Ford Ka 1.0 SE 2019: Ficha técnica, preço e fotos; ágil no trânsito, mas espaço traseiro reduzido

Ford Ka 1.0 SE 2019: Ficha técnica, preço e fotos; ágil no trânsito, mas espaço traseiro reduzido
Ford Ka 1.0 SE 2019 é um usado prático e econômico, com consumo eficiente e boa autonomia, mas peca na segurança e no desempenho em estradas.
Publicado por em Ficha técnica, Ford e Usados dia

O Ford Ka 1.0 SE 2019 é um carro usado que serve bem para quem procura praticidade no dia a dia. Ele atende especialmente motoristas que rodam bastante na cidade, mas também precisa dar conta de pequenas viagens. É um hatch compacto que entrega agilidade para enfrentar o trânsito urbano e facilidade na hora de estacionar, sendo uma boa opção para quem busca economia sem abrir mão de um veículo atual em design e funcionalidades.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 flex de 85 cv com torque de 10,7 kgfm e câmbio manual de 5 marchas.
  • Consumo médio de 13 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, autonomia acima de 700 km.
  • Direção elétrica, ar-condicionado, porta-malas de 257 litros e espaço razoável para quatro adultos.
  • Segurança limitada, sem controle eletrônico de estabilidade e nota baixa em testes de impacto.
  • Pontos negativos: desempenho modesto, espaço traseiro reduzido e acabamento interno simples.
  • Preço aproximado: R$ 34 mil

Quando o assunto é consumo, o modelo se destaca pelo equilíbrio. Com motor 1.0 flex de três cilindros, o Ford Ka 2019 é capaz de rodar com eficiência tanto na gasolina quanto no etanol. O carro atinge médias satisfatórias, superando facilmente os 13 km/l em trajetos urbanos com gasolina e chegando próximo dos 16 km/l em rodovias. Essa combinação garante boa autonomia, já que o tanque tem capacidade de 51 litros, o que significa menos paradas em postos de combustível e maior tranquilidade para o condutor.

O Ford Ka 1.0 SE 2019 se apresenta como opção prática para o dia a dia. Seu motor flex entrega 85 cv e 10,7 kgfm, atingindo 0 a 100 km/h em cerca de 14,8 segundos, com velocidade máxima de 166 km/h.
O Ford Ka 1.0 SE 2019 se apresenta como opção prática para o dia a dia. Seu motor flex entrega 85 cv e 10,7 kgfm, atingindo 0 a 100 km/h em cerca de 14,8 segundos, com velocidade máxima de 166 km/h.

No quesito conforto, o Ka 1.0 SE oferece soluções simples, mas funcionais para o segmento. A direção elétrica facilita as manobras, enquanto o banco do motorista com regulagem de altura ajuda a encontrar a posição ideal para conduzir. O espaço interno é suficiente para quatro adultos viajarem com razoável comodidade, e o porta-malas de 257 litros atende às necessidades de compras e bagagens de fim de semana. O carro ainda conta com ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros, computador de bordo e conectividade por Bluetooth, que tornam a rotina mais prática.

Em segurança, o modelo traz airbags frontais e Isofix, mas não tem controle eletrônico de estabilidade. Recebeu nota baixa em testes de impacto, exigindo atenção extra do motorista.
Em segurança, o modelo traz airbags frontais e Isofix, mas não tem controle eletrônico de estabilidade. Recebeu nota baixa em testes de impacto, exigindo atenção extra do motorista.

Em termos de segurança, o Ford Ka 2019 apresenta algumas limitações. Apesar de trazer airbags frontais obrigatórios e sistema Isofix para cadeirinhas, deixou a desejar nos testes de colisão do Latin NCAP. A ausência de recursos como controle eletrônico de estabilidade e maior reforço estrutural compromete sua nota em proteção para ocupantes. Ainda assim, para uso urbano em baixa velocidade, atende de forma aceitável quando o motorista mantém atenção redobrada.

O interior conta com direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem e porta-malas de 257 litros. Quatro adultos viajam com razoável conforto, ainda que o espaço traseiro seja limitado.
O interior conta com direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem e porta-malas de 257 litros. Quatro adultos viajam com razoável conforto, ainda que o espaço traseiro seja limitado.

Na hora de escolher um usado como o Ka SE 2019, é importante observar o histórico de manutenção e o estado da carroceria. Conferir a parte elétrica, a integridade do motor 1.0 e do câmbio manual é fundamental. Checar se há desgaste prematuro de embreagem e se a suspensão está firme também ajuda a evitar surpresas. É recomendável, ainda, avaliar se os itens internos estão funcionando corretamente, já que os sistemas de travamento e os comandos elétricos podem apresentar falhas em carros dessa idade.

O consumo se destaca com médias de 13,4 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina. Com tanque de 51 litros, a autonomia passa dos 700 km, garantindo praticidade em viagens curtas.
O consumo se destaca com médias de 13,4 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina. Com tanque de 51 litros, a autonomia passa dos 700 km, garantindo praticidade em viagens curtas.

Os pontos negativos do Ford Ka 1.0 SE 2019 estão ligados principalmente à sua segurança limitada, ao acabamento interno simples e ao desempenho modesto, que pode deixar a desejar em ultrapassagens ou com o carro cheio. O espaço no banco traseiro também não é dos mais generosos dentro do segmento. Assim, apesar de ser um carro econômico e prático, quem busca mais potência, segurança e conforto precisa avaliar bem se o Ka 1.0 SE 2019 atende às expectativas.

Ficha Técnica do Ford Ka SE 1.0 2019

Geral

  • Ano: 2019
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 3
  • Plataforma: B-Car
  • Latin NCAP: 0
  • Proteção adulto: 34%
  • Proteção infantil: 9%
  • Proteção a pedestres: 50%
  • Assistência de segurança: 7%

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Variação do comando: Admissão e escape
  • Cilindrada unitária: 332 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 71,9 mm
  • Razão de compressão: 12:1
  • Curso do pistão: 81,8 mm
  • Deslocamento: 997 cm³
  • Potência máxima: 85 cv (A) / 80 cv (G) a 6500 rpm
  • Código do motor: Ti-VCT
  • Torque máximo: 10,7 kgfm (A) / 10,2 kgfm (G) a 3500 rpm
  • Peso/potência: 12,20 kg/cv
  • Torque específico: 10,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 96,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 85,3 cv/litro
  • Rotação máxima: 6900 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: MX65
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 9,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 175/65 R14 (altura do flanco 114 mm)
  • Traseiros: 175/65 R14 (altura do flanco 114 mm)
  • Estepe: 175/65 R14

Dimensões

  • Comprimento: 3941 mm
  • Largura: 1695 mm
  • Distância entre-eixos: 2491 mm
  • Altura: 1525 mm
  • Porta-malas: 257 litros
  • Tanque de combustível: 51 litros
  • Peso: 1037 kg
  • Carga útil: 423 kg
  • Altura mínima do solo: 169 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal: 2,2 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,33
  • Área frontal corrigida: 0,726 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 166 km/h
  • Aceleração 0–100 km/h: 14,8 s

Consumo

  • Urbano (etanol): 9,2 km/l
  • Rodoviário (etanol): 10,7 km/l
  • Urbano (gasolina): 13,4 km/l
  • Rodoviário (gasolina): 15,5 km/l

Autonomia

  • Urbana (etanol): 469 km
  • Rodoviária (etanol): 546 km
  • Urbana (gasolina): 683 km
  • Rodoviária (gasolina): 791 km

Equipamentos do Ford Ka SE 1.0 2019

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Estepe

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Ajuste do volante em altura
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Tomada de 12 volts
  • Computador de bordo
  • Conta-giros

Fonte: Webmotors e Ford.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.