a central multimídia vertical de 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O painel de instrumentos é digital, com tela de 7 polegadas.

O pacote ADAS traz frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático, melhorando a segurança para uso urbano.
O pacote ADAS traz frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático, melhorando a segurança para uso urbano.

Outros equipamentos incluem ar-condicionado digital Dual Zone, que permite ajustes independentes para motorista e passageiro, e o sistema Fiat Connect////me. Este sistema oferece mais de 30 funcionalidades conectadas, permitindo monitoramento remoto e maior interação entre o motorista e o veículo.

No quesito segurança, o modelo conta com o pacote ADAS, que inclui frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático. A câmera de ré e os faróis full-LED complementam os recursos de assistência ao motorista.

Alterações no motor e impacto nas emissões

A Toro Ultra 2025 adota motor 1.3 turbo flex de 176 cv, atendendo às normas de emissões. A potência foi reduzida e o câmbio de 6 marchas substitui o de 9 usado no motor diesel.
A Toro Ultra 2025 adota motor 1.3 turbo flex de 176 cv, atendendo às normas de emissões. A potência foi reduzida e o câmbio de 6 marchas substitui o de 9 usado no motor diesel.

O motor 1.3 Turbo Flex da Fiat Toro Ultra passou por ajustes para atender às normas de emissões estabelecidas pelo Proconve L8. A potência, que antes chegava a 185 cv com etanol, foi reduzida para 176 cv. Apesar dessa mudança, o torque permanece em 27,5 kgfm. Esta atualização técnica reflete um esforço da Stellantis em alinhar sua linha de produtos às novas exigências ambientais.

As alterações de potência e emissões afetam toda a linha flex da Fiat e modelos relacionados, como Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Fastback. A mudança é uma adaptação às regulamentações ambientais, mas mantém o desempenho esperado pelo consumidor.

Além disso, a Fiat Toro Ultra deve receber novas atualizações ao longo de 2025. A fabricante já confirmou a introdução do motor 2.2 turbodiesel em outras versões da Toro, com lançamento previsto para o segundo semestre.

Histórico e perspectivas para a Fiat Toro Ultra

A Fiat Toro mantém seu destaque no mercado de picapes intermediárias desde o lançamento. A linha encerrou 2024 com liderança no segmento de C-picapes, reforçando sua popularidade entre consumidores que buscam equilíbrio entre desempenho e funcionalidade.

O retorno da versão Ultra como topo de linha flex é uma estratégia para expandir o apelo do modelo. Além disso, o segmento de picapes enfrenta uma crescente competitividade, o que exige inovações constantes para manter a Toro entre as opções mais procuradas.

Fonte: Stellantis, Motor1, Revistacarro e QuatroRodas.