Comprar um Fiat Uno Vivace 1.0 2011 usado pode ser uma opção inteligente para quem busca um carro acessível, econômico e de manutenção simples. Lançado como a versão de entrada do Novo Uno, ele se destacou pela confiabilidade do motor Fire EVO, baixo consumo de combustível e custo reduzido de peças. Ideal para deslocamentos urbanos e uso diário, o modelo atende motoristas que priorizam economia e praticidade, sem grandes exigências de conforto ou tecnologia.
Pontos Principais:
Apesar dos pontos positivos, o Uno Vivace 1.0 2011 tem limitações que devem ser consideradas. Seu motor de 75 cv pode ser insuficiente para quem precisa de mais desempenho, especialmente em estradas. Além disso, o acabamento interno simples e a ausência de itens como direção hidráulica e ar-condicionado (que eram opcionais) podem tornar a experiência menos confortável. Problemas comuns incluem ruídos internos, desgaste de embreagem e falhas em componentes elétricos, como vidros e travas. Antes de comprar, é essencial verificar o histórico de manutenção, estado da suspensão e se o veículo sofreu colisões.
Para garantir um bom negócio, o ideal é buscar unidades bem cuidadas e revisar pontos críticos, como consumo irregular de óleo e estado dos freios. Conferir se todos os recalls foram feitos e testar o carro em diferentes condições de rodagem também são passos importantes. Evitar versões muito básicas pode ser um diferencial para revenda futura. Com preço competitivo e boa aceitação no mercado, o Uno Vivace 1.0 2011 continua sendo uma escolha funcional para quem precisa de um carro simples e confiável.
O modelo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, instalado de forma transversal e equipado com injeção multiponto. Possui quatro cilindros em linha e um único comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia dentada. Com tuchos mecânicos e duas válvulas por cilindro, apresenta um deslocamento de 999 cm³ e uma razão de compressão de 12,15:1. O diâmetro do cilindro é de 70 mm, enquanto o curso do pistão é de 64,9 mm.
A potência máxima gerada é de 75 cv com álcool e 73 cv com gasolina, alcançada a 6.250 rpm. O torque máximo é de 9,9 kgfm quando abastecido com álcool e 9,5 kgfm com gasolina, disponível a 3.850 rpm. Esses números resultam em uma relação peso/potência de 11,93 kg/cv e uma potência específica de 75,1 cv/litro. O torque específico atinge 9,9 kgfm/litro, enquanto a relação peso/torque é de 90,4 kg/kgfm.
A tração dianteira e o câmbio manual de cinco marchas proporcionam uma experiência de condução simples e eficiente. O modelo tem velocidade máxima de 153 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos. Sua plataforma é a 327, que garante leveza ao conjunto, favorecendo a economia de combustível e a agilidade no trânsito urbano.
O consumo de combustível apresenta números razoáveis para um modelo compacto. No ciclo urbano, faz 8,3 km/l quando abastecido com álcool e 12,3 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, os números são melhores: 9,4 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina.
A autonomia varia de acordo com o combustível utilizado e as condições de rodagem. Com um tanque de 48 litros, o alcance urbano chega a 398 km com álcool e 590 km com gasolina. Na estrada, pode percorrer 451 km com álcool e até 696 km com gasolina, tornando-o uma opção viável para viagens curtas e médias distâncias.
A combinação entre um motor eficiente e um peso reduzido contribui para um consumo equilibrado. O modelo se destaca pelo custo-benefício em relação à economia de combustível, tornando-se uma escolha acessível para quem busca um carro econômico para o dia a dia.
O espaço interno segue o padrão dos compactos, acomodando cinco passageiros com relativo conforto. O acabamento é simples, com plásticos rígidos no painel e nas portas. O banco traseiro é rebatível, o que possibilita ampliar a capacidade de carga quando necessário. Embora a ergonomia seja aceitável, a ausência de ajuste de altura para o volante e banco do motorista pode comprometer o conforto em viagens longas.
O porta-malas tem capacidade para 280 litros, adequado para um veículo urbano. Para quem precisa de mais espaço, o rebatimento do banco traseiro oferece maior versatilidade. A carga útil é de 400 kg, suficiente para transporte de passageiros e bagagens sem comprometer o desempenho do motor.
Os equipamentos de conforto e tecnologia são básicos. Entre os itens opcionais, destacam-se o ar-condicionado, direção assistida e controle elétrico dos vidros dianteiros. No quesito entretenimento, o rádio com conexão USB e Bluetooth está disponível como opcional. Já no aspecto de segurança, os freios ABS e airbags frontais são oferecidos apenas como opcionais.
As dimensões externas são compactas, com 3.770 mm de comprimento, 1.636 mm de largura e 1.480 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.376 mm garante certa estabilidade, enquanto a altura mínima do solo de 165 mm favorece a dirigibilidade em terrenos irregulares.
O sistema de suspensão é simples e voltado para o conforto urbano. Na dianteira, adota configuração independente do tipo McPherson com molas helicoidais. Na traseira, utiliza eixo de torção com molas helicoidais, o que ajuda a manter um bom nível de absorção de impactos.
Os freios contam com discos sólidos na dianteira e tambores na traseira, garantindo uma frenagem adequada para o porte do veículo. A direção não possui assistência, exigindo mais esforço em manobras de baixa velocidade. O diâmetro de giro é de 9,8 metros, compatível com sua proposta urbana. Os pneus são 165/70 R13, tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo estepe na mesma medida.
Fonte: Stellantis, Icarros, Mobiauto, Webmotors, Guiadeusados, Autossegredos e Motor1.