Google Maps vai ajudar carros elétricos nas viagens mais longas

O Google está expandindo seu suporte para usuários de veículos elétricos, com novas funcionalidades que ajudam a localizar estações de recarga. Essa ação se estende também à plataforma Google Travel, que passará a indicar quais hotéis oferecem facilidades de recarga para veículos elétricos. Com essas atualizações, o Google espera não só facilitar a vida dos usuários mas também incentivar decisões mais conscientes em relação ao meio ambiente.
Publicado em Tecnologia dia 20/04/2024 por Alan Corrêa

A Google anunciou a incorporação de novas funcionalidades no Google Maps e outras plataformas de viagem. As atualizações têm como objetivo oferecer alternativas de rotas e meios de transporte com menor impacto ambiental.

A sustentabilidade tem se tornado um ponto central nas estratégias de desenvolvimento de produtos e serviços em muitas empresas ao redor do mundo. No campo da tecnologia, o Google tem liderado várias iniciativas para integrar práticas sustentáveis em seus produtos, refletindo uma crescente preocupação com o impacto ambiental das atividades humanas. Recentemente, a empresa anunciou novas funcionalidades no Google Maps que visam incentivar o uso de alternativas de transporte mais ecológicas.

As atualizações no Google Maps incluem a introdução de rotas alternativas que promovem o uso de transporte público, caminhadas ou bicicletas, sempre que comparável em tempo e conveniência com as rotas de carro. Esta iniciativa está sendo implementada inicialmente em 15 cidades ao redor do mundo, incluindo grandes centros urbanos na Europa e na América do Norte. O objetivo é facilitar a escolha por opções de transporte menos poluentes e mais eficientes em termos de consumo energético.

Além disso, o Google está expandindo seu suporte para usuários de veículos elétricos, com novas funcionalidades que ajudam a localizar estações de recarga. Essa ação se estende também à plataforma Google Travel, que passará a indicar quais hotéis oferecem facilidades de recarga para veículos elétricos. Com essas atualizações, o Google espera não só facilitar a vida dos usuários mas também incentivar decisões mais conscientes em relação ao meio ambiente.

Novas Funcionalidades no Google Maps

Rotas Sustentáveis

O Google Maps iniciou testes em 15 cidades ao redor do mundo, como Amsterdã, Barcelona, Madri, Roma e Paris, para sugerir rotas alternativas que reduzem o impacto ambiental. Quando um usuário pesquisa por um trajeto de carro, o sistema agora também apresenta opções para realizar o mesmo percurso a pé ou utilizando transporte público.

Alternativas para Longas Distâncias

No Brasil, a busca por trajetos de longa distância incorporou a sugestão de alternativas como ônibus rodoviário. Isso permite que os usuários vejam outras opções além do automóvel particular, promovendo o uso de meios de transporte que potencialmente emitem menos carbono.

Recursos de Recarga para Veículos Elétricos

Outra funcionalidade que está sendo testada utiliza inteligência artificial e avaliações de usuários para indicar locais de estações de recarga para veículos elétricos. Esse recurso é particularmente útil para planejamento de viagens longas com veículos elétricos, pois oferece informações sobre onde os motoristas podem recarregar seus carros ao longo do percurso.

Integração com o Google Travel

A plataforma de viagens Google Travel também receberá atualizações. Agora, ela indicará quais hotéis oferecem sistemas de recarga para veículos elétricos, auxiliando os viajantes a planejar estadias considerando a necessidade de recarregar seus veículos.

Impacto e Implementação

As funcionalidades estão em fase de teste e serão implementadas gradualmente nas próximas semanas em mais de quinze cidades, incluindo Amsterdã, Barcelona, Londres, Montreal, Paris, Roma e Sidney. A expansão desses recursos visa facilitar o acesso a opções de transporte que contribuam para a redução do impacto ambiental.

O Google afirma que essas atualizações são parte de um esforço para auxiliar os usuários a fazerem escolhas que considerem a sustentabilidade ambiental. As novas funcionalidades estão alinhadas com o objetivo de proporcionar opções de transporte público e a pé que são práticas e comparáveis em tempo de viagem às rotas de carro, quando aplicável.

Espera-se que a introdução desses recursos no Google Maps e outras plataformas relacionadas promova um aumento na utilização de meios de transporte mais sustentáveis e conscientize sobre a importância de escolhas ambientalmente responsáveis no contexto de mobilidade e viagens.

*Com informações do Google, Terra e Canaltech.