Ficha técnica do Fiat Uno Mille Economy 1.0 2012: O que considerar ao comprar este modelo usado

O Fiat Uno Mille Economy 1.0 2012 é um carro acessível e eficiente, ideal para quem busca economia no dia a dia. Antes de adquirir um usado, é importante estar atento a aspectos técnicos como motor, consumo, e manutenção, além de verificar detalhes específicos de segurança e conforto.
Publicado por Alan Corrêa em Fiat dia 10/10/2024

O Fiat Uno Mille Economy 1.0 2012 é uma das opções mais populares para quem procura um veículo usado acessível e econômico. Conhecido por sua simplicidade mecânica e baixo consumo de combustível, ele é ideal para o uso diário, especialmente em trajetos urbanos. No entanto, ao adquirir um carro usado, é fundamental observar alguns pontos cruciais para garantir que o veículo esteja em boas condições e pronto para rodar com segurança.

Pontos Principais:

  • Verifique o estado do motor e da transmissão.
  • Inspecione os sistemas de suspensão e freios.
  • Consulte o histórico de revisões e manutenção do veículo.
  • Avalie o desgaste dos pneus e a quilometragem do carro.

Ao comprar um Fiat Uno Mille Economy 1.0 2012 usado, a primeira coisa a verificar é o estado do motor. Esse modelo tem um motor Fire de 999 cm³ com potência de até 66 cv e torque máximo de 9,2 kgfm. É importante garantir que o motor está funcionando adequadamente, sem sinais de vazamento de óleo ou ruídos excessivos. Além disso, certifique-se de que a correia dentada e os tuchos mecânicos estão em bom estado, pois são peças que exigem manutenção periódica.

Ao comprar este veículo usado, é fundamental verificar o estado do motor e da transmissão. O desgaste excessivo pode comprometer o desempenho e aumentar os custos de manutenção no futuro.
Ao comprar este veículo usado, é fundamental verificar o estado do motor e da transmissão. O desgaste excessivo pode comprometer o desempenho e aumentar os custos de manutenção no futuro.

A transmissão manual de 5 marchas também deve ser verificada. Ao testar o carro, veja se o câmbio está respondendo de forma suave, sem trancos ou dificuldade nas trocas de marcha. É recomendado fazer uma revisão completa do sistema de transmissão para evitar problemas futuros, que podem gerar custos elevados de reparo.

Outro ponto importante é a suspensão. O Fiat Uno Mille Economy utiliza suspensão independente McPherson na dianteira e feixe de molas na traseira. Verifique se a suspensão está funcionando corretamente, sem ruídos incomuns ou sinais de desgaste, pois esse é um dos sistemas que mais sofrem com o uso constante em vias irregulares. Além disso, cheque os freios, que são a disco sólido na dianteira e tambor na traseira, e certifique-se de que estão em pleno funcionamento.

Desempenho, motor e potência

O motor é um 1.0 de 999 cm³, com potência de 66 cv a 6000 rpm e torque de 9,2 kgfm a 2500 rpm com etanol. A aspiração é natural e a alimentação é por injeção multiponto.
O motor é um 1.0 de 999 cm³, com potência de 66 cv a 6000 rpm e torque de 9,2 kgfm a 2500 rpm com etanol. A aspiração é natural e a alimentação é por injeção multiponto.

Este modelo é equipado com um motor de 999 cm³, conhecido por sua simplicidade e eficiência. A potência máxima que ele oferece é de 66 cv a 6000 rpm com etanol e 65 cv com gasolina, entregando um torque máximo de 9,2 kgfm a 2500 rpm com etanol e 9,1 kgfm com gasolina. O motor, de aspiração natural e alimentado por injeção multiponto, está montado na parte dianteira do veículo e sua disposição é transversal, com um comando de válvulas único no cabeçote, acionado por correia dentada. Este motor, de 4 cilindros em linha, utiliza tuchos mecânicos e possui 2 válvulas por cilindro, além de um diâmetro de cilindro de 70 mm e um curso de pistão de 64,9 mm. A razão de compressão é de 11,65:1.

A plataforma é compacta e permite uma tração dianteira. A transmissão é manual, com 5 marchas, e o acoplamento ocorre por meio de uma embreagem monodisco a seco. O câmbio utilizado tem o código c513. O desempenho do veículo é satisfatório para sua categoria, atingindo uma velocidade máxima de 156 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos. Esses números são compatíveis com o porte e a proposta do carro, voltado para o uso urbano e econômico.

Consumo e autonomia

O consumo de combustível é um dos pontos fortes deste modelo, especialmente considerando o uso urbano. Com etanol, o consumo urbano é de 8,8 km/l, enquanto na estrada ele faz 9,9 km/l. Já com gasolina, o consumo é ainda mais eficiente: 12,4 km/l em trajetos urbanos e 14,6 km/l em rodoviários. A autonomia proporcionada pelo tanque de 50 litros também é um diferencial importante, garantindo até 440 km na cidade com etanol e 495 km na estrada. Com gasolina, a autonomia chega a 620 km no uso urbano e 730 km em rodovias.

Interior

O carro utiliza transmissão manual de 5 marchas, tração dianteira e direção sem assistência, proporcionando uma condução simples e direta no uso urbano.
O carro utiliza transmissão manual de 5 marchas, tração dianteira e direção sem assistência, proporcionando uma condução simples e direta no uso urbano.

O interior deste veículo é compacto, mas bem aproveitado para sua proposta. Com espaço para cinco ocupantes, o carro oferece uma capacidade de carga útil de 420 kg. O porta-malas, com 290 litros de volume, é adequado para o uso cotidiano e atende bem às necessidades de quem precisa transportar pequenos volumes ou realizar viagens curtas.

Entre os itens de conforto e praticidade, destacam-se os opcionais como ar-condicionado, direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros e rodas de liga leve. Já de série, o carro conta com banco traseiro rebatível, zonas de ar-condicionado e um termômetro do líquido de arrefecimento, essencial para monitorar o funcionamento do motor. Para o entretenimento, há as opções de instalação de rádio e CD player, que complementam as necessidades básicas de conforto para os ocupantes.

Medidas

O modelo tem um comprimento de 3692 mm, largura de 1548 mm e altura de 1445 mm, dimensões que refletem sua proposta de veículo compacto. A distância entre-eixos é de 2361 mm, o que ajuda a garantir um bom espaço interno para os ocupantes, considerando o tamanho do veículo. A altura mínima do solo é de 146 mm, e o peso total é de 830 kg, o que resulta em uma boa relação peso-potência de 12,58 kg/cv.

A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza um feixe de molas semielípticas. Esse conjunto garante um desempenho equilibrado em pisos irregulares, proporcionando uma condução relativamente confortável para o dia a dia. Os freios dianteiros são a disco sólido, enquanto os traseiros são a tambor, formando um sistema de frenagem eficiente para um carro desse porte. Os pneus são 145/80 r13, com altura de flanco de 116 mm, tanto na dianteira quanto na traseira.

Preços Aproximados

  • Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ economy 2p – Preço aproximado: R$ 21 mil
  • Uno Mille Celeb/celeb.econ 1.0 F.Flex 2p – Preço aproximado: R$ 22 mil
  • Uno Mille way economy 1.0 F.Flex 2p – Preço aproximado: R$ 24 mil
  • Uno Mille Celeb. way econ. 1.0 F.Flex 2p – Preço aproximado: R$ 24 mil
  • Uno Mille 1.0 Fire/ F.Flex/ economy 4p – Preço aproximado: R$ 25 mil
  • Uno Mille way economy 1.0 F.Flex 4p – Preço aproximado: R$ 27 mil
  • Uno Mille Celeb/celeb.econ 1.0 F.Flex 4p – Preço aproximado: R$ 27 mil
  • Uno Mille Celeb. way econ. 1.0 F.Flex 4p – Preço aproximado: R$ 28 mil

Ficha Técnica do Fiat Uno Mille Economy 1.0 2012

A suspensão dianteira é independente McPherson, enquanto a traseira usa feixe de molas. Os freios são a disco sólido na dianteira e tambor na traseira, com pneus 145/80 r13.
A suspensão dianteira é independente McPherson, enquanto a traseira usa feixe de molas. Os freios são a disco sólido na dianteira e tambor na traseira, com pneus 145/80 r13.

Geral

  • Deslocamento: 999 cm³
  • Comprimento: 3692 mm
  • Peso: 830 kg
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Configuração: Hatchback
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Propulsão: Combustão
  • Procedência: Nacional

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 11,65:1
  • Curso do pistão: 64,9 mm
  • Potência máxima: 66 cv (álcool), 65 cv (gasolina) a 6000 rpm
  • Torque máximo: 9,2 kgfm (álcool), 9,1 kgfm (gasolina) a 2500 rpm
  • Peso/potência: 12,58 kg/cv
  • Torque específico: 9,2 kgfm/litro
  • Peso/torque: 90,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 66,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Código do câmbio: C513

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Pneus dianteiros: 145/80 R13
  • Pneus traseiros: 145/80 R13
  • Estepe: 145/80 R13

Dimensões

  • Comprimento: 3692 mm
  • Largura: 1548 mm
  • Altura: 1445 mm
  • Distância entre-eixos: 2361 mm
  • Bitola dianteira: 1337 mm
  • Bitola traseira: 1357 mm
  • Porta-malas: 290 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Carga útil: 420 kg
  • Altura mínima do solo: 146 mm
  • Reboque sem freio: 400 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 156 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,2 s

Consumo

  • Urbano (álcool): 8,8 km/l
  • Rodoviário (álcool): 9,9 km/l
  • Urbano (gasolina): 12,4 km/l
  • Rodoviário (gasolina): 14,6 km/l

Autonomia

  • Autonomia urbana (álcool): 440 km
  • Autonomia rodoviária (álcool): 495 km
  • Autonomia urbana (gasolina): 620 km
  • Autonomia rodoviária (gasolina): 730 km

Equipamentos do Fiat Uno Mille Economy 1.0 2012

Equipamentos opcionais incluem ar-condicionado, direção assistida, vidros elétricos e rodas de liga leve. Para segurança, estão disponíveis travamento central e limpador traseiro.
Equipamentos opcionais incluem ar-condicionado, direção assistida, vidros elétricos e rodas de liga leve. Para segurança, estão disponíveis travamento central e limpador traseiro.

Segurança

  • Limpador e lavador do vidro traseiro (opcional)
  • Travamento central das portas (opcional)
  • Desembaçador do vidro traseiro (opcional)

Conforto

  • Ar-condicionado (opcional)
  • Ar quente (opcional)
  • Direção assistida (opcional)
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros (opcional)
  • Banco traseiro rebatível
  • Rodas de liga leve (opcional)

Entretenimento

  • Rádio (opcional)
  • CD player (opcional)
  • Termômetro do líquido de arrefecimento

Fonte: Webmotors, MobiAuto e MercadoLivre.