Ford Ka 1.0 SE 2019 é um usado prático e econômico, com consumo eficiente e boa autonomia, mas peca na segurança e no desempenho em estradas.
O Ford Ka 1.0 SE 2019 é um carro usado que serve bem para quem procura praticidade no dia a dia. Ele atende especialmente motoristas que rodam bastante na cidade, mas também precisa dar conta de pequenas viagens. É um hatch compacto que entrega agilidade para enfrentar o trânsito urbano e facilidade na hora de estacionar, sendo uma boa opção para quem busca economia sem abrir mão de um veículo atual em design e funcionalidades.
Pontos Principais:
- Motor 1.0 flex de 85 cv com torque de 10,7 kgfm e câmbio manual de 5 marchas.
- Consumo médio de 13 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, autonomia acima de 700 km.
- Direção elétrica, ar-condicionado, porta-malas de 257 litros e espaço razoável para quatro adultos.
- Segurança limitada, sem controle eletrônico de estabilidade e nota baixa em testes de impacto.
- Pontos negativos: desempenho modesto, espaço traseiro reduzido e acabamento interno simples.
- Preço aproximado: R$ 34 mil
Quando o assunto é consumo, o modelo se destaca pelo equilíbrio. Com motor 1.0 flex de três cilindros, o Ford Ka 2019 é capaz de rodar com eficiência tanto na gasolina quanto no etanol. O carro atinge médias satisfatórias, superando facilmente os 13 km/l em trajetos urbanos com gasolina e chegando próximo dos 16 km/l em rodovias. Essa combinação garante boa autonomia, já que o tanque tem capacidade de 51 litros, o que significa menos paradas em postos de combustível e maior tranquilidade para o condutor.
O Ford Ka 1.0 SE 2019 se apresenta como opção prática para o dia a dia. Seu motor flex entrega 85 cv e 10,7 kgfm, atingindo 0 a 100 km/h em cerca de 14,8 segundos, com velocidade máxima de 166 km/h.
No quesito conforto, o Ka 1.0 SE oferece soluções simples, mas funcionais para o segmento. A direção elétrica facilita as manobras, enquanto o banco do motorista com regulagem de altura ajuda a encontrar a posição ideal para conduzir. O espaço interno é suficiente para quatro adultos viajarem com razoável comodidade, e o porta-malas de 257 litros atende às necessidades de compras e bagagens de fim de semana. O carro ainda conta com ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros, computador de bordo e conectividade por Bluetooth, que tornam a rotina mais prática.
Em segurança, o modelo traz airbags frontais e Isofix, mas não tem controle eletrônico de estabilidade. Recebeu nota baixa em testes de impacto, exigindo atenção extra do motorista.
Em termos de segurança, o Ford Ka 2019 apresenta algumas limitações. Apesar de trazer airbags frontais obrigatórios e sistema Isofix para cadeirinhas, deixou a desejar nos testes de colisão do Latin NCAP. A ausência de recursos como controle eletrônico de estabilidade e maior reforço estrutural compromete sua nota em proteção para ocupantes. Ainda assim, para uso urbano em baixa velocidade, atende de forma aceitável quando o motorista mantém atenção redobrada.
O interior conta com direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem e porta-malas de 257 litros. Quatro adultos viajam com razoável conforto, ainda que o espaço traseiro seja limitado.
Na hora de escolher um usado como o Ka SE 2019, é importante observar o histórico de manutenção e o estado da carroceria. Conferir a parte elétrica, a integridade do motor 1.0 e do câmbio manual é fundamental. Checar se há desgaste prematuro de embreagem e se a suspensão está firme também ajuda a evitar surpresas. É recomendável, ainda, avaliar se os itens internos estão funcionando corretamente, já que os sistemas de travamento e os comandos elétricos podem apresentar falhas em carros dessa idade.
O consumo se destaca com médias de 13,4 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina. Com tanque de 51 litros, a autonomia passa dos 700 km, garantindo praticidade em viagens curtas.
Os pontos negativos do Ford Ka 1.0 SE 2019 estão ligados principalmente à sua segurança limitada, ao acabamento interno simples e ao desempenho modesto, que pode deixar a desejar em ultrapassagens ou com o carro cheio. O espaço no banco traseiro também não é dos mais generosos dentro do segmento. Assim, apesar de ser um carro econômico e prático, quem busca mais potência, segurança e conforto precisa avaliar bem se o Ka 1.0 SE 2019 atende às expectativas.
Ficha Técnica do Ford Ka SE 1.0 2019
Geral
- Ano: 2019
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: Hatchback
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 3
- Plataforma: B-Car
- Latin NCAP: 0
- Proteção adulto: 34%
- Proteção infantil: 9%
- Proteção a pedestres: 50%
- Assistência de segurança: 7%
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 3 em linha
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Tuchos: Mecânicos
- Variação do comando: Admissão e escape
- Cilindrada unitária: 332 cm³
- Acionamento comando: Correia dentada
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 71,9 mm
- Razão de compressão: 12:1
- Curso do pistão: 81,8 mm
- Deslocamento: 997 cm³
- Potência máxima: 85 cv (A) / 80 cv (G) a 6500 rpm
- Código do motor: Ti-VCT
- Torque máximo: 10,7 kgfm (A) / 10,2 kgfm (G) a 3500 rpm
- Peso/potência: 12,20 kg/cv
- Torque específico: 10,7 kgfm/litro
- Peso/torque: 96,9 kg/kgfm
- Potência específica: 85,3 cv/litro
- Rotação máxima: 6900 rpm
- Viscosidade do óleo: 5W-20
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Código do câmbio: MX65
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 9,6 m
Pneus
- Dianteiros: 175/65 R14 (altura do flanco 114 mm)
- Traseiros: 175/65 R14 (altura do flanco 114 mm)
- Estepe: 175/65 R14
Dimensões
- Comprimento: 3941 mm
- Largura: 1695 mm
- Distância entre-eixos: 2491 mm
- Altura: 1525 mm
- Porta-malas: 257 litros
- Tanque de combustível: 51 litros
- Peso: 1037 kg
- Carga útil: 423 kg
- Altura mínima do solo: 169 mm
Aerodinâmica
- Área frontal: 2,2 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,33
- Área frontal corrigida: 0,726 m²
Desempenho
- Velocidade máxima: 166 km/h
- Aceleração 0–100 km/h: 14,8 s
Consumo
- Urbano (etanol): 9,2 km/l
- Rodoviário (etanol): 10,7 km/l
- Urbano (gasolina): 13,4 km/l
- Rodoviário (gasolina): 15,5 km/l
Autonomia
- Urbana (etanol): 469 km
- Rodoviária (etanol): 546 km
- Urbana (gasolina): 683 km
- Rodoviária (gasolina): 791 km
Equipamentos do Ford Ka SE 1.0 2019
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Limpador e lavador do vidro traseiro
- Travamento central das portas
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Estepe
Conforto
- Ar-condicionado
- Zonas de ar-condicionado: 1
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Ajuste do volante em altura
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Alças de segurança no teto
Infotenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Tomada de 12 volts
- Computador de bordo
- Conta-giros
Fonte: Webmotors e Ford.
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.