Fiat Uno vai voltar? Marca confirma novo carro popular com base de Citröen C3

A Stellantis apresentou seus planos para os próximos anos e confirmou a utilização da plataforma Smart Car para o novo modelo. A plataforma Smart Car substitui a antiga CMP nas filiais brasileiras.
Publicado por Alan Corrêa em Fiat dia 14/06/2024

Fiat anunciou o desenvolvimento de um novo carro popular, previsto para ser lançado em 2026. O novo modelo utilizará a plataforma Smart Car, a mesma usada pela família Citroën C3, que inclui o hatch, o SUV de sete lugares Aicross, e o Basalt. Este lançamento faz parte de um projeto global da Fiat, chamado F1H.

A Stellantis, grupo automotivo que controla a Fiat, apresentou seus planos para os próximos anos aos investidores e confirmou a notícia. A plataforma Smart Car, anteriormente conhecida como CMP, será a base estrutural para o novo modelo. As filiais brasileiras da Stellantis devem adotar essa nova nomenclatura.

Fiat confirmou o lançamento de um novo carro popular para 2026. O modelo usará a plataforma Smart Car da Citroën C3 e substituirá os atuais Argo e Mobi, integrando o projeto global F1H da Fiat.
Fiat confirmou o lançamento de um novo carro popular para 2026. O modelo usará a plataforma Smart Car da Citroën C3 e substituirá os atuais Argo e Mobi, integrando o projeto global F1H da Fiat.

O próximo carro popular da Fiat será mostrado na Europa em 11 de julho, como a nova geração do Fiat Panda. Este modelo é um clássico da marca italiana no mercado europeu e será parte do projeto F1H, que também chegará ao Brasil. A mudança marca uma nova era para a Fiat, com modelos compartilhados com outros mercados.

No Brasil, o projeto F1H pode não adotar o nome Panda. Internamente, o projeto é chamado de “Argo de nova geração”, o que indica que o modelo pode manter o nome Argo. Há também a possibilidade de que ele seja chamado de Panda ou até mesmo Uno, um nome tradicional da Fiat.

O novo modelo será produzido na fábrica da Fiat em Betim (MG) e usará a mesma estrutura do Citroën C3, que é fabricado pela Stellantis em Porto Real (RJ). As imagens de patente do Fiat F1H mostram que a estrutura monobloco será compartilhada com o C3, com a mesma inclinação das colunas A e B.

A chegada do Fiat F1H marca a estreia da plataforma modular global Smart Car no Brasil. Este modelo é uma parte importante da estratégia da Stellantis para a América do Sul, que inclui a introdução de três novos carros da Fiat com a mesma base para o mercado europeu.

*AutoEsporte.