Guia de Usados: Avaliação Fiat Uno Mille Economy 2013; preço, consumo e desempenho

Em termos de especificações, o Fiat Uno Mille Economy 1.0 possui um motor dianteiro de aspiração natural com instalação transversal e alimentação por injeção multiponto. Com 4 cilindros em linha e uma cilindrada de 999 cm³, este carro oferece uma potência máxima de 66 cv (álcool) e 65 cv (gasolina) a 6000 rpm. O torque máximo é de 9,2 kgfm (álcool) e 9,1 kgfm (gasolina) a 2500 rpm. A transmissão é manual de 5 marchas e a tração é dianteira.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 15/06/2024

O Fiat Uno Mille Economy 1.0, modelo 2013, é um hatchback compacto que apresenta algumas características interessantes para quem busca um veículo econômico e prático para o dia a dia.

Em termos de especificações, o Fiat Uno Mille Economy 1.0 possui um motor dianteiro de aspiração natural com instalação transversal e alimentação por injeção multiponto. Com 4 cilindros em linha e uma cilindrada de 999 cm³, este carro oferece uma potência máxima de 66 cv (álcool) e 65 cv (gasolina) a 6000 rpm. O torque máximo é de 9,2 kgfm (álcool) e 9,1 kgfm (gasolina) a 2500 rpm. A transmissão é manual de 5 marchas e a tração é dianteira.

O Uno Mille pode ser uma boa escolha para quem busca um carro compacto, econômico e prático para o uso diário. Suas características de consumo e autonomia são adequadas para ambientes urbanos e viagens curtas. As opções de conforto e entretenimento, embora básicas, oferecem o essencial para uma condução agradável. A simplicidade do design e da mecânica também pode ser um ponto positivo para quem procura um veículo fácil de manter e com baixo custo de operação.

Desempenho, motor e potência

O modelo analisado possui um motor dianteiro de aspiração natural, com instalação transversal e alimentação por injeção multiponto. Este veículo é equipado com 4 cilindros em linha e uma cilindrada de 999 cm³. A potência máxima oferecida é de 66 cv (álcool) e 65 cv (gasolina) a 6000 rpm, com torque máximo de 9,2 kgfm (álcool) e 9,1 kgfm (gasolina) a 2500 rpm. A transmissão é manual de 5 marchas e a tração é dianteira.

A suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com mola helicoidal, garante uma condução estável. A suspensão traseira também é independente, com feixe de molas semielípticas. Os freios dianteiros são a disco sólido, enquanto os traseiros são a tambor. A direção não assistida possui um diâmetro de giro de 10 metros, o que pode influenciar nas manobras em espaços reduzidos.

O desempenho do veículo inclui uma velocidade máxima de 156 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos, características que proporcionam uma condução adequada tanto para o trânsito urbano quanto para viagens curtas em rodovias.

Consumo e autonomia

Este modelo apresenta um consumo urbano de 8,8 km/l (álcool) e 12,4 km/l (gasolina). No ambiente rodoviário, o consumo é de 9,9 km/l (álcool) e 14,6 km/l (gasolina). A autonomia urbana é de 440 km (álcool) e 620 km (gasolina), enquanto a autonomia rodoviária é de 495 km (álcool) e 730 km (gasolina). Essas características fazem do veículo uma escolha econômica para o uso diário e viagens curtas, com boa autonomia que reduz a necessidade de paradas frequentes para abastecimento.

Interior

O interior do veículo é projetado para oferecer conforto básico, com espaço suficiente para cinco ocupantes. Equipamentos opcionais incluem ar-condicionado, ar quente, direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros e rodas de liga leve. O banco traseiro é rebatível, aumentando a versatilidade do espaço interno. O porta-malas tem uma capacidade de 290 litros, o que é adequado para transportar bagagens pequenas e itens do dia a dia.

A carga útil é de 420 kg, permitindo o transporte de passageiros e carga sem comprometer a performance. A configuração interna é simples, mas funcional, atendendo as necessidades básicas de conforto e conveniência.

Medidas

O modelo possui um comprimento de 3692 mm, largura de 1548 mm, altura de 1445 mm e distância entre-eixos de 2361 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1337 mm e 1357 mm, respectivamente. O peso total do veículo é de 830 kg.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com mola helicoidal, e a traseira também é independente com feixe de molas semielípticas. Os freios dianteiros são a disco sólido, e os traseiros são a tambor. A direção não assistida tem um diâmetro de giro de 10 metros, o que pode ser um desafio em manobras apertadas.

Os pneus dianteiros e traseiros têm dimensões de 145/80 R13, com altura do flanco de 116 mm. O estepe segue a mesma configuração, garantindo uniformidade em caso de substituição.

Preço aproximado do Uno Mille

  • 1990 – Preço Aproximado: R$ 6 mil
  • 1991 – Preço Aproximado: R$ 8 mil
  • 1992 – Preço Aproximado: R$ 8 mil
  • 1993 – Preço Aproximado: R$ 8 mil até R$ 9 mil
  • 1994 – Preço Aproximado: R$ 9 mil até R$ 9 mil
  • 1995 – Preço Aproximado: R$ 9 mil até R$ 9 mil
  • 1996 – Preço Aproximado: R$ 9 mil até R$ 10 mil
  • 1997 – Preço Aproximado: R$ 7 mil até R$ 11 mil
  • 1998 – Preço Aproximado: R$ 7 mil até R$ 10 mil
  • 1999 – Preço Aproximado: R$ 9 mil até R$ 11 mil
  • 2000 – Preço Aproximado: R$ 10 mil até R$ 11 mil
  • 2001 – Preço Aproximado: R$ 10 mil até R$ 11 mil
  • 2002 – Preço Aproximado: R$ 10 mil até R$ 12 mil
  • 2003 – Preço Aproximado: R$ 12 mil até R$ 13 mil
  • 2004 – Preço Aproximado: R$ 12 mil até R$ 14 mil
  • 2005 – Preço Aproximado: R$ 14 mil até R$ 15 mil
  • 2006 – Preço Aproximado: R$ 14 mil até R$ 16 mil
  • 2007 – Preço Aproximado: R$ 15 mil até R$ 17 mil
  • 2008 – Preço Aproximado: R$ 16 mil até R$ 20 mil
  • 2009 – Preço Aproximado: R$ 17 mil até R$ 24 mil
  • 2010 – Preço Aproximado: R$ 18 mil até R$ 24 mil
  • 2011 – Preço Aproximado: R$ 21 mil até R$ 25 mil
  • 2012 – Preço Aproximado: R$ 21 mil até R$ 27 mil
  • 2013 – Preço Aproximado: R$ 22 mil até R$ 39 mil

Ficha Técnica do Fiat Uno Mille Economy 1.0 2013

O consumo urbano é de 8,8 km/l (álcool) e 12,4 km/l (gasolina). No rodoviário, é de 9,9 km/l (álcool) e 14,6 km/l (gasolina), oferecendo boa economia para diferentes tipos de uso.
O consumo urbano é de 8,8 km/l (álcool) e 12,4 km/l (gasolina). No rodoviário, é de 9,9 km/l (álcool) e 14,6 km/l (gasolina), oferecendo boa economia para diferentes tipos de uso.

Geral

  • Ano: 2013
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Indisponível
  • Série: Economy

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Disposição: Transversal
  • Cilindros: 4 em linha
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Razão de compressão: 11,65:1
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Código do motor: Fire
  • Peso/potência: 12,58 kg/cv
  • Peso/torque: 90,2 kg/kgfm
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Variação do comando: Indisponível
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Curso do pistão: 64,9 mm
  • Potência máxima: 66 cv (A) / 65 cv (G) a 6000 rpm
  • Torque máximo: 9,2 kgfm (A) / 9,1 kgfm (G) a 2500 rpm
  • Torque específico: 9,2 kgfm/litro
  • Potência específica: 66,1 cv/litro

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 10 m

Pneus

  • Dianteiros: 145/80 R13
  • Altura do flanco: 116 mm
  • Traseiros: 145/80 R13
  • Altura do flanco: 116 mm
  • Estepe: 145/80 R13

Dimensões

  • Comprimento: 3692 mm
  • Distância entre-eixos: 2361 mm
  • Bitola dianteira: 1337 mm
  • Porta-malas: 290 litros
  • Peso: 830 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Ângulo de entrada: Indisponível
  • Ângulo central: Indisponível
  • Inclinação lateral máx.: Indisponível
  • Altura mínima do solo: 146 mm
  • Largura: 1548 mm
  • Altura: 1445 mm
  • Bitola traseira: 1357 mm
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Carga útil: 420 kg
  • Reboque com freio: Indisponível
  • Ângulo de saída: Indisponível

Desempenho

  • Velocidade máxima: 156 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,2 s

Consumo

  • Urbano: 8,8 km/l (A)
  • Rodoviário: 9,9 km/l (A), 12,4 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 440 km (A)
  • Rodoviária: 495 km (A), 620 km (G)

Equipamentos do Fiat Uno Mille Economy 1.0 2013

Segurança

  • Limpador e lavador do vidro traseiro (Opcional)
  • Travamento central das portas (Opcional)
  • Desembaçador do vidro traseiro (Opcional)

Conforto

  • Ar-condicionado (Opcional)
  • Zonas de ar-condicionado: 1 (De série)
  • Ar quente (Opcional)
  • Direção assistida (Opcional)
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros (Opcional)
  • Rodas de liga leve (Opcional)
  • Banco traseiro rebatível (De série)

Entretenimento

  • Rádio (Opcional)
  • CD player (Opcional)
  • Termômetro do líquido de arrefecimento (De série)

Fiat Uno Mille de Segunda Geraçõ: Vale a pena comprar usado?

O Fiat Uno Mille faz parte da segunda geração desse icônico modelo, que esteve em produção no Brasil de 1984 até 2013. Conhecido pela simplicidade e pelo baixo custo de manutenção, o Uno Mille se destacou como um dos carros mais populares e econômicos do país. Mesmo sem os avanços tecnológicos dos modelos mais recentes, ele permanece uma opção atraente para quem busca um veículo confiável e barato para o dia a dia.

Optar por um Fiat Uno Mille 2010 usado pode ser uma decisão acertada, principalmente para quem prioriza economia e facilidade de manutenção. O modelo é reconhecido pelo consumo de combustível eficiente e pela ampla disponibilidade de peças no mercado, o que reduz os custos com reparos. No entanto, é importante lembrar que o carro não oferece os recursos de segurança e conforto encontrados em veículos mais modernos, como airbags e ABS, presentes apenas nas últimas versões antes do encerramento da linha.

Ao considerar a compra de um Fiat Uno Mille 2010, alguns pontos precisam ser analisados com cuidado. Verificar o estado do motor e da transmissão é fundamental, especialmente em veículos com alta quilometragem, pois o desgaste desses componentes pode ser significativo. Outro item importante é a suspensão, que pode sofrer danos em veículos que rodaram bastante em estradas irregulares. Além disso, certifique-se de que a manutenção foi realizada regularmente e se o carro tem um histórico de revisões adequado.

A inspeção da lataria e dos pneus também é crucial. Devido à simplicidade do Uno Mille, é comum encontrar veículos que passaram por reparos mal feitos, o que pode comprometer a estrutura. Verifique possíveis sinais de ferrugem e vazamentos, e, se possível, solicite um laudo cautelar para garantir que o carro não sofreu acidentes graves. A documentação também deve estar em dia, para evitar problemas futuros.

O Mille pode ser uma boa opção de compra usada, especialmente para quem busca um carro econômico, de manutenção simples e com bom desempenho para o dia a dia. No entanto, é essencial fazer uma avaliação cuidadosa do estado geral do veículo antes de fechar negócio, garantindo que ele não apresente problemas ocultos que possam gerar custos altos no futuro.

*GuiaDeUsados e Webmotors.