O Fiat Freemont Emotion 2.4 2016 surgiu como uma alternativa atraente no mercado de SUVs médios, combinando a robustez de um motor 2.4 de 172 cavalos com o conforto e a tecnologia que atraem famílias em busca de espaço e praticidade. Desenhado em parceria com a Dodge, o Freemont compartilha sua base com o popular Dodge Journey, mas se diferencia em aspectos como acabamento e equipamentos mais refinados, além de ser oferecido com apenas cinco lugares, em contraste com as versões de sete assentos do modelo americano.
Pontos Principais:
Mesmo com um motor potente e uma boa gama de equipamentos de série, o Freemont enfrentou desafios significativos no Brasil. Seu consumo relativamente elevado, combinado com uma dirigibilidade que foi criticada por sua estabilidade nas curvas, acabou impactando negativamente suas vendas. O modelo oferecia uma transmissão automática de seis marchas e tração dianteira, mas não conseguia competir à altura com rivais mais modernos no segmento de SUVs, que avançavam rapidamente em eficiência energética e tecnologia embarcada.
Apesar desses desafios, o Freemont manteve um público fiel, atraído pela proposta de custo-benefício e pela lista generosa de itens de segurança, como controle de estabilidade e assistente de partida em rampas. No entanto, as vendas começaram a declinar, e a Fiat optou por encerrar a produção do modelo em 2016, deixando para trás um SUV que, por alguns anos, foi visto como uma aposta ousada no competitivo mercado brasileiro.
O modelo 2.4 oferece um desempenho equilibrado para um veículo de seu porte. Ele conta com um motor a gasolina de 4 cilindros em linha, com deslocamento de 2360 cm³ e uma potência máxima de 172 cv a 6000 rpm. O torque máximo de 22,4 kgfm é atingido a 4500 rpm. A relação de compressão do motor é de 10,5:1, o que proporciona uma boa eficiência na queima do combustível.
Esse motor é alimentado por um sistema de injeção multiponto e possui aspiração natural, o que significa que não há turbo ou supercompressor. Além disso, o comando de válvulas é duplo no cabeçote, com 4 válvulas por cilindro, e há variação no comando de admissão e escape, o que melhora o desempenho e a eficiência do motor.
Em termos de aceleração, o veículo vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, com uma velocidade máxima de 190 km/h. O motor é acoplado a um câmbio automático de 6 marchas, que garante uma troca de marchas suave e contribui para uma experiência de condução mais confortável. A tração dianteira completa o conjunto, oferecendo um comportamento previsível em condições de estrada.
O consumo de combustível, sempre uma preocupação para os consumidores, apresenta números que refletem o porte e o peso do veículo. No ciclo urbano, ele faz cerca de 7,1 km/l, enquanto em rodovias esse número aumenta para 10,7 km/l. A capacidade do tanque de combustível é de 77 litros, o que lhe confere uma autonomia aproximada de 547 km em áreas urbanas e até 824 km em estradas.
Esses números posicionam o modelo dentro da média de consumo para um veículo com esse tipo de motor e tamanho. É importante considerar que o peso do carro e a tração dianteira influenciam diretamente nesses valores, especialmente no uso urbano, onde o consumo tende a ser mais elevado devido às constantes paradas e retomadas.
O interior do veículo é voltado para o conforto e funcionalidade, com capacidade para acomodar 5 ocupantes. O espaço interno é amplo, com bancos traseiros rebatíveis e bipartidos, o que facilita o transporte de cargas quando necessário. O porta-malas oferece 580 litros de capacidade, ideal para viagens em família ou transporte de grandes volumes.
O acabamento é robusto, com uma série de itens de conforto, como ajuste elétrico dos retrovisores, controle automático de velocidade, ar-condicionado automático com duas zonas de climatização e volante multifuncional. Além disso, o banco do motorista conta com ajuste de altura, garantindo uma posição de dirigir confortável.
Na parte de segurança, o modelo vem equipado com airbags frontais, cintos de 3 pontos para todos os ocupantes, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis e sensores de estacionamento traseiros. O controle eletrônico de estabilidade e tração, aliado aos freios ABS, oferece uma condução segura em diversas condições de estrada.
O veículo apresenta dimensões compatíveis com o segmento dos SUVs médios. Ele tem 1705 mm de altura, 1878 mm de largura e uma distância entre-eixos de 2890 mm, o que contribui para o seu excelente espaço interno. O peso total do carro é de 1815 kg, com uma carga útil de 565 kg.
A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira também é independente, do tipo multibraço, o que proporciona um rodar confortável e estável, mesmo em estradas mais irregulares. Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a disco sólido, garantindo eficiência nas frenagens.
A direção conta com assistência hidráulica, o que facilita a condução, especialmente em manobras urbanas. O diâmetro de giro é de 11,7 metros, adequado para um SUV desse porte. Os pneus, com medidas 225/65 R17, oferecem uma boa aderência tanto em pisos secos quanto molhados.
Embora o preço do modelo possa variar dependendo da região e das condições do mercado, os valores aproximados para essa versão estão na faixa de R$ 70 mil no mercado de veículos seminovos. É importante verificar a condição do veículo e eventuais atualizações de valores para ter uma ideia mais precisa sobre o custo final.
Fonte: Stellantis, Wikipedia, AutoPapo, GuiaDeUsados, Webmotors e G1.