Fiat Uno Vivace 1.0 2011 no mercado de usados: o que avaliar antes da compra; confira preço e ficha técnica

Entrar no mercado de usados pode ser um desafio, e o Fiat Uno Vivace 1.0 2011 surge como uma opção acessível. Econômico e fácil de manter, é ideal para uso urbano. No entanto, exige atenção à embreagem, suspensão e falhas elétricas. Antes de comprar, confira histórico de manutenção, recalls e teste o carro em diferentes condições.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 16/02/2025

Comprar um Fiat Uno Vivace 1.0 2011 usado pode ser uma opção inteligente para quem busca um carro acessível, econômico e de manutenção simples. Lançado como a versão de entrada do Novo Uno, ele se destacou pela confiabilidade do motor Fire EVO, baixo consumo de combustível e custo reduzido de peças. Ideal para deslocamentos urbanos e uso diário, o modelo atende motoristas que priorizam economia e praticidade, sem grandes exigências de conforto ou tecnologia.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 Fire EVO Flex com até 75 cv.
  • Consumo médio de 8,1 km/l (etanol) na cidade.
  • Acabamento interno simples, sem muitos itens de série.
  • Verificação da suspensão e sistema elétrico antes da compra.

Apesar dos pontos positivos, o Uno Vivace 1.0 2011 tem limitações que devem ser consideradas. Seu motor de 75 cv pode ser insuficiente para quem precisa de mais desempenho, especialmente em estradas. Além disso, o acabamento interno simples e a ausência de itens como direção hidráulica e ar-condicionado (que eram opcionais) podem tornar a experiência menos confortável. Problemas comuns incluem ruídos internos, desgaste de embreagem e falhas em componentes elétricos, como vidros e travas. Antes de comprar, é essencial verificar o histórico de manutenção, estado da suspensão e se o veículo sofreu colisões.

O Fiat Uno Vivace 1.0 2011 usado é um carro acessível e econômico, ideal para deslocamentos urbanos e motoristas que buscam baixo custo de manutenção sem abrir mão da praticidade.
O Fiat Uno Vivace 1.0 2011 usado é um carro acessível e econômico, ideal para deslocamentos urbanos e motoristas que buscam baixo custo de manutenção sem abrir mão da praticidade.

Para garantir um bom negócio, o ideal é buscar unidades bem cuidadas e revisar pontos críticos, como consumo irregular de óleo e estado dos freios. Conferir se todos os recalls foram feitos e testar o carro em diferentes condições de rodagem também são passos importantes. Evitar versões muito básicas pode ser um diferencial para revenda futura. Com preço competitivo e boa aceitação no mercado, o Uno Vivace 1.0 2011 continua sendo uma escolha funcional para quem precisa de um carro simples e confiável.

Desempenho, motor e potência

O Uno Vivace 1.0 tem motor 1.0 flex, 75 cv (A), 73 cv (G), torque de 9,9 kgfm (A), 9,5 kgfm (G). Faz 0 a 100 km/h em 13,8 s e atinge 153 km/h. Combustível: álcool e gasolina.
O Uno Vivace 1.0 tem motor 1.0 flex, 75 cv (A), 73 cv (G), torque de 9,9 kgfm (A), 9,5 kgfm (G). Faz 0 a 100 km/h em 13,8 s e atinge 153 km/h. Combustível: álcool e gasolina.

O modelo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado de forma transversal e equipado com injeção multiponto. Possui quatro cilindros em linha e um único comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia dentada. Com tuchos mecânicos e duas válvulas por cilindro, apresenta um deslocamento de 999 cm³ e uma razão de compressão de 12,15:1. O diâmetro do cilindro é de 70 mm, enquanto o curso do pistão é de 64,9 mm.

A potência máxima gerada é de 75 cv com álcool e 73 cv com gasolina, alcançada a 6.250 rpm. O torque máximo é de 9,9 kgfm quando abastecido com álcool e 9,5 kgfm com gasolina, disponível a 3.850 rpm. Esses números resultam em uma relação peso/potência de 11,93 kg/cv e uma potência específica de 75,1 cv/litro. O torque específico atinge 9,9 kgfm/litro, enquanto a relação peso/torque é de 90,4 kg/kgfm.

A tração dianteira e o câmbio manual de cinco marchas proporcionam uma experiência de condução simples e eficiente. O modelo tem velocidade máxima de 153 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos. Sua plataforma é a 327, que garante leveza ao conjunto, favorecendo a economia de combustível e a agilidade no trânsito urbano.

Consumo e autonomia

Com tanque de 48 litros, faz 8,3 km/l (A) e 12,3 km/l (G) na cidade. Na estrada, 9,4 km/l (A) e 14,5 km/l (G). Autonomia de até 696 km, bom custo-benefício.
Com tanque de 48 litros, faz 8,3 km/l (A) e 12,3 km/l (G) na cidade. Na estrada, 9,4 km/l (A) e 14,5 km/l (G). Autonomia de até 696 km, bom custo-benefício.

O consumo de combustível apresenta números razoáveis para um modelo compacto. No ciclo urbano, faz 8,3 km/l quando abastecido com álcool e 12,3 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, os números são melhores: 9,4 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina.

A autonomia varia de acordo com o combustível utilizado e as condições de rodagem. Com um tanque de 48 litros, o alcance urbano chega a 398 km com álcool e 590 km com gasolina. Na estrada, pode percorrer 451 km com álcool e até 696 km com gasolina, tornando-o uma opção viável para viagens curtas e médias distâncias.

A combinação entre um motor eficiente e um peso reduzido contribui para um consumo equilibrado. O modelo se destaca pelo custo-benefício em relação à economia de combustível, tornando-se uma escolha acessível para quem busca um carro econômico para o dia a dia.

Interior

Com tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas, o Uno Vivace é ágil no trânsito urbano. A direção não assistida exige mais esforço em manobras de baixa velocidade.
Com tração dianteira e câmbio manual de 5 marchas, o Uno Vivace é ágil no trânsito urbano. A direção não assistida exige mais esforço em manobras de baixa velocidade.

O espaço interno segue o padrão dos compactos, acomodando cinco passageiros com relativo conforto. O acabamento é simples, com plásticos rígidos no painel e nas portas. O banco traseiro é rebatível, o que possibilita ampliar a capacidade de carga quando necessário. Embora a ergonomia seja aceitável, a ausência de ajuste de altura para o volante e banco do motorista pode comprometer o conforto em viagens longas.

O Uno Vivace acomoda 5 ocupantes, mas sem luxo. Bancos simples e espaço compacto. Segurança básica, com airbags e ABS opcionais. Funcional para o dia a dia.
O Uno Vivace acomoda 5 ocupantes, mas sem luxo. Bancos simples e espaço compacto. Segurança básica, com airbags e ABS opcionais. Funcional para o dia a dia.

O porta-malas tem capacidade para 280 litros, adequado para um veículo urbano. Para quem precisa de mais espaço, o rebatimento do banco traseiro oferece maior versatilidade. A carga útil é de 400 kg, suficiente para transporte de passageiros e bagagens sem comprometer o desempenho do motor.

O porta-malas tem 280 litros, adequado para uso urbano. A carga útil de 400 kg permite transportar bagagem e passageiros sem comprometer a dirigibilidade.
O porta-malas tem 280 litros, adequado para uso urbano. A carga útil de 400 kg permite transportar bagagem e passageiros sem comprometer a dirigibilidade.

Os equipamentos de conforto e tecnologia são básicos. Entre os itens opcionais, destacam-se o ar-condicionado, direção assistida e controle elétrico dos vidros dianteiros. No quesito entretenimento, o rádio com conexão USB e Bluetooth está disponível como opcional. Já no aspecto de segurança, os freios ABS e airbags frontais são oferecidos apenas como opcionais.

Medidas

As dimensões externas são compactas, com 3.770 mm de comprimento, 1.636 mm de largura e 1.480 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.376 mm garante certa estabilidade, enquanto a altura mínima do solo de 165 mm favorece a dirigibilidade em terrenos irregulares.

O sistema de suspensão é simples e voltado para o conforto urbano. Na dianteira, adota configuração independente do tipo McPherson com molas helicoidais. Na traseira, utiliza eixo de torção com molas helicoidais, o que ajuda a manter um bom nível de absorção de impactos.

Os freios contam com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, garantindo uma frenagem adequada para o porte do veículo. A direção não possui assistência, exigindo mais esforço em manobras de baixa velocidade. O diâmetro de giro é de 9,8 metros, compatível com sua proposta urbana. Os pneus são 165/70 R13, tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo estepe na mesma medida.

Preços aproximados do Fiat Uno 2011

  • Fiat Uno Vivace Celeb. 1.0 Evo F.Flex 8V 5p 2011 – Preço aproximado: R$ 26 mil
  • Fiat Uno Vivace/Rua 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2011 – Preço aproximado: R$ 27 mil
  • Fiat Uno Way Celeb. 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2011 – Preço aproximado: R$ 28 mil
  • Fiat Uno Way 1.0 Evo Fire Flex 8V 5p 2011 – Preço aproximado: R$ 28 mil
  • Fiat Uno Attractive 1.4 Evo Fire Flex 8V 4p 2011 – Preço aproximado: R$ 29 mil
  • Fiat Uno Attracti. Celeb. 1.4 Evo F.Flex 8V 4p 2011 – Preço aproximado: R$ 31 mil
  • Fiat Uno Way 1.4 Evo Fire Flex 8V 5p 2011 – Preço aproximado: R$ 32 mil
  • Fiat Uno Way Celeb. 1.4 Evo Fire Flex 8V 5p 2011 – Preço aproximado: R$ 32 mil
  • Fiat Uno Sporting 1.4 Evo Fire Flex 8V 4p 2011 – Preço aproximado: R$ 33 mil

Ficha Técnica do Fiat Uno Vivace 1.0 2011

Pontos negativos incluem desempenho limitado em rodovias, ruídos internos e possíveis falhas elétricas em vidros e travas. A suspensão pode apresentar desgaste em vias irregulares.
Pontos negativos incluem desempenho limitado em rodovias, ruídos internos e possíveis falhas elétricas em vidros e travas. A suspensão pode apresentar desgaste em vias irregulares.

Geral

  • Ano: 2011
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 2
  • Plataforma: 327

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 12,15:1
  • Curso do pistão: 64,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 75 cv (A) / 73 cv (G) a 6250 rpm
  • Código do motor: Fire
  • Torque máximo: 9,9 kgfm (A) / 9,5 kgfm (G) a 3850 rpm
  • Peso/potência: 11,93 kg/cv
  • Torque específico: 9,9 kgfm/litro
  • Peso/torque: 90,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 75,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: C513
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Estepe: 165/70 R13

Dimensões

  • Comprimento: 3770 mm
  • Largura: 1636 mm
  • Distância entre-eixos: 2376 mm
  • Altura: 1480 mm
  • Bitola dianteira: 1430 mm
  • Bitola traseira: 1420 mm
  • Porta-malas: 280 litros
  • Tanque de combustível: 48 litros
  • Peso: 895 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 165 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 153 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,8 s

Consumo

  • Urbano: 8,3 km/l (A) / 12,3 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,4 km/l (A) / 14,5 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 398 km (A) / 590 km (G)
  • Rodoviária: 451 km (A) / 696 km (G)

Equipamentos do Fiat Uno Vivace 1.0 2011

Para uma compra segura, verifique o histórico de manutenção, o estado da embreagem e da suspensão. Teste o carro em diferentes situações e prefira unidades com revisões em dia e sem sinistros.
Para uma compra segura, verifique o histórico de manutenção, o estado da embreagem e da suspensão. Teste o carro em diferentes situações e prefira unidades com revisões em dia e sem sinistros.

Segurança

  • Freios ABS (opcional)
  • Airbags frontais (opcional)
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes (opcional)
  • Faróis de neblina (opcional)
  • Limpador e lavador do vidro traseiro (opcional)
  • Travamento central das portas (opcional)
  • Desembaçador do vidro traseiro (opcional)

Conforto

  • Ar-condicionado (opcional)
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente (opcional)
  • Direção assistida (opcional)
  • Banco do motorista com ajuste de altura (opcional)
  • Ajuste do volante em altura (opcional)
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros (opcional)
  • Rodas de liga leve (opcional)
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas (opcional)
  • Comando interno da tampa de abastecimento (opcional)

Entretenimento

  • Rádio (opcional)
  • CD player (opcional)
  • Conexão USB (opcional)
  • Conexão Bluetooth (opcional)
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Stellantis, Icarros, Mobiauto, Webmotors, Guiadeusados, Autossegredos e Motor1.