Fim do Godzilla como nós conhecemos: Lendário Nissan GT-R vai sair de linha e deverá virar carro elétrico

A Nissan anunciou que o GT-R será aposentado devido a novas regulamentações ambientais. Em entrevista, o chefe de produto da marca explicou as dificuldades enfrentadas para manter o modelo em produção. A marca já planeja o futuro, com a possibilidade de um GT-R elétrico até 2030.
Publicado em Notícias dia 23/09/2024 por Alan Corrêa

A Nissan anunciou que o GT-R, um dos supercarros mais conhecidos do mundo, deve se aposentar nos próximos anos. O modelo, em produção há 17 anos na geração R35, enfrenta desafios impostos pelas novas regulamentações de emissões e ruídos que estão sendo implementadas globalmente. Segundo Pierre Loing, chefe de produto global da Nissan, o carro poderia continuar em produção por mais 17 anos, mas as restrições ambientais tornam isso inviável.

Em entrevista ao canal britânico Top Gear, Loing explicou que o GT-R já atingiu sua fase final de vida, destacando que as regulamentações em vigor exigem mudanças significativas na indústria automotiva, o que inclui a necessidade de reduzir emissões e ruídos. O GT-R, lançado originalmente em dezembro de 2007, já foi retirado de circulação em mercados como a Europa desde 2021, quando as novas leis de ruído foram implementadas.

A produção do GT-R, que é feita exclusivamente no Japão, deve ser encerrada até o ano que vem. Até lá, a marca planeja lançar edições especiais de despedida para a geração R35. O superesportivo já foi vendido no Brasil em 2016 por um breve período, a um preço de R$ 900 mil sob encomenda.

A evolução do Nissan GT-R

O Nissan GT-R teve seis gerações ao longo de sua história, que começou no final dos anos 1960. A primeira geração, ainda chamada de Skyline, foi lançada em 1969, depois de ter sido exibida no Salão de Tóquio em 1968. O modelo foi fabricado até 1972. A segunda geração, lançada em 1973, não teve grande sucesso, com apenas 200 unidades produzidas devido às novas regulamentações de emissões no Japão.

A terceira geração, a R32, foi lançada em 1989 e permaneceu em produção até 1994. Foi nessa geração que o apelido “Godzilla” começou a ser associado ao modelo. A quarta geração, R33, surgiu entre 1995 e 1998. Já a quinta geração, R34, apareceu em 1999 e foi produzida até 2002. A sexta e atual geração, a R35, foi lançada em 2007 e permanece em produção até o momento.

Os hiatos de produção entre algumas das gerações do GT-R sempre alimentaram a expectativa dos fãs sobre o futuro do modelo. Mesmo com a aposentadoria da geração R35, muitos esperam que um novo GT-R, possivelmente elétrico, seja lançado nos próximos anos.

Possível substituto: Nissan Hyper Force

A Nissan apresentou o conceito Hyper Force em 2023, durante o Salão de Mobilidade do Japão. O modelo foi categorizado como um R36, sugerindo que poderia ser a sétima geração do GT-R. No entanto, o conceito propõe uma abordagem totalmente nova, sendo um modelo 100% elétrico com baterias de estado sólido.

Apesar das diferenças tecnológicas, o Hyper Force ainda traz a expectativa de continuar o legado do GT-R. Giovanny Arroba, diretor de design de programas da Nissan, afirmou que o modelo elétrico seria um “sonho ousado, mas tangível”, a ser alcançado até o final da década. A previsão é que o Hyper Force, se for produzido em série, chegue ao mercado em 2030.

A transição da Nissan para veículos elétricos

A transição do GT-R para uma possível versão elétrica reflete uma mudança mais ampla no portfólio da Nissan. Com as novas leis de emissões e ruídos, a marca está se adaptando para oferecer modelos que atendam às exigências ambientais. Atualmente, o único carro esportivo da Nissan em linha é o “Z”, que substituiu o 370Z, também em conformidade com as regulamentações ambientais.

A chegada de um GT-R elétrico alinharia a Nissan com as tendências globais da indústria automotiva, que cada vez mais caminham para a eletrificação e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Embora a produção do GT-R a combustão esteja chegando ao fim, o Hyper Force pode manter a essência esportiva que o “Godzilla” representou ao longo de suas gerações.

Expectativa dos fãs do GT-R

Os fãs do Nissan GT-R esperam que, mesmo com a transição para a eletrificação, a marca mantenha o espírito de performance e inovação que sempre caracterizou o modelo. A possível chegada do R36, ainda que elétrico, traz uma nova fase para o GT-R, mas sem comprometer o legado construído ao longo de mais de cinco décadas.

Com o lançamento de versões especiais de despedida do R35 e a expectativa de um novo modelo elétrico para 2030, a Nissan mantém os olhos no futuro, enquanto encerra um capítulo importante da história automotiva.

História do GT-R

O Nissan GT-R tem uma história que remonta ao final dos anos 60, quando a Nissan lançou o Skyline 2000 GT-R, um sedã esportivo que tinha como objetivo competir nas pistas de corrida. Equipado com um motor de seis cilindros, o modelo logo conquistou notoriedade pelas suas vitórias consecutivas em competições de turismo no Japão. Essas vitórias não só estabeleceram a reputação do GT-R, como também solidificaram seu lugar como um dos veículos de alto desempenho mais icônicos da Nissan.

Nos anos 70, o GT-R passou por mudanças significativas, ganhando uma nova versão coupé, que reforçou sua imagem como um carro esportivo de prestígio. Esse período foi marcado por um avanço tecnológico contínuo, com o GT-R incorporando inovações que melhoraram sua performance nas pistas e nas ruas. Contudo, as mudanças econômicas globais e restrições governamentais desaceleraram a produção do modelo, e o GT-R ficou fora de linha por mais de uma década.

O renascimento do GT-R veio nos anos 80 com o lançamento do R32, a versão que realmente colocou o modelo no mapa mundial. A combinação do motor turbo de seis cilindros e a tração integral revolucionou o segmento de carros esportivos. O R32 foi apelidado de “Godzilla” devido à sua força e domínio nas pistas. Essa reputação cresceu ainda mais com o R33 e R34, versões que não apenas mantiveram o desempenho excepcional, mas também aperfeiçoaram o manuseio e a aerodinâmica.

Com a chegada dos anos 2000, o Nissan GT-R se desvinculou do nome Skyline e foi relançado como um supercarro independente. O novo GT-R R35, lançado em 2007, marcou um novo capítulo na história do carro. Equipado com um motor V6 twin-turbo e um sistema de tração nas quatro rodas, ele oferecia um desempenho comparável a carros de marcas de luxo, mas com um preço muito mais acessível. Sua tecnologia avançada, como o sistema de controle de torque independente para cada roda, transformou o GT-R em um ícone de engenharia e inovação.

A atual geração do GT-R continua a desafiar os limites do que um carro esportivo pode oferecer, com constantes melhorias em potência e tecnologia. Hoje, o GT-R é reconhecido mundialmente não apenas como um carro de corrida, mas como uma lenda do automobilismo, presente em circuitos e garagens de colecionadores ao redor do mundo.

Por mais de cinco décadas, o Nissan GT-R tem mantido uma posição única no mercado, combinando desempenho, acessibilidade e inovação. Sua história é marcada por momentos de glória nas pistas, avanços tecnológicos impressionantes e uma base de fãs dedicados, que continuam a celebrar o carro como um verdadeiro ícone do asfalto.

Fonte: Nissan, NissanNews, Motor1, Autoo, Vrum e Webmotors.