Guia de preços e versões do Volkswagen Virtus 2025 para você escolher o sedan que mais te agrada

O Volkswagen Virtus, desde seu lançamento, tem sido uma escolha popular no segmento de sedãs compactos no Brasil. Com uma variedade de versões disponíveis, o modelo 2025 apresenta várias opções que se adaptam a diferentes preferências e necessidades dos consumidores. Cada versão do Virtus vem com especificações distintas e faixas de preço que refletem os recursos e tecnologias embarcados, partindo da versão mais básica até a mais completa, equipada com mais recursos de conforto e tecnologia.
Publicado por Alan Corrêa em Volkswagen dia 12/05/2024

O Volkswagen Virtus 2025 apresenta uma gama de versões que atendem a diferentes preferências e necessidades dos consumidores. Desde a versão mais básica até as mais completas, o sedã compacto oferece uma variedade de equipamentos e configurações de motor, todas construídas sobre a mesma plataforma MQB, garantindo qualidade e eficiência em todas as versões. Cada modelo traz características distintas que visam satisfazer desde os consumidores mais econômicos até aqueles que procuram mais conforto e tecnologia.

A primeira coisa que você precisa saber nesse guia é que essa é a versão sedan do Polo, ou seja, que tem mais porta-malas, se você procura pelo hatch, deve ver aqui sobre o novo VW Polo 2025.

A versão de entrada do Virtus 1.0 TSi é a mais acessível e se distingue principalmente pelo seu câmbio manual. Apesar de ser a opção mais simples, mantém o motor turbo, o que oferece uma experiência de condução dinâmica. Essa versão apela para aqueles que preferem a interação do câmbio manual e procuram um carro com custos operacionais mais baixos sem sacrificar completamente o prazer de dirigir. Com uma boa lista de equipamentos de segurança padrão, ela representa uma escolha sólida para o uso diário.

Subindo na gama, o Virtus 1.0 TSi AT mantém o motor turbo de três cilindros, mas adiciona a conveniência de uma transmissão automática de seis marchas. Este modelo é ideal para quem busca uma experiência de condução mais relaxada, especialmente em trânsito urbano intenso. O câmbio automático proporciona mudanças suaves e contribui para a eficiência do consumo de combustível, uma característica valorizada por muitos consumidores.

As versões mais equipadas, como o Virtus Comfortline e Highline, oferecem mais recursos de conforto e tecnologia. Enquanto o Comfortline foca em entregar um equilíbrio entre preço e recursos adicionais de conforto e segurança, o Highline eleva a experiência com acabamentos superiores e uma lista mais ampla de equipamentos de série. Ambas as versões buscam proporcionar um ambiente mais acolhedor e tecnológico, com sistemas de entretenimento avançados e assistentes de condução que melhoram tanto a segurança quanto o conforto durante a condução. Essa diversidade permite que o Volkswagen Virtus atenda a uma ampla gama de preferências, consolidando sua posição como um competidor forte no segmento de sedãs compactos.

Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 TSi 2025

Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 TSi 2025
Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 TSi 2025

Esta é a versão topo de linha, o Volkswagen Virtus Exclusive 1.4 TSi 2025 (ver ficha técnica) representa uma das opções mais interessantes no mercado de sedãs compactos no Brasil. Equipado para atender a uma gama variada de consumidores, o modelo se destaca por sua combinação de tecnologia, conforto e desempenho. A Volkswagen tem apostado em uma série de melhorias técnicas e estéticas para garantir que este modelo continue sendo uma escolha atraente para quem busca um carro robusto e com bom espaço interno. Essa versão Exclusive traz um toque de sofisticação e modernidade ao segmento, posicionando-se como uma opção sólida para quem deseja um veículo para o uso diário que também serve para viagens mais longas com conforto e segurança.

Dotado de um motor 1.4 turbo de injeção direta, o Virtus Exclusive oferece uma potência de 150 cavalos, o que garante uma experiência ao volante bastante responsiva. Esse motor é capaz de levar o carro de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 209 km/h. O torque máximo de 25,5 kgfm, disponível já a partir de 1500 rpm, assegura uma entrega de força imediata, facilitando ultrapassagens e arrancadas. A transmissão automática de 6 marchas, junto com a tração dianteira e uma direção elétrica bem calibrada, proporciona uma condução suave e precisa, destacando-se em termos de conforto e controle.

No quesito suspensão, o Virtus adota um sistema independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, uma configuração que equilibra bem a estabilidade em altas velocidades e o conforto em pavimentos irregulares. O sistema de freios, com discos ventilados na frente e sólidos atrás, oferece respostas rápidas e um bom poder de parada, contribuindo para a segurança geral do veículo. Os pneus 205/45 R18 complementam a dirigibilidade, oferecendo boa aderência e um desempenho consistente em diversas condições de rodagem.

Interior do Virtus
Interior do Virtus

As dimensões do Virtus são um ponto alto, com um comprimento total de 4560 mm, largura de 1751 mm, e uma distância entre-eixos de 2651 mm, o que proporciona um espaço interno generoso para passageiros e uma capacidade de porta-malas de 521 litros. Isso faz dele uma opção viável tanto para famílias quanto para profissionais que precisam de um carro espaçoso para atividades diárias.

Quanto ao consumo e autonomia, o Virtus se mostra eficiente. No ciclo urbano, o consumo fica em torno de 8,1 km/l com álcool e 11,7 km/l com gasolina, enquanto que em rodovias esses números sobem para 9,9 km/l com álcool e 14 km/l com gasolina, permitindo uma autonomia que pode chegar a 686 km com um tanque de combustível nas condições mais favoráveis.

Os equipamentos de segurança e entretenimento são abrangentes, incluindo múltiplos airbags, sistemas de assistência à condução como controle de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal, assistente de partida em rampa e câmera traseira para manobras. O conforto não fica atrás, com ar-condicionado automático, bancos em couro, ajustes elétricos para os espelhos e faróis com acendimento automático. A área de entretenimento é bem servida com rádio, conexões USB e Bluetooth, além de recursos como carregamento de celular por indução, garantindo que tanto o motorista quanto os passageiros tenham uma experiência agradável a bordo.

Entre os pontos positivos do Virtus Exclusive estão seu desempenho de motor, espaço interno e lista extensa de equipamentos. Contudo, como pontos negativos, pode-se considerar o custo inicial, que, embora justificado pela tecnologia e acabamentos, posiciona o modelo num patamar de preço elevado na categoria dos sedãs compactos.

Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSi 2025

Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSi 2025
Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSi 2025

O Volkswagen Virtus Highline 1.0 TSi 2025 estabelece-se como uma figura de destaque no crescente segmento de sedãs compactos. Com um design alinhado às últimas tendências automotivas e uma construção que prioriza tanto a eficiência quanto o conforto, este modelo apela para um público amplo, variando de famílias pequenas a profissionais em busca de um veículo confiável para o dia a dia. Este Virtus é projetado para proporcionar uma condução equilibrada, mesclando elementos de desempenho com os de economia, o que pode ser percebido tanto na escolha do motor quanto na experiência geral ao volante.

Equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros, o Virtus Highline promove uma experiência de condução energética sem sacrificar a economia de combustível. Este motor entrega uma potência máxima de 128 cavalos e um torque de 20,4 kgfm, permitindo que o carro atinja de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com uma velocidade máxima de 194 km/h. Estes números refletem uma configuração voltada para quem valoriza tanto a agilidade em ambientes urbanos quanto a capacidade de realizar viagens longas com conforto e segurança.

A transmissão automática de seis marchas contribui para uma troca de marchas suave, garantindo que a potência seja entregue de maneira eficiente e sem trancos, o que é complementado pela direção elétrica que proporciona um manuseio preciso e ágil. A suspensão segue o padrão McPherson na frente e eixo de torção na traseira, uma combinação que se adapta bem às imperfeições do asfalto brasileiro, oferecendo um equilíbrio entre conforto e estabilidade.

Os freios, com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, asseguram que o veículo possa ser conduzido com confiança em diversas situações de trânsito. O sistema de pneus 205/50 R17 foi escolhido para oferecer um bom desempenho tanto em piso seco quanto molhado, proporcionando uma aderência eficaz e aumentando a segurança.

No que tange ao consumo e autonomia, o Virtus Highline demonstra ser um carro econômico, consumindo 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada quando abastecido com álcool, e 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina. Esses valores traduzem-se em uma autonomia de até 706 km com um tanque, dependendo do combustível usado, o que é ideal para quem procura um carro econômico para longas distâncias.

Quanto aos equipamentos, o Virtus Highline está bem servido, oferecendo uma ampla gama de funcionalidades que aumentam tanto a segurança quanto o entretenimento a bordo. Destacam-se os múltiplos airbags, câmera traseira para manobras, sistema de alerta de colisão frontal, assistente de partida em rampa e sensores de estacionamento. Para o entretenimento e conforto, o veículo inclui ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, um sistema moderno de rádio com conexões USB e Bluetooth, além de carregador de celular por indução.

Os principais pontos positivos deste modelo incluem seu desempenho equilibrado, eficiência de combustível e a extensa lista de equipamentos de série. Por outro lado, o preço pode ser um fator limitante para alguns compradores, embora este seja justificável dada a tecnologia e as características oferecidas. Em suma, o Virtus Highline 1.0 TSi 2025 apresenta-se como uma opção sólida para quem busca um veículo completo, eficiente e tecnologicamente avançado no mercado de sedãs compactos.

Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSi 2025

Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSi 2025
Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSi 2025

O Volkswagen Virtus Comfortline 1.0 TSi 2025 posiciona-se como uma escolha interessante para consumidores que valorizam um carro com bom equilíbrio entre custo e benefício. Diferentemente da versão Highline, o Comfortline foca em oferecer uma boa experiência de condução mantendo um nível de conforto interno adequado, porém com uma abordagem mais conservadora nos acabamentos internos. A diferença principal entre as duas versões reside na qualidade dos materiais utilizados no interior e em alguns equipamentos de conforto e conveniência que são mais básicos no Comfortline.

Equipado com o mesmo motor turbo de 999 cm³ que a versão Highline, o Virtus Comfortline entrega uma potência de 128 cv, oferecendo um desempenho vigoroso para um carro de sua categoria. A capacidade do motor de alcançar uma velocidade máxima de 194 km/h e a habilidade de ir de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos demonstram a eficiência da engenharia Volkswagen em otimizar o desempenho mesmo em motores de menor capacidade. O torque de 20,4 kgfm disponível já a partir de 2000 rpm proporciona respostas rápidas e satisfatórias, essenciais para a condução urbana e para ultrapassagens seguras na estrada.

A transmissão automática de seis marchas trabalha em conjunto com a tração dianteira para garantir uma experiência de condução suave e estável, ao passo que a direção elétrica contribui para uma resposta ágil do veículo em manobras e em situações que exigem maior precisão. A suspensão, com configuração McPherson na frente e eixo de torção na traseira, é projetada para oferecer um bom compromisso entre conforto e estabilidade, permitindo que o carro absorva bem as irregularidades do asfalto sem comprometer a dirigibilidade.

O sistema de freios, composto por discos ventilados na frente e discos sólidos atrás, garante segurança adicional, permitindo paradas eficientes e controladas. Os pneus 205/55 R16 são adequados para oferecer uma boa aderência em diferentes condições de pista, contribuindo para a segurança geral do veículo.

No que diz respeito ao consumo de combustível, o Virtus Comfortline mostra-se eficiente. Os dados de consumo urbano e rodoviário, com médias de 8,3 km/l e 10,2 km/l no álcool, respectivamente, e 12,1 km/l e 14,4 km/l na gasolina, refletem a capacidade do carro de ser econômico em longas distâncias e eficiente no dia a dia. A autonomia do carro, que pode chegar a 706 km com um tanque de gasolina, é um ponto forte para quem busca reduzir a frequência de paradas para abastecimento.

O pacote de equipamentos de série inclui itens essenciais para a segurança como airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controle de estabilidade e tração, além de assistentes de condução como alerta de colisão frontal e assistente de partida em rampa. No quesito entretenimento e conforto, o modelo conta com ar-condicionado automático, direção assistida, ajuste elétrico dos retrovisores, rodas de liga leve e um sistema de entretenimento completo com rádio, USB, Bluetooth e carregador de celular por indução.

Entre os pontos positivos, destaca-se o equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, além da lista completa de equipamentos de segurança e entretenimento. Como ponto negativo, embora a diferença de acabamento em relação à versão Highline possa ser um fator para alguns consumidores, o preço pode ser visto como competitivo considerando o que o carro oferece.

Volkswagen Virtus 1.0 TSi Automático 2025

Volkswagen Virtus 1.0 TSi Automático 2025
Volkswagen Virtus 1.0 TSi Automático 2025

O Volkswagen Virtus 1.0 TSi AT 2025 é a versão mais acessível entre os automáticos da linha Virtus, apresentando uma combinação de características que o tornam uma escolha atraente para um amplo espectro de consumidores. Esta versão mantém características essenciais como a transmissão automática e o motor turbo, entregando uma experiência de condução que equilibra desempenho e economia de combustível sem os custos adicionais de modelos mais equipados da mesma linha.

Apesar de ser a opção de entrada, o Virtus 1.0 TSi AT não compromete as expectativas quando se trata de desempenho. Equipado com um motor de 999 cm³ capaz de gerar 116 cavalos de potência, o carro oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 201 km/h. Com um torque de 16,8 kgfm disponível já a baixas rotações, o veículo responde bem em diferentes situações de tráfego, seja na agilidade necessária para a cidade ou na força requerida para ultrapassagens em rodovias.

A transmissão automática de seis marchas do modelo é projetada para oferecer trocas de marcha suaves e eficientes, melhorando a experiência de condução e maximizando a eficiência do combustível. A direção elétrica ajuda a tornar o veículo mais ágil e fácil de manobrar, o que é particularmente útil em ambientes urbanos densos. A suspensão, com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, proporciona um equilíbrio adequado entre conforto e estabilidade, adequando-se bem às variadas condições de pavimento encontradas nas cidades brasileiras.

Em relação aos freios, o modelo vem equipado com discos ventilados na frente e tambores na traseira, um sistema eficiente para o porte e a potência do carro. Os pneus 195/65 R15 foram escolhidos para complementar a dirigibilidade e o conforto, oferecendo uma aderência confiável e um desempenho consistente em diferentes condições climáticas.

O consumo de combustível é um dos pontos fortes do Virtus 1.0 TSi AT, com o veículo oferecendo 8,9 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada quando abastecido com álcool, e 12,5 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina. Estas cifras traduzem-se em uma autonomia que pode chegar até 755 km com um único tanque de gasolina, tornando-o uma opção econômica para quem deseja reduzir os custos com combustível.

Quanto aos equipamentos, o Virtus não decepciona, mesmo sendo uma versão mais simples. Ele vem com um pacote completo de segurança, que inclui airbags, controle de estabilidade e de tração, além de sistemas de assistência ao condutor como alerta de colisão frontal e assistente de partida em rampa. O conforto é assegurado por itens como ar-condicionado, ajuste elétrico dos retrovisores e controles automáticos de velocidade. No segmento de entretenimento, o carro oferece rádio, conexões USB e Bluetooth, e carregador de celular por indução, garantindo que as viagens sejam agradáveis tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Os pontos positivos do Virtus 1.0 TSi AT incluem seu preço acessível, o bom desempenho do motor turbo, a eficiência de combustível e o conjunto completo de equipamentos de segurança e conforto. Como pontos negativos, a qualidade dos materiais e dos acabamentos internos pode não corresponder às expectativas de todos os consumidores, especialmente quando comparado com versões mais caras da linha.

Volkswagen Virtus 1.0 TSi Manual 2025

Volkswagen Virtus 1.0 TSi Manual 2025
Volkswagen Virtus 1.0 TSi Manual 2025

O Volkswagen Virtus 1.0 TSi 2025 representa a entrada mais acessível ao mundo dos sedãs compactos da marca, destacando-se particularmente por manter um motor turbo acoplado a uma transmissão manual. Este modelo apela tanto para os motoristas que apreciam a condução envolvente que só um câmbio manual pode oferecer quanto para aqueles que buscam um veículo econômico e funcional para o dia a dia. Como o modelo mais básico da linha, ele oferece o essencial sem muitos luxos, o que pode ser exatamente o que um determinado segmento de consumidores está procurando.

Equipado com um motor de 1.0 litro TSi que entrega 116 cavalos de potência, o Virtus 1.0 TSi proporciona uma experiência de condução ágil, suportada pelo turbo que garante bom desempenho sem comprometer significativamente a economia de combustível. A transmissão manual de cinco marchas permite um controle mais direto e engajado sobre o carro, algo que muitos entusiastas da direção ainda valorizam. Este arranjo resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e uma velocidade máxima de 201 km/h, números respeitáveis para um carro de sua categoria.

A direção elétrica contribui para uma condução mais leve e responsiva, especialmente em ambientes urbanos onde manobras rápidas são frequentemente necessárias. A suspensão do Virtus, com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, está afinada para oferecer um compromisso equilibrado entre conforto e capacidade de resposta, algo essencial em um veículo que pretende servir bem tanto em percursos urbanos quanto em viagens mais longas.

Os freios do veículo, com discos ventilados na frente e tambores atrás, estão alinhados ao padrão do segmento e oferecem desempenho de frenagem adequado para o porte e potência do carro. Os pneus 195/65 R15 fornecem uma base sólida para todo tipo de condução, garantindo uma boa aderência e contribuindo para a segurança geral do veículo.

Em termos de consumo e autonomia, o Virtus 1.0 TSi mostra-se eficiente. Registra 8,4 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada quando abastecido com álcool, e 12,1 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina. Essas cifras se traduzem em uma autonomia que pode alcançar até 725 km com um tanque de gasolina, destacando-se como um veículo econômico para quem deseja reduzir as idas frequentes ao posto de combustível.

O carro está equipado com um pacote completo de segurança, que inclui múltiplos airbags, sistemas de controle de estabilidade e tração, e modernos assistentes de condução como alerta de colisão frontal e monitoramento de pressão dos pneus. Apesar de ser uma versão mais simples, ainda oferece recursos de conforto como ar-condicionado, ajustes elétricos para os retrovisores e controles de velocidade automatizados. No aspecto de entretenimento, o veículo dispõe de rádio, conexões USB e Bluetooth, garantindo conectividade e conveniência para os passageiros.

Os pontos positivos do Volkswagen Virtus 1.0 TSi incluem seu preço competitivo, a economia de combustível e a lista satisfatória de equipamentos de segurança e entretenimento. Por outro lado, os consumidores que buscam mais conforto e recursos avançados de conveniência podem encontrar esta versão um tanto básica.

Virtus Sense: novo modelo de entrada com motor TSI

O Virtus Sense oferece motor 170 TSI de 116 cv com câmbio manual e seis airbags. Com painel digital e sistema de infotainment, o modelo traz itens voltados para segurança e conforto.
O Virtus Sense oferece motor 170 TSI de 116 cv com câmbio manual e seis airbags. Com painel digital e sistema de infotainment, o modelo traz itens voltados para segurança e conforto.

O Novo Virtus Sense foi lançado como a sexta opção na linha do sedã, que conta com cinco versões pré-existentes e três opções de motorização. O Virtus Sense é baseado na versão 170 TSI, equipada com motor de 116 cv e câmbio manual de cinco marchas. Esse modelo oferece um conjunto de funcionalidades projetadas para oferecer praticidade e segurança no uso cotidiano.

Externamente, o Virtus Sense segue o visual robusto e apresenta faróis e lanternas 100% em LED, incluindo uma assinatura diurna exclusiva. O modelo está disponível nas mesmas cores da versão Highline: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal, além das metálicas Cinza Platinum, Prata Sirius e Azul Biscay. A versão Sense traz um design que segue a identidade visual da linha Virtus, mantendo o padrão da Volkswagen para a linha de sedãs.

No interior, o Virtus Sense é equipado com um painel de instrumentos digital de oito polegadas, sistema de infotainment Media Plus II e volante multifuncional. Entre os itens de segurança, o modelo conta com seis airbags, assistente de partida em subidas (hill hold), alerta de frenagem de emergência (ESS), sistema de frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).

*Com informações da Volkswagen e VWNews.