Ficha técnica da BYD Shark 2025 mostra que picape híbrida pode chegar a 435 cv com potência combinada

A BYD Shark GS 1.5 é uma picape híbrida que não só compete com modelos tradicionais no que diz respeito à capacidade e potência, mas também adiciona os benefícios de uma tecnologia mais limpa e eficiente. Ela é uma opção viável para quem procura uma alternativa mais sustentável sem perder a robustez e a funcionalidade essenciais no segmento de picapes.
Publicado em Ficha técnica dia 19/05/2024 por Alan Corrêa

Quando a gente olha a ficha técnica da picape híbrida BYD Shark, a primeira consideração é seu desempenho. Equipado com uma propulsão híbrida que combina um motor elétrico e outro a combustão, este veículo oferece uma resposta notável nas mais variadas condições de condução. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,7 segundos, uma marca respeitável para uma picape de seu porte. Além disso, alcança uma velocidade máxima de 160 km/h. A potência combinada de seus motores atinge 435 cv, garantindo robustez e agilidade. Com tais características, a questão sobre se vale a pena adquirir esta picape depende primariamente de suas necessidades de performance e eficiência energética.

O modelo apresenta um motor a combustão instalado na parte frontal do veículo, aspirado por um turbocompressor, com um deslocamento de 1498 cm3. O torque máximo oferecido é de 25 kgfm a 3000 rpm, proporcionando uma experiência de condução vigorosa e imediata. A transmissão é automatizada de uma marcha com tração integral sob demanda, facilitando a dirigibilidade em diversos terrenos. A direção assistida elétrica e o diâmetro de giro de 13,5 metros permitem manobras com facilidade, mesmo em espaços restritos.

Na parte de suspensão, o veículo possui sistemas independentes com braços sobrepostos tanto na dianteira quanto na traseira, complementados por molas helicoidais que absorvem bem as irregularidades do terreno. Os freios são discos ventilados tanto na frente quanto atrás, proporcionando uma parada segura e controlada. Os pneus 265/65 R18 oferecem um bom compromisso entre desempenho e conforto em variadas superfícies.

Quanto às dimensões, a picape tem um comprimento de 5457 mm e largura de 1971 mm, com uma distância entre-eixos de 3260 mm e altura de 1925 mm. A caçamba comporta 1450 litros, e o tanque de combustível tem capacidade para 57 litros, adequados para longas jornadas sem reabastecimentos frequentes.

O consumo e a autonomia são pontos cruciais para muitos consumidores. Urbanamente, o veículo faz 13 km/l, enquanto em rodovias, o consumo é de 10 km/l. A autonomia elétrica de 70 km é suficiente para a maioria dos trajetos urbanos diários sem necessidade de uso do motor a combustão, o que pode ser um atrativo econômico significativo.

No que se refere aos equipamentos, a segurança é reforçada com múltiplos airbags, alertas de colisão frontal, assistência de faixa e frenagem automática de emergência. O conforto é garantido por itens como ar-condicionado automático, bancos ajustáveis eletricamente e revestidos em couro. A experiência de entretenimento é enriquecida por uma conexão Bluetooth, navegador GPS e um sistema de som premium, proporcionando entretenimento e informação de qualidade durante a condução.

Os pontos positivos desta picape incluem a potência combinada dos motores, a economia de combustível proporcionada pelo sistema híbrido e a riqueza de equipamentos de segurança e conforto. Como ponto negativo, pode-se considerar o preço de aproximadamente R$ 300.000, que pode ser um investimento considerável para alguns potenciais compradores.

Sistema híbrido da BYD Shark

A BYD Shark GS 1.5 se destaca no mercado automobilístico como uma picape híbrida plug-in, uma configuração que equilibra o uso de motores elétricos e a combustão interna para otimizar tanto o desempenho quanto a eficiência energética. Este tipo de veículo é particularmente vantajoso para quem busca reduzir a emissão de poluentes sem sacrificar a força e a autonomia que as picapes tradicionais oferecem.

O funcionamento do sistema híbrido da BYD Shark GS 1.5 envolve a combinação de um motor elétrico, que pode operar o veículo sozinho para trajetos curtos e urbanos, e um motor a combustão, que entra em ação em velocidades mais altas ou quando é necessária mais potência, como em subidas ou para rebocar cargas pesadas. O motor elétrico é alimentado por uma bateria que pode ser recarregada através de uma tomada convencional, permitindo ao veículo percorrer distâncias consideráveis sem utilizar o motor a combustão, o que contribui para uma economia significativa de combustível.

A “potência combinada” de 435 cv mencionada na ficha técnica do BYD Shark GS 1.5 refere-se à soma da potência fornecida pelo motor elétrico e pelo motor a combustão quando ambos estão operando ao mesmo tempo. Este arranjo não só oferece uma resposta imediata de aceleração, devido ao torque instantâneo do motor elétrico, mas também assegura uma potência substancial para qualquer desafio na estrada. Com esse sistema, a picape alcança 0 a 100 km/h em impressionantes 5,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h.

Quando comparada com modelos tradicionais de picapes, como a Toyota Hilux e a Ford Ranger, a BYD Shark GS 1.5 apresenta várias vantagens. Além da eficiência energética superior, o modelo híbrido oferece uma experiência de condução mais tranquila e silenciosa, características valorizadas em ambientes urbanos ou em longas viagens. No entanto, para trabalhos pesados e condições extremas, as picapes convencionais ainda têm uma leve vantagem devido à sua construção e sistemas de tração projetados especificamente para esses fins.

Ficha Técnica do BYD Shark GS 1.5

Geral

Motor

Motores Elétricos

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do BYD Shark GS 1.5

Segurança

Conforto

Entretenimento

*Com informações da BYD e Wikipedia.