Entrar em um Honda Civic EXL 2.0 2020 usado é sentir o equilíbrio entre conforto e desempenho. Ideal para cidade e estrada, oferece tecnologia e confiabilidade. Porém, é preciso atenção ao câmbio CVT e à suspensão. Revisões em dia e teste de rodagem são essenciais para evitar surpresas. Escolher bem garante um bom negócio.
Comprar um Honda Civic EXL 2.0 2020 usado pode ser uma escolha acertada para quem busca um sedã confiável, confortável e com boa revenda. Com motor 2.0 flex e câmbio CVT, ele oferece desempenho equilibrado para o dia a dia e viagens, além de um interior sofisticado com bancos de couro, central multimídia e piloto automático. O modelo é reconhecido pela durabilidade e baixo custo de manutenção, fatores que o tornam um dos mais procurados no mercado de seminovos.
Pontos Principais:
- O Honda Civic EXL 2.0 2020 possui motor 2.0 flex de até 155 cv e câmbio CVT.
- Conta com um bom pacote de tecnologia, incluindo bancos de couro e piloto automático.
- É essencial verificar a manutenção do câmbio e o estado da suspensão antes da compra.
- O modelo tem boa valorização no mercado de usados e custo de manutenção acessível.
Apesar dos pontos positivos, é importante estar atento a alguns detalhes antes da compra. O câmbio CVT, embora eficiente, pode apresentar desgaste prematuro caso não tenha recebido manutenção adequada. A suspensão, projetada para conforto, pode sofrer com buracos e exigir reparos. Além disso, alguns proprietários relatam alto consumo urbano quando abastecido com etanol. Por outro lado, a desvalorização é menor que a de concorrentes, e o seguro tem valores competitivos.
O Civic EXL 2.0 2020 é um seminovo equilibrado entre conforto e desempenho, mas requer atenção ao câmbio e consumo. Escolher um bem conservado garante um carro durável e com boa revenda.
Antes de fechar negócio, verifique o histórico de revisões e dê preferência a unidades com manutenção em dia e quilometragem compatível com o uso. Faça um teste de rodagem para avaliar o câmbio e escute ruídos na suspensão. Conferir a procedência, evitando veículos com histórico de sinistros ou leilão, também é essencial. Com os devidos cuidados, o Civic EXL 2.0 2020 continua sendo uma excelente opção no mercado de usados.
Desempenho, motor e potência
O motor 2.0 aspirado gera 150 cv com gasolina e 155 cv com etanol. O torque máximo é de 19,5 kgfm. Faz de 0 a 100 km/h em 10,9 s, atingindo velocidade máxima de 195 km/h.
O motor 2.0 aspirado possui quatro cilindros em linha e está posicionado na parte dianteira, com disposição transversal. A alimentação ocorre por injeção multiponto, proporcionando uma queima eficiente do combustível. O comando de válvulas é único no cabeçote, com acionamento por corrente, garantindo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção ao longo do tempo.
A potência máxima é de 150 cv com gasolina e 155 cv com etanol, entregues a 6.300 rpm. O torque máximo chega a 19,3 kgfm com gasolina e 19,5 kgfm com etanol, disponível a 4.800 rpm. Essa configuração permite um desempenho consistente para o segmento, equilibrando potência e consumo.
A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,9 segundos, um tempo compatível com a proposta do veículo. A velocidade máxima é de 195 km/h. A plataforma utilizada é a CCA, com tração dianteira, o que contribui para uma condução mais estável e segura, distribuindo o peso de maneira eficiente.
Consumo e autonomia
O consumo é de 7,2 a 13 km/l. A autonomia varia entre 403 e 728 km. O tanque tem 56 litros, proporcionando boa distância sem reabastecimento frequente.
O consumo urbano com etanol é de 7,2 km/l, enquanto na estrada o veículo registra 8,9 km/l. Com gasolina, a eficiência melhora para 10,5 km/l na cidade e 13 km/l em rodovias. A autonomia varia conforme o combustível utilizado e o tipo de trajeto percorrido.
No ambiente urbano, a autonomia com etanol é de 403 km, enquanto na estrada pode chegar a 498 km. Com gasolina, a autonomia urbana sobe para 588 km, podendo alcançar 728 km em trajetos rodoviários. O tanque de combustível tem capacidade para 56 litros, proporcionando um bom alcance sem a necessidade de abastecimento frequente.
A eficiência do motor é otimizada pelo câmbio CVT de 7 marchas, que ajusta a rotação do motor de acordo com a necessidade de potência ou economia. Esse conjunto permite um bom equilíbrio entre desempenho e consumo, atendendo motoristas que priorizam conforto e eficiência.
Interior
O câmbio CVT de 7 marchas proporciona trocas suaves. A tração é dianteira, e a direção tem assistência elétrica. A condução é confortável, com boa resposta e estabilidade.
O interior oferece bom espaço para cinco ocupantes, com acabamento que combina materiais de qualidade e um design funcional. O porta-malas tem capacidade para 519 litros, um dos maiores da categoria, permitindo acomodar bagagens com facilidade. O espaço interno favorece o conforto, principalmente para os passageiros do banco traseiro.
O espaço interno acomoda 5 ocupantes com bancos em couro. O ar digital e o isolamento acústico garantem conforto. Há airbags e controle de estabilidade para segurança.
Os bancos revestidos em couro trazem ajustes manuais para o motorista e apoio de braço central. O painel conta com comandos intuitivos, além de um volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade. A presença do ar-condicionado digital com duas zonas melhora a climatização e proporciona mais conforto para todos os ocupantes.
O porta-malas tem 519 litros, permitindo acomodação de malas grandes. A carga útil é de 409 kg, suportando bagagens e objetos volumosos para viagens e uso diário.
No quesito tecnologia, o sistema multimídia inclui conexão USB, Bluetooth, espelhamento de tela e um navegador GPS integrado. O sistema de som e os comandos no volante tornam a experiência mais intuitiva. O veículo também conta com chave presencial, freio de estacionamento eletrônico e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Medidas
A suspensão dianteira é do tipo McPherson independente, enquanto a traseira utiliza um sistema multibraço, proporcionando maior estabilidade e conforto. O conjunto é bem calibrado para absorver irregularidades do solo e garantir uma condução segura em diferentes tipos de piso.
O veículo tem 4.641 mm de comprimento, 1.799 mm de largura e 1.433 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.700 mm, favorecendo o espaço interno e proporcionando um rodar mais estável. O peso total é de 1.291 kg, e a carga útil chega a 409 kg.
Os freios são a disco em todas as rodas, com ventilação nos discos dianteiros. A direção conta com assistência elétrica progressiva, proporcionando respostas mais leves em baixas velocidades e mais firmes em altas. Os pneus são 215/50 R17, garantindo aderência e bom comportamento dinâmico.
Preços aproximados do Honda Civic 2020
- Honda Civic Sedan Sport 2.0 Flex 16V Aut. 4p 2020 – Preço Aproximado: R$ 109 mil
- Honda Civic Sedan LX 2.0 Flex 16V Aut. 4p 2020 – Preço Aproximado: R$ 110 mil
- Honda Civic Sedan EX 2.0 Flex 16V Aut. 4p 2020 – Preço Aproximado: R$ 116 mil
- Honda Civic Sedan EXL 2.0 Flex 16V Aut. 4p 2020 – Preço Aproximado: R$ 119 mil
- Honda Civic Sedan Touring 1.5 Turbo 16V Aut. 4p 2020 – Preço Aproximado: R$ 138 mil
- Honda Civic Coupe Si 1.5 TB 16V 208cv Mec. 2p 2020 – Preço Aproximado: R$ 221 mil
Ficha Técnica do Honda Civic EXL 2.0 2020
O câmbio CVT exige atenção para evitar falhas. A suspensão pode sofrer desgaste precoce. O consumo urbano no etanol é alto. Verifique histórico de revisões e sinais de batida.
Geral
- Ano: 2020
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: Sedã
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 10
- Plataforma: CCA
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Tuchos: Mecânicos
- Cilindrada unitária: 499 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 81 mm
- Razão de compressão: 11:1
- Curso do pistão: 96,9 mm
- Deslocamento: 1997 cm³
- Potência máxima: 155 cv (A) / 150 cv (G) a 6300 rpm
- Código do motor: R20Z1
- Torque máximo: 19,5 kgfm (A) / 19,3 kgfm (G) a 4800 rpm
- Peso/potência: 8,33 kg/cv
- Torque específico: 9,8 kgfm/litro
- Peso/torque: 66,2 kg/kgfm
- Potência específica: 77,6 cv/litro
- Rotação máxima: 6800 rpm
- Viscosidade do óleo: 0W-20
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: CVT de 7 marchas
- Acoplamento: Conversor de torque
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, multibraço
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco sólido
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: 11,2 m
Pneus
- Dianteiros: 215/50 R17
- Traseiros: 215/50 R17
- Estepe: 125/80 R16
Dimensões
- Comprimento: 4641 mm
- Largura: 1799 mm
- Distância entre-eixos: 2700 mm
- Altura: 1433 mm
- Bitola dianteira: 1543 mm
- Bitola traseira: 1557 mm
- Porta-malas: 519 litros
- Tanque de combustível: 56 litros
- Peso: 1291 kg
- Carga útil: 409 kg
Desempenho
- Velocidade máxima: 195 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 10,9 s
Consumo
- Urbano: 7,2 km/l (A) / 10,5 km/l (G)
- Rodoviário: 8,9 km/l (A) / 13 km/l (G)
Autonomia
- Urbana: 403 km (A) / 588 km (G)
- Rodoviária: 498 km (A) / 728 km (G)
Equipamentos do Honda Civic EXL 2.0 2020
Antes de comprar, verifique histórico de revisões e teste o câmbio CVT para evitar problemas. Analise suspensão e ruídos no motor. Evite unidades com sinais de batida ou manutenção irregular.
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Câmera traseira para manobras
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis com refletores duplos
- Faróis de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Vetorização de torque
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Ar quente
- Saída de ar para o banco traseiro
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Cintos de segurança com ajuste de altura
- Bancos revestidos em couro
- Controle automático de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebatíveis eletricamente
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro bipartido
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento interno/remoto do porta-malas
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial
- Freio de estacionamento elétrico
- Auto Hold
- Alças de segurança no teto
Infotenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- Conexão HDMI
Fonte: Webmotors, Olx, Terra, Mobiauto, Revistacarro e Motor1.