O Land Rover Range Rover Sport SE 3.0 TDV6 2020 é um SUV com tração integral voltado para deslocamentos em áreas urbanas e ambientes fora de estrada. O modelo apresenta motor a diesel com seis cilindros em V, configuração de câmbio automático e características que abrangem modos de condução diversos. A proposta concentra foco em desempenho, consumo de combustível e recursos de assistência ao motorista.
Pontos Principais:
A versão do ano 2020 faz parte da segunda geração do Range Rover Sport, lançada originalmente com a plataforma D7u. A nomenclatura SE indica uma lista de equipamentos intermediária na gama, com funcionalidades relacionadas a segurança e conveniência. O veículo utiliza arquitetura que permite adaptações em terrenos com diferentes níveis de aderência.
A combinação de potência e torque fornece acelerações que atendem a situações de tráfego intenso e trechos de estrada com maior exigência. A tração sob demanda distribui a força nas quatro rodas de acordo com as condições, enquanto a carroceria amplia o espaço interno para ocupantes e bagagens.
O Range Rover Sport SE 3.0 TDV6 2020 é importado e utiliza propulsão a diesel. O número de portas é quatro e há capacidade para cinco ocupantes. O sistema de injeção direta e o turbocompressor atuam na dosagem de potência em rotações variadas. O peso total atinge 2.178 kg, e a carga útil anunciada chega a 872 kg. O conjunto apresenta um tanque de combustível com 86 litros, fator que colabora para percursos mais longos e menor frequência de paradas em postos de abastecimento.
O veículo tem capacidade de reboque de até 3.500 kg, quando equipado com freios adequados no reboque. Essa característica pode ser relevante para transporte de cargas ou equipamentos específicos em viagens de lazer ou trabalho.
O motor V6 turbodiesel de 3.0 litros fornece 306 cavalos de potência, atingidos em aproximadamente 4.000 rpm. O torque de 71,4 kgfm está disponível a partir de 1.500 rpm, o que possibilita saídas com força em situações diversas de tráfego. A transmissão automática conta com oito marchas e conversor de torque. A tração integral sob demanda adapta a distribuição de força nas rodas conforme a superfície de rodagem, auxiliando no controle em terrenos diferenciados.
Os dados de desempenho indicam aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 7,3 segundos, com velocidade máxima de 209 km/h. Esses valores podem variar conforme altitude, qualidade do combustível e condições de manutenção de cada unidade disponível no mercado.
O consumo urbano informado é de 9,7 km/l, enquanto em rodovias atinge cerca de 12,4 km/l. A autonomia no ciclo urbano pode chegar a 834 km, enquanto em estradas é estimada em 1.066 km, considerando a capacidade total do tanque. As médias de consumo estão relacionadas ao peso do veículo, que pode exigir mais energia durante acelerações e retomadas em vias congestionadas. O uso da tração integral também interfere, já que o sistema é acionado conforme a demanda de aderência.
O conjunto de injeção direta e turbocompressor ajuda a otimizar a queima de combustível. A programação eletrônica do câmbio de oito marchas ajusta o regime de rotações de acordo com a velocidade e as condições de condução.
O comprimento total do modelo atinge 4.879 mm, a largura é de 2.073 mm e a altura se mantém em 1.803 mm. A distância entre eixos registra 2.923 mm, o que proporciona interior com espaço para as pernas dos passageiros. O porta-malas possui capacidade de 535 litros, permitindo transporte de bagagens sem a necessidade de rebatimento dos bancos. Esse volume atende a viagens mais longas ou deslocamentos cotidianos com itens volumosos.
A altura mínima do solo fica em torno de 278 mm, e o ângulo de entrada é de 33 graus, enquanto o de saída chega a 31 graus. Esses valores ajudam no deslocamento em vias não pavimentadas ou em trechos com superfícies irregulares.
A suspensão dianteira utiliza braços sobrepostos, enquanto a traseira se baseia em um sistema multibraço. Os elementos pneumáticos ajustáveis permitem controle de altura de rodagem, fator que contribui para mudanças de vão livre. Os freios são compostos por discos ventilados na dianteira e na traseira, e o veículo conta com assistência eletrônica de frenagem. O diâmetro de giro informado em 12,4 metros auxilia em manobras, considerando o porte do SUV.
Os pneus têm medidas 265/50 R20, e a presença de flancos de 133 mm auxilia na absorção de impactos. Essa configuração colabora para estabilidade em retas e curvas, além de distribuição de aderência em pisos asfaltados e terrenos alternativos.
O pacote de equipamentos inclui elementos voltados para segurança, entretenimento e auxílio ao motorista. O veículo conta com airbags frontais, laterais e de cortina, além de monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. O sistema multimídia apresenta tela sensível ao toque, integração com smartphones e comandos de voz. Há também câmeras de visão 360 graus, alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa.
O valor de compra do Range Rover Sport SE 3.0 TDV6 2020 no mercado de seminovos pode variar entre R$ 397.000 e R$ 548.000. A diferença de preço se relaciona com estado de conservação, quilometragem e histórico de revisões em concessionárias autorizadas. Unidades com manutenção em dia tendem a apresentar valores em faixa mais elevada. O registro de revisões e o cuidado na inspeção de suspensão e itens eletrônicos são aspectos que influenciam a negociação.
Alguns opcionais também podem elevar o preço final, dependendo dos itens instalados. Pacotes relacionados a entretenimento, segurança adicional ou acabamento específico podem alterar o valor de mercado em até dezenas de milhares de reais.
Fonte: Webmotors, Tabela Carros, Cimbaju, Guia de Usados e AutoEsporte.