A Volkswagen do Brasil anunciou a expansão da linha Sense, voltada para o segmento de entrada, com o lançamento das novas versões do sedã Virtus e do SUV T‑Cross. Os novos modelos têm como objetivo ampliar o acesso a uma gama de recursos com foco no custo-benefício, mantendo uma lista completa de itens de segurança e tecnologia. A linha Sense, originalmente direcionada ao público PcD, foi ampliada para o varejo e agora está disponível em quatro veículos da marca: Polo, Nivus, Virtus e T‑Cross.
Pontos Principais:
Segundo a Volkswagen, a linha Sense foi criada com a proposta de atender ao público que busca funcionalidades e segurança a um preço competitivo, mantendo o padrão da marca em itens essenciais. A versão Sense do Virtus, inédita para o sedã, e a atualização da versão Sense do T‑Cross, trazem pacotes completos de itens de série e funcionalidades com foco em necessidades de uso diário e familiar.
A linha Sense foi inicialmente desenvolvida para atender ao público PcD, com uma configuração que incluía os principais itens de série e garantia de valores dentro dos limites estabelecidos pelos programas de isenção de impostos no Brasil. Com a ampliação da oferta para o público geral, a Volkswagen busca atender a um perfil mais amplo de consumidores, que incluem pessoas interessadas em veículos para uso familiar e cotidiano, e que buscam um conjunto de funcionalidades acessíveis.
Com o lançamento das novas versões Virtus e T‑Cross Sense, a Volkswagen reforça sua oferta de modelos de entrada com um foco claro no equilíbrio entre custo e benefício. Os veículos estarão disponíveis para o público PcD e para o varejo em todas as concessionárias da marca no Brasil a partir de novembro.
As novas versões dos modelos de entrada da linha Sense, incluindo Polo e Nivus, refletem a estratégia da Volkswagen de oferecer uma gama diversificada de veículos, com configurações variadas para atender às demandas de diferentes perfis de clientes no mercado brasileiro.
O Novo Virtus Sense foi lançado como a sexta opção na linha do sedã, que conta com cinco versões pré-existentes e três opções de motorização. O Virtus Sense é baseado na versão 170 TSI, equipada com motor de 116 cv e câmbio manual de cinco marchas. Esse modelo oferece um conjunto de funcionalidades projetadas para oferecer praticidade e segurança no uso cotidiano.
Externamente, o Virtus Sense segue o visual robusto e apresenta faróis e lanternas 100% em LED, incluindo uma assinatura diurna exclusiva. O modelo está disponível nas mesmas cores da versão Highline: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal, além das metálicas Cinza Platinum, Prata Sirius e Azul Biscay. A versão Sense traz um design que segue a identidade visual da linha Virtus, mantendo o padrão da Volkswagen para a linha de sedãs.
No interior, o Virtus Sense é equipado com um painel de instrumentos digital de oito polegadas, sistema de infotainment Media Plus II e volante multifuncional. Entre os itens de segurança, o modelo conta com seis airbags, assistente de partida em subidas (hill hold), alerta de frenagem de emergência (ESS), sistema de frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).
O T‑Cross Sense, que já estava disponível na linha da Volkswagen desde 2020, agora chega ao mercado em uma versão atualizada para o modelo 2025. Originalmente voltado para o público PcD, o modelo foi posteriormente disponibilizado no varejo em 2021. Na versão atual, o T‑Cross Sense 2025 mantém o motor 200 TSI, com potência de 128 cv, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas.
Externamente, o T‑Cross Sense 2025 oferece três opções de cores: Preto Ninja e Branco Puro, ambas sólidas, e a metálica Prata Pyrit. Assim como na linha completa do Novo T‑Cross, o modelo Sense conta com faróis e lanternas 100% em LED, uma característica que diferencia o modelo dentro do segmento. O design atualizado mantém o padrão estético e a identidade visual da linha, garantindo consistência na apresentação.
No interior, o T‑Cross Sense é equipado com a nova central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, em formato semiflutuante, permitindo um acesso mais intuitivo às funcionalidades. O painel de instrumentos digital de oito polegadas é configurável e posicionado em frente ao motorista. Em termos de segurança, o T‑Cross Sense oferece seis airbags, detector de fadiga, assistente de partida em subidas, sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres e sensor de estacionamento traseiro. O volante também é ajustável em altura e profundidade.
Fonte: Volkswagen, Webmotors e R7.