Ficha técnica do Fiat Uno Mille Economy Way 2012: O Aventureiro Urbano Que Resiste ao Tempo; confira preço

O Fiat Uno Mille Economy Way 2012 é ideal para quem busca um carro econômico, de manutenção barata e uso urbano ou em terrenos irregulares. Apesar de robusto, verifique suspensão, embreagem e sinais de ferrugem. Pontos positivos incluem consumo eficiente e peças acessíveis; negativos, conforto simples e pouca tecnologia.
Publicado em Usados dia 17/12/2024 por Alan Corrêa

O Fiat Uno Mille Economy Way 1.0, lançado em 2012, permanece como um símbolo da simplicidade e eficiência na indústria automobilística brasileira. Com um design utilitário e traços aventureiros, o compacto resistiu ao tempo e às estradas, conquistando consumidores em busca de economia, resistência e baixos custos de manutenção.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 Fire Flex com 75 cv no etanol e 73 cv na gasolina.
  • Consumo médio de 12 a 13 km/l com gasolina em ciclo urbano.
  • Design com suspensão elevada e molduras plásticas.
  • Baixo custo de manutenção e peças amplamente disponíveis.

Sob o capô, o modelo abriga o motor 1.0 Fire Flex, uma mecânica confiável que entrega 75 cavalos com etanol e 73 com gasolina. Não se trata de um carro de grandes velocidades ou emoções ao volante, mas a proposta do Uno Mille sempre foi outra: consumo eficiente e robustez mecânica. Em condições normais, os números de consumo ficam na casa dos 12 a 13 km/l com gasolina em ciclo urbano, características que consolidaram sua reputação entre taxistas, frotistas e motoristas do dia a dia.

O modelo Way, por sua vez, apresenta diferenciais estéticos que evocam o espírito aventureiro. Suspensão elevada, molduras plásticas nos para-lamas e para-choques reforçados conferem um ar robusto ao veículo, enquanto detalhes como as calotas exclusivas e os faróis auxiliares completam o visual. Por dentro, porém, a história é outra: o acabamento é simples e funcional, com painel enxuto e materiais de custo acessível. O porta-malas de 290 litros atende a um público que valoriza a praticidade em um veículo compacto.

Se a durabilidade é uma marca registrada, não se pode ignorar os pontos frágeis do modelo. Em unidades usadas, é comum observar desgaste na embreagem e suspensão, especialmente naquelas que encararam terrenos irregulares com frequência. Além disso, o isolamento acústico limitado e a falta de itens de conforto mais avançados, como vidros elétricos ou direção hidráulica de série, evidenciam as limitações do projeto.

Mesmo com suas simplicidades, o Uno Mille Economy Way carrega um mérito raro: é um carro que não abandona o motorista. Sua mecânica resistente, aliada a peças baratas e de fácil reposição, fez dele uma escolha frequente nas ruas brasileiras, uma alternativa pragmática frente a modelos mais sofisticados, porém mais custosos.

No cenário atual, comprar um Uno Mille Way usado exige atenção. Antes de fechar o negócio, recomenda-se uma vistoria detalhada, verificando itens como suspensão, sistema de arrefecimento e pontos de ferrugem, especialmente em regiões úmidas. A depender do cuidado do antigo proprietário, o Uno pode se apresentar como uma excelente aquisição, capaz de atender às demandas cotidianas sem sustos ou gastos excessivos.

Em um mercado cada vez mais dominado por carros tecnológicos e complexos, o Uno Mille Economy Way 2012 permanece como um testemunho de uma era em que menos era mais. Compacto, funcional e resiliente, ele não apenas marcou gerações, mas continua sendo um símbolo de praticidade e resistência para aqueles que entendem que, às vezes, a grande aventura está nos pequenos detalhes.

Desempenho, motor e potência

O modelo apresenta um desempenho adequado para a categoria, contando com um motor dianteiro de aspiração natural. A instalação do motor é transversal e a alimentação ocorre por meio de injeção multiponto. O veículo é equipado com quatro cilindros em linha e comando de válvulas único no cabeçote, com acionamento por correia dentada e tuchos mecânicos.

Com uma cilindrada total de 999 cm³ e cilindrada unitária de 250 cm³, a potência máxima chega a 66 cv com álcool e 65 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque máximo é de 9,2 kgfm com álcool e 9,1 kgfm com gasolina, disponível a 2.500 rpm. A razão de compressão é de 11,65:1, o diâmetro do cilindro é de 70 mm e o curso do pistão é de 64,9 mm.

O veículo possui tração dianteira e transmissão manual de 5 marchas, identificada pelo código C513. O acoplamento ocorre por meio de embreagem monodisco a seco. O desempenho é complementado com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos e velocidade máxima de 153 km/h.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 8,4 km/l com álcool e 12,1 km/l com gasolina, enquanto no rodoviário apresenta um rendimento de 9,5 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina.

Com um tanque de combustível de 50 litros, a autonomia urbana é de 420 km com álcool e 605 km com gasolina. Já no ciclo rodoviário, os números sobem para 475 km com álcool e 680 km com gasolina, oferecendo boa performance em viagens de longa distância.

Interior

O interior oferece espaço compacto, adequado para 5 ocupantes, com configuração de banco traseiro rebatível para otimização do espaço de carga. O porta-malas tem capacidade de 290 litros, permitindo armazenamento de bagagens em trajetos urbanos e rodoviários.

No quesito conforto, o modelo inclui ar-condicionado de série com uma zona de climatização, além de ar quente como opcional. Outros equipamentos opcionais incluem direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros e rodas de liga leve.

No aspecto de entretenimento, as opções incluem rádio e CD player. O veículo também conta com um termômetro do líquido de arrefecimento como item de série.

Medidas

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico. A suspensão traseira também é independente, mas utiliza feixe de molas semielípticas.

O sistema de freios possui discos sólidos na dianteira e tambores na traseira. A direção não é assistida e apresenta um diâmetro de giro de 10 metros.

Os pneus possuem medidas 175/70 R13, com altura do flanco de 123 mm. O estepe acompanha as mesmas dimensões dos pneus principais.

As dimensões incluem um comprimento total de 3.693 mm, largura de 1.548 mm, altura de 1.489 mm e distância entre-eixos de 2.361 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1.337 mm e 1.357 mm, respectivamente.

O peso do veículo é de 840 kg, oferecendo uma relação peso/potência de 12,73 kg/cv e peso/torque de 91,3 kg/kgfm. A altura mínima do solo é de 190 mm, o que permite bom desempenho em vias irregulares. A capacidade de carga útil é de 400 kg.

Preços Aproximados do Fiat Uno Mille 2012

Ficha Técnica do Fiat Uno Mille Economy Way 1.0 2012

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Fiat Uno Mille Economy Way 1.0 2012

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Webmotors, iCarros e AutoPapo.