A Fiat Toro Ultra está de volta ao mercado na linha 2025, mas com mudanças significativas que podem frustrar parte do público que acompanhava a versão. Agora, a configuração topo de linha deixa de lado o motor turbodiesel, a tração 4×4 e o câmbio automático de nove marchas, adotando o motor 1.3 Turbo Flex T270 com tração dianteira e transmissão automática de seis velocidades.
Pontos Principais:
Anteriormente equipada com um motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, a versão Ultra era referência para quem buscava desempenho e robustez. Agora, com a adoção do motor flex, a potência foi reduzida para 176 cv com gasolina ou etanol, devido às novas regras de emissões do Proconve L8. O modelo retorna ao mercado com preço sugerido de R$ 194.490, posicionando-se como a opção mais cara entre as versões flex da Toro, mas abaixo das versões diesel Volcano e Ranch.
A Fiat Toro Ultra é comercializada por cerca de R$ 194.490. Este valor é R$ 11.500 mais alto do que o da versão Volcano 1.3 flex, mas R$ 7.500 inferior ao preço da Volcano 2.0 diesel. A escolha por manter o motor flex na versão topo de linha acompanha a tendência da fabricante em reduzir a presença de configurações diesel no portfólio.
A Fiat Toro Ultra está de volta ao mercado em sua versão 2025, agora equipada com o motor 1.3 Turbo Flex T270. A nova configuração substitui o antigo motor turbodiesel e se posiciona como a opção mais completa da linha flex da picape. A Fiat havia retirado a versão Ultra do catálogo em agosto de 2024, anunciando que seria uma pausa temporária. A versão retorna com mudanças importantes, como a substituição do motor e alterações no sistema de transmissão e tração.
O motor 1.3 turbo flex utilizado na Toro Ultra é o mesmo já presente em outros modelos da Stellantis, como Jeep Renegade, Compass e Commander. Ele entrega até 176 cv de potência, tanto com gasolina quanto com etanol, resultado das atualizações necessárias para atender às normas de emissões de 2025. A configuração também inclui um câmbio automático de seis marchas e tração dianteira, diferente das versões anteriores a diesel, que contavam com câmbio de nove marchas e tração 4×4.
A Fiat Toro Ultra 2025 traz um design atualizado com características exclusivas que a diferenciam dentro da linha. Externamente, o modelo é equipado com novas rodas de 18 polegadas na cor preta e acabamento escurecido em detalhes como molduras e emblemas. O destaque visual fica para o emblema exclusivo “Ultra T270”, que reforça a identidade desta versão.
No interior, a Toro Ultra conta com bancos revestidos em couro preto, com costuras vermelhas, oferecendo um visual diferenciado em relação às outras versões. Para a caçamba, a picape inclui uma capota marítima rígida e uma bolsa integrada, que facilita o transporte de cargas e transforma a caçamba em um espaço de armazenamento mais versátil.
As mudanças visuais e práticas atendem a diferentes perfis de clientes, com foco em consumidores que buscam maior funcionalidade e diferenciação visual. A configuração busca equilibrar a praticidade urbana com as exigências de transporte de carga leve.
A Fiat Toro Ultra 2025 vem equipada com uma série de tecnologias voltadas para conforto, conectividade e segurança. Entre os itens de série, destaca-se a central multimídia vertical de 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O painel de instrumentos é digital, com tela de 7 polegadas.
Outros equipamentos incluem ar-condicionado digital Dual Zone, que permite ajustes independentes para motorista e passageiro, e o sistema Fiat Connect////me. Este sistema oferece mais de 30 funcionalidades conectadas, permitindo monitoramento remoto e maior interação entre o motorista e o veículo.
No quesito segurança, o modelo conta com o pacote ADAS, que inclui frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático. A câmera de ré e os faróis full-LED complementam os recursos de assistência ao motorista.
O motor 1.3 Turbo Flex da Fiat Toro Ultra passou por ajustes para atender às normas de emissões estabelecidas pelo Proconve L8. A potência, que antes chegava a 185 cv com etanol, foi reduzida para 176 cv. Apesar dessa mudança, o torque permanece em 27,5 kgfm. Esta atualização técnica reflete um esforço da Stellantis em alinhar sua linha de produtos às novas exigências ambientais.
As alterações de potência e emissões afetam toda a linha flex da Fiat e modelos relacionados, como Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Fastback. A mudança é uma adaptação às regulamentações ambientais, mas mantém o desempenho esperado pelo consumidor.
Além disso, a Fiat Toro Ultra deve receber novas atualizações ao longo de 2025. A fabricante já confirmou a introdução do motor 2.2 turbodiesel em outras versões da Toro, com lançamento previsto para o segundo semestre.
A Fiat Toro mantém seu destaque no mercado de picapes intermediárias desde o lançamento. A linha encerrou 2024 com liderança no segmento de C-picapes, reforçando sua popularidade entre consumidores que buscam equilíbrio entre desempenho e funcionalidade.
O retorno da versão Ultra como topo de linha flex é uma estratégia para expandir o apelo do modelo. Além disso, o segmento de picapes enfrenta uma crescente competitividade, o que exige inovações constantes para manter a Toro entre as opções mais procuradas.
Fonte: Stellantis, Motor1, Revistacarro e QuatroRodas.