A BYD, uma empresa conhecida por suas inovações no setor de energia nova, introduziu sua primeira picape híbrida plug-in, a BYD Shark, no mercado. O modelo foi lançado inicialmente no México, marcando a primeira vez que um veículo fabricado pela BYD é lançado fora da China.
O evento de lançamento ocorreu na Cidade do México e contou com a presença de mais de 800 convidados. Durante o evento, a empresa transformou o local em um cenário que simulava condições off-road para demonstrar as capacidades do veículo. Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD e CEO da BYD Américas, participou do evento, enfatizando o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade.
A BYD Shark é uma picape de médio a grande porte com uma distância entre eixos de 3.260 mm. O veículo apresenta uma proporção de distância entre eixos de 59,7%, o que é destacado como um fator que contribui para uma experiência de condução com mais espaço. O design do veículo foi liderado por Wolfgang Egger, Diretor de Design da BYD, e busca inspiração na forma e movimento dos tubarões. A frente do veículo apresenta uma luz de LED que se estende por toda a extensão, enquanto as laterais do veículo possuem linhas que imitam o fluxo da água ao redor de um tubarão em movimento. A traseira inclui uma luz que é inspirada na nadadeira de um tubarão.
O interior do veículo foi desenvolvido por Michele Jauch-Paganetti, Diretor de Design de Interior da BYD, e inclui um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas. O interior é equipado com funcionalidades que suportam conexão com CarPlay e Android Auto, e oferece uma função de karaokê.
O trem de força traseiro dedicado, o sistema híbrido elétrico EHS e um motor de alta potência de 1.5T fornecem à BYD Shark uma potência máxima de mais de 430 cavalos. O veículo pode acelerar de 0 a 100 quilômetros em 5.7 segundos. A capacidade de carga é de 835 kg, enquanto a capacidade de reboque é de 2.500 kg e a capacidade de transporte de mercadorias é de 1.450 litros.
A plataforma DMO Super Híbrida Off-road é a base tecnológica do veículo, oferecendo um equilíbrio entre robustez off-road e o conforto de uma SUV. A tecnologia de bateria Blade é integrada ao chassi de aço de alta resistência por meio da tecnologia CTC (cell to chassis), o que aumenta a rigidez torsional em 22% e melhora a dirigibilidade e a estabilidade. A suspensão independente Duplo A, tanto na dianteira quanto na traseira, ajuda a balancear a agilidade de direção com o conforto dos passageiros.
Além do desempenho mecânico e da capacidade off-road, a BYD Shark também incorpora várias tecnologias inteligentes. Através de comandos de voz, os usuários podem controlar os modos de condução, ajustar as configurações de ar-condicionado, controlar a reprodução de música, entre outras funcionalidades. O veículo oferece um modo de energia dual de combustível e elétrico, com uma autonomia de 840 km pelo ciclo NEDC e uma autonomia puramente elétrica de 100 km. A bateria de 29.6 kWh pode ser carregada de 30% a 80% em apenas 20 minutos.
A funcionalidade VTOL permite que o veículo funcione como uma estação de energia móvel, podendo fornecer energia para uma variedade de dispositivos elétricos. Além disso, a funcionalidade de heads-up display projeta informações importantes para a condução, enquanto a câmera panorâmica ultra-wide-angle de 540 graus oferece ao condutor uma visão ampla dos arredores e da parte inferior do veículo, facilitando a navegação em terrenos desafiadores.
A BYD Shark já está disponível no México e tem planos de expansão para outros mercados em breve. As especificações divulgadas referem-se ao modelo vendido no México e podem variar conforme o país de comercialização.
*Com informações da BYD.