A GAC Motor se prepara para ingressar no mercado brasileiro com modelos elétricos homologados pelo Inmetro. O Aion Y, Aion ES e Hyptec HT já constam na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), revelando dados oficiais de consumo e autonomia. Com diferentes propostas, os três veículos fazem parte da estratégia da marca para consolidar sua presença no país.
Pontos Principais:
O Aion Y é um SUV compacto que promete ser uma opção competitiva entre os elétricos acessíveis. O Aion ES é um sedã de porte avantajado que busca atender um segmento carente de opções elétricas. Já o Hyptec HT se destaca pelo porte maior e tecnologias avançadas, posicionando-se entre os modelos mais sofisticados da fabricante.
Além da chegada dos veículos, a GAC anunciou um investimento bilionário no Brasil, com planos de produção local e desenvolvimento de um motor híbrido flex. A marca trabalha em parceria com universidades brasileiras para a adaptação de seus propulsores às condições do mercado nacional.
O Aion Y já aparece na lista do PBEV com autonomia de 318 km no ciclo brasileiro. No padrão NEDC, adotado na China, a fabricante declara alcance de 490 km, embora testes práticos indiquem algo entre 350 e 400 km. O modelo é equipado com um motor elétrico de 136 cv (100 kW) e torque de 23 kgfm.
A bateria do Aion Y tem capacidade de 63,2 kWh e utiliza tecnologia LFP (Lítio-Ferro-Fosfato), proporcionando maior segurança térmica e durabilidade. O consumo energético urbano é de 36,5 km/l e, na estrada, de 35,0 km/l.
Com 4.535 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e 1.650 mm de altura, o SUV compacto conta com entre-eixos de 2.750 mm. O espaço interno foi otimizado pela plataforma dedicada a veículos elétricos, permitindo uma configuração para até cinco ocupantes.
O painel de instrumentos do Aion Y é digital e possui tela de 10,25 polegadas. Já a central multimídia conta com display de 14,6 polegadas. O sistema de som possui seis alto-falantes e o ar-condicionado automático inclui saídas de ventilação para os passageiros traseiros.
O teto solar panorâmico é equipado com cortina elétrica, e a iluminação ambiente permite personalização conforme a preferência do usuário. O conjunto de equipamentos busca atender às exigências do segmento de SUVs elétricos.
O modelo será posicionado como uma alternativa a concorrentes como BYD Yuan Plus e Neta X. Ainda não há informações sobre preços ou data exata de lançamento no Brasil.
O Aion ES também consta na lista do PBEV, sendo classificado como o quinto modelo mais eficiente da nova fase do programa, com consumo energético de 0,45 MJ/km. O sedã tem autonomia de 314 km e é equipado com bateria de 55,2 kWh.
O motor elétrico do Aion ES entrega 136 cv de potência e torque de 22,9 kgfm. O modelo tem 4,81 metros de comprimento e entre-eixos de 2,75 m, oferecendo espaço interno amplo. O porta-malas tem capacidade aproximada de 450 litros.
O modelo globalmente conhecido como Aion S Plus busca se posicionar como uma opção elétrica para um segmento que ainda conta com poucas alternativas no Brasil. A GAC não confirmou a motorização exata que será oferecida no mercado nacional.
O Hyptec HT surge na lista do Inmetro com autonomia de 362 km, sendo o modelo mais potente da marca homologado no Brasil até o momento. No exterior, o modelo conta com motores elétricos que variam de 245 cv a 340 cv, dependendo da versão.
As versões disponíveis na China utilizam baterias entre 70 kWh e 99,5 kWh, mas ainda não há confirmação sobre quais variantes serão comercializadas no Brasil. Originalmente, o modelo conta com portas traseiras do tipo gaivota, mas a fabricante pode optar por versões com portas convencionais.
Concorrente de SUVs elétricos premium, o Hyptec HT deve ser o modelo mais sofisticado da GAC no mercado brasileiro. Ainda não há informações sobre valores ou data oficial de lançamento.
A GAC anunciou um investimento de US$ 1 bilhão para sua operação no Brasil. O plano inclui a produção local de veículos, além do desenvolvimento de um motor híbrido flex, em parceria com universidades federais.
Inicialmente, a adaptação será voltada para motores movidos a gasolina. Com o avanço da estrutura no país, a empresa pretende desenvolver versões compatíveis com etanol. O objetivo é oferecer modelos mais alinhados com a realidade do mercado brasileiro.
A empresa prevê lançar sete veículos no Brasil em 2025, podendo ampliar esse número para 15 até 2030. Além dos modelos elétricos, a marca pode introduzir veículos híbridos e a combustão no futuro.