A estrada de terra é um desafio fácil para o EcoSport Storm 2020, um SUV compacto com tração 4WD e motor 2.0. Confortável e equipado, ele enfrenta bem o dia a dia e aventuras leves, mas seu consumo alto e peças caras exigem atenção. Antes de comprar um usado, é essencial conferir o histórico de manutenção e o sistema de tração.
Comprar um Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4WD 2020 usado pode ser uma boa opção para quem busca um SUV compacto com tração integral e estilo aventureiro. Com motor 2.0 de até 176 cv e câmbio automático de seis marchas, ele se destaca pelo desempenho equilibrado e boa estabilidade em estradas de terra. Seu visual robusto, com adesivos exclusivos e rack de teto, reforça a proposta off-road. No entanto, é um modelo que não teve continuidade no mercado após a saída da Ford do segmento de SUVs no Brasil, o que pode impactar a reposição de peças a longo prazo.
Pontos Principais:
- Motor 2.0 com até 176 cv e tração 4WD para melhor desempenho.
- Consumo elevado e porta-malas menor em comparação a concorrentes.
- Equipamentos incluem central multimídia SYNC 3 e seis airbags.
- Importante verificar histórico de manutenção e sistema de tração antes da compra.
Entre os pontos positivos, estão o conforto ao rodar, a lista de equipamentos generosa – que inclui central multimídia SYNC 3, bancos de couro e seis airbags – e a confiável tração 4WD, útil para enfrentar terrenos acidentados. No entanto, há desvantagens, como o consumo relativamente alto para um SUV compacto e a revenda mais difícil, devido ao fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Além disso, o porta-malas de 356 litros é menor do que o de alguns concorrentes diretos, o que pode ser um fator de decisão para famílias.
O Ford EcoSport Storm 2020 usado é indicado para quem busca um SUV compacto com tração 4WD, desempenho confiável e conforto, sendo uma opção para estradas de terra e uso urbano.
Antes de comprar um EcoSport Storm 2020 usado, é essencial verificar o histórico de manutenção, especialmente a integridade da transmissão e do sistema de tração integral, que pode ser caro de reparar. Conferir o alinhamento da carroceria e sinais de uso severo em estradas de terra também é recomendado. Dê preferência a unidades com revisões feitas na concessionária e verifique a disponibilidade de peças na sua região. Para uma compra segura, um laudo cautelar pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis.
Desempenho, motor e potência
O Ford EcoSport Storm 2020 é um SUV compacto com tração 4WD, motor 2.0 flex de até 176 cv e câmbio automático de seis marchas. Seu desempenho atende bem ao uso urbano e estradas de terra.
O veículo apresenta um motor dianteiro de 2.0 litros com aspiração natural, instalado de forma transversal. Este motor de quatro cilindros em linha possui comando de válvulas duplo no cabeçote, acionado por corrente, e conta com 16 válvulas no total. A alimentação é realizada por injeção direta de combustível, com variação do comando tanto na admissão quanto no escape. A razão de compressão é de 12:1, com diâmetro do cilindro de 87,5 mm e curso do pistão de 83,1 mm.
A potência máxima alcançada por este motor é de 176 cv quando abastecido com etanol e 170 cv com gasolina, ambos a 6.500 rpm. O torque máximo é de 22,5 kgfm com etanol e 20,6 kgfm com gasolina, disponível a 4.500 rpm. A potência específica é de 88,0 cv por litro, enquanto o torque específico é de 11,3 kgfm por litro. A rotação máxima do motor atinge 6.850 rpm.
Equipado com tração integral sob demanda e câmbio automático de 6 marchas, o veículo utiliza um conversor de torque para acoplamento. A velocidade máxima registrada é de 180 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. A plataforma utilizada é a B-Car.
Consumo e autonomia
O tanque de 52 litros oferece consumo médio de até 11,4 km/l. A autonomia varia entre 312 km e 593 km, dependendo do combustível e do tipo de trajeto percorrido.
Em termos de eficiência de combustível, o veículo apresenta um consumo urbano de 6 km/l quando abastecido com etanol e 8,5 km/l com gasolina. Em rodovias, o consumo é de 8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina. Com um tanque de combustível de 52 litros, a autonomia estimada em ambiente urbano é de 312 km com etanol e 442 km com gasolina. Em percursos rodoviários, a autonomia pode chegar a 416 km com etanol e 593 km com gasolina.
Interior
Conta com câmbio automático de 6 marchas e tração integral sob demanda. A direção elétrica garante leveza nas manobras e firmeza na estrada, tornando a condução segura.
O interior do veículo foi projetado para oferecer conforto e praticidade aos ocupantes. Com capacidade para cinco passageiros, os bancos são revestidos em couro, proporcionando um toque de sofisticação. O banco do motorista possui ajuste de altura, e o volante conta com regulagem em altura e profundidade, permitindo uma posição de condução personalizada. O ar-condicionado automático de zona única garante uma climatização adequada para todos os ocupantes.
O acabamento interno é sofisticado, com bancos em couro e ajuste elétrico. O espaço acomoda bem cinco ocupantes. Dispõe de diversos sistemas avançados de segurança.
Para facilitar a condução, o veículo está equipado com direção assistida eletricamente, oferecendo leveza nas manobras e firmeza em altas velocidades. Os vidros dianteiros e traseiros possuem acionamento elétrico, e os retrovisores externos contam com ajuste elétrico, aumentando a comodidade do motorista. Além disso, o veículo dispõe de controle automático de velocidade e limitador de velocidade, auxiliando em viagens mais longas.
O porta-malas tem capacidade de 356 litros, adequado para bagagens médias. A carga útil é de 391 kg, suficiente para transportar itens adicionais com segurança e praticidade.
No quesito tecnologia e entretenimento, o sistema de som premium da Sony, integrado ao sistema SYNC 3, oferece conectividade via Bluetooth, USB e navegação GPS. A tela sensível ao toque facilita o acesso às funções do veículo, enquanto o volante multifuncional permite que o motorista controle diversas funcionalidades sem tirar as mãos do volante. O computador de bordo fornece informações essenciais sobre o desempenho e consumo do veículo.
Medidas
O veículo apresenta dimensões que equilibram espaço interno e praticidade urbana. Com um comprimento de 4.357 mm, largura de 1.785 mm, altura de 1.693 mm e distância entre-eixos de 2.519 mm, oferece um porte compacto adequado para diferentes ambientes. A altura mínima do solo é de 200 mm, proporcionando uma boa capacidade para transpor obstáculos urbanos e rurais.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira é independente com multibraço e molas helicoidais. Este conjunto garante uma condução estável e confortável em diversas condições de terreno. Os freios dianteiros são de disco ventilado, e os traseiros de tambor, assegurando eficiência na frenagem.
A direção possui assistência elétrica, facilitando as manobras em baixas velocidades e oferecendo precisão em velocidades mais altas. O diâmetro de giro é de 10,6 metros, permitindo boa manobrabilidade em espaços restritos. Os pneus, tanto dianteiros quanto traseiros, são de medida 205/50 R17, montados em rodas de liga leve de 17 polegadas, combinando estética e desempenho.
Preços aproximados do Ford EcoSport 2020
- Ford Ecosport SE Direct 1.5 Flex 5p Aut. (PCD) 2020 – Preço Aproximado: R$ 72 mil
- Ford Ecosport SE 1.5 12V Flex 5p Mec. 2020 – Preço Aproximado: R$ 72 mil
- Ford Ecosport SE 1.5 12V Flex 5p Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 73 mil
- Ford Ecosport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Mec. 2020 – Preço Aproximado: R$ 74 mil
- Ford Ecosport Freestyle 1.5 12V Flex 5p Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 75 mil
- Ford Ecosport 100 Anos 1.5 Flex 5p Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 77 mil
- Ford Ecosport Storm 2.0 4WD 16V Flex 5p Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 81 mil
- Ford Ecosport Titanium 1.5 12V Flex 5p Aut. 2020 – Preço Aproximado: R$ 81 mil
Ficha Técnica do Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4WD 2020
O Ford EcoSport Storm 2020 usado tem consumo elevado, porta-malas pequeno, peças caras, revenda difícil e desgaste prematuro na suspensão. A tração 4WD exige manutenção frequente.
Geral
- Ano: 2020
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: SUV
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 2
- Plataforma: B-Car
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção direta
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Tuchos: Mecânicos
- Cilindrada unitária: 500 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 87,5 mm
- Razão de compressão: 12:1
- Curso do pistão: 83,1 mm
- Deslocamento: 1999 cm³
- Potência máxima: 176 cv (A) / 170 cv (G) a 6500 rpm
- Código do motor: Duratec
- Torque máximo: 22,5 kgfm (A) / 20,6 kgfm (G) a 4500 rpm
- Peso/potência: 8,35 kg/cv
- Torque específico: 11,3 kgfm/litro
- Peso/torque: 65,3 kg/kgfm
- Potência específica: 88,0 cv/litro
- Rotação máxima: 6850 rpm
- Viscosidade do óleo: 5W-20
Transmissão
- Tração: Integral sob demanda
- Câmbio: Automático de 6 marchas
- Código do câmbio: 6F35
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, multibraço
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 10,6 m
Pneus
- Dianteiros: 205/50 R17
- Traseiros: 205/50 R17
- Estepe: 205/50 R17
Dimensões
- Comprimento: 4357 mm
- Largura: 1785 mm
- Distância entre-eixos: 2519 mm
- Altura: 1693 mm
- Bitola dianteira: 1524 mm
- Bitola traseira: 1538 mm
- Porta-malas: 356 litros
- Tanque de combustível: 52 litros
- Peso: 1469 kg
- Carga útil: 391 kg
- Reboque sem freio: 550 kg
- Reboque com freio: 550 kg
- Ângulo de entrada: 23,6°
- Ângulo de saída: 27,6°
- Altura mínima do solo: 200 mm
Equipamentos do Ford EcoSport Storm 2.0 AT 4WD 2020
Antes de comprar, é essencial conferir o histórico de revisões, a integridade da tração 4WD e sinais de uso severo. Problemas na suspensão e no câmbio automático podem ser custosos.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Câmera traseira para manobras
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de xenônio
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento traseiro
- Chamada de assistência de emergência
- Tração integral
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Controle automático de velocidade
- Limitador de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Teto solar elétrico
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial
- Grade dianteira ativa
Infotenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
Fonte: Ford, Webmotors, iG e Motor1.