O Fiat Argo Trekking 1.3 AT 2025 é um hatchback compacto topo de linha dessa linha 2025 do Argo com motorização flex que combina eficiência e praticidade para o dia a dia. Com potência de 107 cv no etanol e 98 cv na gasolina, o motor 1.3 Firefly oferece um desempenho compatível para o uso urbano, além de uma transmissão automática do tipo CVT com 7 marchas, que visa melhorar a condução em trajetos longos e em subidas. O torque máximo chega a 13,7 kgfm no etanol e 13,2 kgfm na gasolina, o que garante força em diferentes situações de uso, com resposta eficiente nas rotações médias.
Em termos de desempenho, o Fiat Argo Trekking 1.3 AT atinge a velocidade máxima de 173 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, números adequados para um hatchback compacto, sem comprometer o conforto do motorista. A suspensão dianteira é do tipo independente, com sistema McPherson, enquanto a traseira conta com eixo de torção, proporcionando estabilidade e absorção das irregularidades das estradas.
O consumo de combustível varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. No etanol, o consumo urbano é de 8,9 km/l e na estrada chega a 10,1 km/l. Já na gasolina, esses números sobem para 12,7 km/l e 13,9 km/l, respectivamente. A autonomia do modelo no etanol é de até 418 km na cidade e 475 km na estrada, enquanto na gasolina esses números podem chegar a 653 km em percursos rodoviários.
As dimensões do Argo Trekking 2025 incluem 4031 mm de comprimento, 1750 mm de largura e 2521 mm de distância entre-eixos, com altura de 1568 mm. O porta-malas tem capacidade para 300 litros, o que é suficiente para atender a demandas básicas de transporte no cotidiano. O modelo tem peso de 1170 kg e suporta uma carga útil de até 400 kg. A altura mínima do solo é de 182 mm, oferecendo boa capacidade para enfrentar trechos acidentados ou vias com buracos, comum em cidades brasileiras.
Em relação à segurança, o Fiat Argo Trekking vem equipado com itens como freios ABS, airbags frontais, controle de estabilidade e tração, além de assistência de partida em rampa. O sistema de monitoramento de pressão dos pneus também está incluído, oferecendo maior tranquilidade ao motorista. No entanto, o modelo recebeu baixa pontuação nos testes de proteção para adultos e crianças no Latin NCAP, com índices de 24% e 10%, respectivamente.
Para o conforto dos ocupantes, o Argo Trekking oferece ar-condicionado, direção assistida elétrica, bancos com ajuste de altura, volante multifuncional e controle automático de velocidade. Há também a opção de bancos revestidos em couro e chave presencial. O sistema de entretenimento inclui rádio, conexão USB, Bluetooth e espelhamento da tela do celular, atendendo às principais necessidades dos motoristas modernos.
Em termos de preço, o Fiat Argo Trekking 1.3 AT 2025 tem um valor de R$ 101.990, com custos de IPVA estimados em R$ 4.080 e seguro em torno de R$ 4.284, o que o coloca em uma faixa de preço competitiva no segmento de hatches compactos. As revisões até 50.000 km têm um custo total de R$ 4.404, e a garantia oferecida pela Fiat é de 3 anos.
O veículo analisado conta com um motor dianteiro de aspiração natural, com instalação transversal. O motor possui 4 cilindros em linha e é alimentado por um sistema de injeção multiponto. O comando de válvulas é único no cabeçote, com tuchos hidráulicos e variação do comando tanto na admissão quanto no escape, o que melhora a eficiência de combustível e a performance em diferentes rotações. Com um deslocamento total de 1332 cm³ e cilindrada unitária de 333 cm³, o veículo tem potência máxima de 107 cv no etanol e 98 cv na gasolina, entregues a 6250 rpm.
O torque máximo registrado é de 13,7 kgfm no etanol e 13,2 kgfm na gasolina, ambos alcançados a 4000 rpm. Com uma razão de compressão de 13,2:1, o veículo atinge uma rotação máxima de 6500 rpm. O motor é identificado pelo código Firefly e se destaca por seu acionamento por corrente. Em termos de desempenho, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, com uma velocidade máxima de 173 km/h.
A plataforma utilizada é a mp1, com tração dianteira, proporcionando uma condução estável e eficiente em diferentes tipos de via. A transmissão é automática do tipo cvt com 7 marchas, acoplada a um conversor de torque, o que melhora a fluidez nas trocas e oferece uma experiência de condução suave.
No quesito consumo, o modelo oferece números equilibrados para um carro flex. No etanol, o consumo urbano é de 8,9 km/l, enquanto no rodoviário chega a 10,1 km/l. Quando abastecido com gasolina, o consumo urbano é de 12,7 km/l, e o rodoviário de 13,9 km/l, tornando-o uma opção econômica para viagens mais longas. A capacidade do tanque de combustível é de 47 litros, o que proporciona uma autonomia de até 653 km na estrada quando abastecido com gasolina e 475 km no etanol. No ciclo urbano, a autonomia varia entre 418 km (etanol) e 597 km (gasolina).
Esses números refletem o equilíbrio entre performance e economia de combustível, sendo uma escolha viável para uso diário em ambientes urbanos e para viagens mais extensas.
O interior do modelo oferece espaço para até cinco ocupantes, com assentos confortáveis e ajustes de altura para o banco do motorista. O espaço disponível no porta-malas é de 300 litros, ideal para necessidades básicas de transporte. O modelo também conta com bancos traseiros rebatíveis, o que aumenta a capacidade de carga útil quando necessário.
Os equipamentos de conforto incluem ar-condicionado, direção elétrica, controle automático de velocidade, vidros elétricos dianteiros e traseiros, além de retrovisores com ajuste elétrico. O volante multifuncional e o painel de instrumentos oferecem um conjunto de funcionalidades essenciais para o motorista, como conta-giros, computador de bordo e indicador de temperatura externa.
O modelo também é equipado com um sistema de entretenimento que inclui rádio, conexão USB e Bluetooth, além de espelhamento da tela do celular. Todos esses elementos visam proporcionar uma experiência de condução prática e confortável, tanto para o motorista quanto para os passageiros.
Em termos de medidas e dimensões, o veículo tem 4031 mm de comprimento, 1750 mm de largura e uma distância entre-eixos de 2521 mm. A altura total é de 1568 mm, e o modelo oferece uma altura mínima do solo de 182 mm, o que o torna apto a enfrentar condições de estrada mais desafiadoras sem maiores dificuldades. A bitola dianteira é de 1465 mm, enquanto a traseira mede 1500 mm, oferecendo uma base estável para a condução.
O peso total do veículo é de 1170 kg, com capacidade de carga útil de até 400 kg. O modelo também é capaz de rebocar até 400 kg sem freios, o que o torna versátil para uso urbano e rodoviário. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com mola helicoidal, enquanto a traseira é equipada com eixo de torção, proporcionando conforto em terrenos irregulares.
Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam sistema de tambor. A direção conta com assistência elétrica, e o diâmetro de giro é de 10,4 metros. Os pneus dianteiros e traseiros possuem medidas de 205/60 r15, e o estepe é de 175/65 r14.
Fonte: Stellantis e Fiat.