A versão Comfortline do Volkswagen Polo 2025 chega ao mercado como uma alternativa intermediária para quem busca um hatchback compacto com boa relação entre preço e benefícios. Com um motor 1.0 TSi, três cilindros e potência de 116 cv, o modelo oferece uma performance que atende bem às necessidades diárias, especialmente em ambientes urbanos, onde o consumo de combustível equilibrado se destaca.
O motor turbo de injeção direta garante 16,8 kgfm de torque, proporcionando respostas rápidas a partir de baixas rotações, ideal para percursos urbanos e viagens mais longas. Com uma transmissão automática de seis marchas e tração dianteira, o Polo Comfortline 2025 se adapta bem a diferentes condições de condução, oferecendo suavidade nas trocas de marchas e bom controle sobre o veículo.
Entre os equipamentos de segurança, o Volkswagen Polo Comfortline conta com freios ABS, airbags frontais e laterais, controle de estabilidade e tração, e assistente de partida em rampa, além de faróis de LED, que melhoram a visibilidade em diferentes condições. O modelo ainda vem equipado com sensores de estacionamento traseiros, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas e monitoramento da pressão dos pneus, reforçando sua proposta de segurança para os passageiros.
No quesito conforto, a versão Comfortline não deixa a desejar, ficando abaixo da versão highline da linha VW Polo 2025. O ar-condicionado, direção assistida e ajuste de altura para o banco do motorista garantem comodidade durante as viagens. O modelo também vem equipado com um sistema de som moderno, volante multifuncional e conectividade via Bluetooth, além de contar com espelhamento de tela de smartphones, facilitando a interação com aplicativos de navegação e música.
O desempenho também se reflete nos números: o Polo Comfortline alcança uma velocidade máxima de 192 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos. Para um hatchback compacto, esses resultados garantem uma condução ágil, especialmente em rodovias. Já no consumo, o modelo entrega médias de 8,5 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina na cidade, chegando a 15,1 km/l em trechos rodoviários com o uso de gasolina.
No aspecto dimensional, o Polo Comfortline apresenta 4074 mm de comprimento e 1751 mm de largura, com um entre-eixos de 2566 mm que assegura espaço adequado para os ocupantes. O porta-malas, com capacidade de 300 litros, atende bem às necessidades de uma família pequena ou de quem utiliza o carro para o dia a dia.
Com um preço sugerido de R$ 117.790, o Volkswagen Polo Comfortline 2025 se posiciona de forma competitiva no segmento de hatchbacks compactos, especialmente considerando os itens de segurança e conforto incluídos de série. O modelo, fabricado no Brasil, tem garantia de três anos, destacando-se como uma opção sólida para quem busca um carro confiável e bem equipado.
O modelo apresenta um motor dianteiro com instalação transversal e aspiração via turbocompressor, equipado com injeção direta de combustível. O motor possui três cilindros dispostos em linha e conta com um comando de válvulas duplo no cabeçote, que opera com variação tanto na admissão quanto no escape, utilizando tuchos hidráulicos. A cilindrada total é de 999 cm³, com cilindrada unitária de 333 cm³.
Em termos de potência, o motor atinge até 116 cv ao utilizar álcool e 109 cv quando abastecido com gasolina, a 5000 rpm. O torque máximo é de 16,8 kgfm, disponível já a 1750 rpm, tanto com álcool quanto com gasolina. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 192 km/h. O acionamento do comando de válvulas é feito por correia dentada, e a razão de compressão é de 10,5:1, com diâmetro de cilindro de 74,5 mm e curso de pistão de 76,4 mm.
A plataforma utilizada é a MQB, amplamente empregada em veículos compactos e médios da mesma fabricante, o que garante uma estrutura robusta e eficiente. O sistema de tração é dianteiro, e a transmissão é automática de 6 marchas, acoplada a um conversor de torque, oferecendo uma condução suave e confortável em diversas situações de tráfego.
O modelo oferece uma boa eficiência de combustível, especialmente considerando seu motor turbo. No consumo urbano, quando abastecido com álcool, o carro registra uma média de 8,5 km/l. Já na estrada, o consumo melhora, atingindo 10,6 km/l. Quando o veículo é abastecido com gasolina, esses números sobem para 12,5 km/l na cidade e 15,1 km/l em trechos rodoviários.
A autonomia é outro ponto relevante para quem utiliza o veículo em trajetos longos. Com um tanque de combustível de 49 litros, o modelo tem uma autonomia urbana de 417 km com álcool e 613 km com gasolina. Na estrada, esses números aumentam para 519 km com álcool e 740 km com gasolina, tornando-o uma opção interessante tanto para o dia a dia quanto para viagens mais longas.
No quesito interior, o modelo oferece espaço suficiente para até cinco ocupantes, distribuídos em suas quatro portas.
O interior é bem organizado, com banco do motorista ajustável em altura, apoio de braço, e uma boa posição de direção ajustável tanto em altura quanto em profundidade. Para os passageiros, há saídas de ar traseiras, o que garante um maior conforto em dias mais quentes.
Em termos de capacidade de carga, o porta-malas oferece 300 litros de espaço, o que é adequado para o transporte de bagagens e compras do dia a dia. A carga útil total do veículo é de 416 kg, o que reforça sua praticidade para uso urbano. O modelo também está equipado com bancos traseiros rebatíveis, o que permite ampliar a capacidade de transporte em ocasiões especiais.
A suspensão dianteira do modelo é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico, garantindo uma condução mais estável e confortável, especialmente em superfícies irregulares. A suspensão traseira, por sua vez, conta com eixo de torção e molas helicoidais, o que confere um bom equilíbrio entre conforto e resistência.
Em termos de peso, o veículo tem 1154 kg, o que o coloca dentro da faixa padrão para sua categoria. O modelo tem 4074 mm de comprimento, 1751 mm de largura e 1471 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2566 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1524 mm e 1506 mm, respectivamente, conferindo boa estabilidade em curvas e manobras.
O sistema de freios é composto por discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com um desempenho de frenagem de 100 a 0 km/h em 38,3 metros. A direção é assistida eletricamente, e o diâmetro de giro é de 10,6 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos. Os pneus dianteiros e traseiros possuem a mesma medida: 185/65 R15, com altura de flanco de 120 mm, e o estepe é ligeiramente menor, com medida de 185/60 R15.
Fonte: Volkswagen e VWNews.