A Fiat Strada Adventure 1.8 CD 2011 é uma picape robusta com caçamba de 580L, ideal para trabalho leve e lazer, unindo utilidade e estilo. Positivos: suspensão elevada, motor confiável e versatilidade. Negativos: alto consumo, espaço interno limitado e desgaste na suspensão em uso intenso.
A Fiat Strada Adventure 1.8 16V CD 2011 é uma picape leve que se destaca pela versatilidade, sendo ideal tanto para o trabalho quanto para o lazer. Com motor 1.8 flex de 132 cv, suspensão elevada e pneus de uso misto, ela encara terrenos urbanos e rurais com facilidade, especialmente para quem precisa transportar cargas moderadas ou busca um veículo com apelo aventureiro. Seu design robusto e os recursos como bloqueio de diferencial Locker são atrativos adicionais, além de itens de conforto como ar-condicionado, direção hidráulica e som integrado.
Pontos Principais:
- Motor 1.8 flex com potência de até 132 cv.
- Capacidade da caçamba de 580 litros.
- Sistema Locker para melhor desempenho em terrenos difíceis.
- Consumo elevado de combustível, especialmente com etanol.
Apesar de seus méritos, quem busca uma unidade usada deve estar atento a alguns defeitos comuns do modelo. Entre eles, o consumo elevado de combustível, que pode pesar no bolso, e o espaço interno limitado na versão cabine dupla, especialmente para os passageiros do banco traseiro. Problemas frequentes incluem desgaste na suspensão devido ao uso em terrenos irregulares e sinais de corrosão na carroceria, típicos de veículos mais antigos. Por outro lado, a mecânica robusta e a boa capacidade de carga são pontos positivos, tornando-a uma escolha confiável se estiver em boas condições.
A Fiat Strada Adventure 2011 é ideal para quem busca uma picape usada versátil, voltada para trabalho leve, lazer ou uso misto em terrenos urbanos e rurais.
Ao comprar uma Strada Adventure usada, é essencial verificar o estado da suspensão, sinais de vazamentos no motor e avaliar o desgaste dos pneus, já que o uso em estradas de terra é comum nesse modelo. Priorize veículos com histórico de manutenção em dia, preferencialmente com revisão recente do sistema Locker e da embreagem. Uma inspeção detalhada na caçamba e nos componentes da carroceria pode revelar sinais de uso severo. Além disso, teste o funcionamento dos equipamentos elétricos e confirme se os documentos estão em ordem. Com atenção a esses detalhes, a Strada Adventure 2011 pode ser uma excelente aquisição.
Desempenho, motor e potência
Motor de 1.747 cm³, 132 cv (álcool) e 130 cv (gasolina), torque de 18,9 kgfm e 18,4 kgfm. Faz 0-100 km/h em 10,3 s, com velocidade máxima de 179 km/h.
Este modelo oferece um desempenho equilibrado, combinando eficiência com potência para atender às demandas urbanas e rodoviárias. Equipado com motor de 1.747 cm³ de deslocamento e quatro cilindros em linha, possui aspiração natural e injeção multiponto. A potência máxima é de 132 cv (álcool) e 130 cv (gasolina), ambos alcançados a 5.250 rpm. O torque também é expressivo, atingindo 18,9 kgfm (álcool) e 18,4 kgfm (gasolina) a 4.500 rpm. Com uma relação peso/potência de 9,11 kg/cv, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 10,3 segundos, com uma velocidade máxima de 179 km/h.
A transmissão manual de cinco marchas trabalha em conjunto com o sistema de tração dianteira, proporcionando boa resposta e controle. A plataforma utilizada é a 178, reforçando a robustez e confiabilidade do conjunto mecânico.
Consumo e autonomia
Consumo flex eficiente: 6,7 km/l (álcool) na cidade e até 11,1 km/l (gasolina) na estrada. Tanque de 58 litros garante autonomia de até 644 km em rodovias.
A eficiência energética se destaca pelo consumo flex, que varia conforme o tipo de combustível e o ambiente de uso. No meio urbano, o consumo com álcool é de 6,7 km/l, enquanto na gasolina chega a 9,8 km/l. Já no rodoviário, o desempenho melhora, marcando 7,5 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina.
Esses números refletem em uma autonomia urbana de 389 km (álcool) e 568 km (gasolina), e rodoviária de 435 km (álcool) e 644 km (gasolina). A capacidade do tanque de combustível é de 58 litros, garantindo bons trajetos sem necessidade de reabastecimento frequente.
Interior
Manual de 5 marchas, tração dianteira e direção hidráulica garantem controle preciso e respostas adequadas em diversos tipos de terreno.
Projetado para comportar até quatro ocupantes, o interior prioriza a funcionalidade e o conforto, com espaço adequado para uma picape compacta.
Interior acomoda 4 ocupantes com conforto básico. Segurança atende ao essencial, garantindo funcionalidade e praticidade em trajetos urbanos e rodoviários.
A configuração de duas portas pode limitar o acesso aos assentos traseiros, mas compensa com o ambiente bem planejado. Para segurança, conta com elementos básicos, alinhados à proposta do segmento.
Caçamba
Caçamba de 580 litros suporta até 650 kg, ideal para cargas leves e médias. Espaço versátil para quem precisa unir transporte e atividades cotidianas.
A caçamba apresenta capacidade volumétrica de 580 litros, adequada para uso misto entre carga e atividades cotidianas. A carga útil permitida é de até 650 kg, reforçando a versatilidade do veículo para quem busca transportar mercadorias ou itens volumosos.
Medidas
Medidas compactas: 4.471 mm de comprimento, pneus 205/70 R15, freios com discos ventilados e tambores. Suspensão robusta enfrenta terrenos variados com facilidade.
As dimensões incluem comprimento de 4.471 mm, largura de 1.740 mm, altura de 1.631 mm e distância entre-eixos de 2.753 mm. A altura mínima do solo é de 200 mm, permitindo trafegar em terrenos variados sem dificuldade. A bitola dianteira mede 1.469 mm, enquanto a traseira alcança 1.430 mm.
No quesito suspensão, o sistema dianteiro é independente do tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto o traseiro utiliza eixo rígido com mola parabólica de lâmina única. Os freios contam com discos ventilados na frente e tambores na traseira. A direção é hidráulica, com diâmetro de giro de 11,3 metros.
Os pneus, tanto dianteiros quanto traseiros, são de medida 205/70 R15, incluindo o estepe, que mantém a uniformidade em caso de substituição.
Preços Aproximados da Fiat Strada 2011
- Strada 1.4 MPI Fire Flex 8V CS – Preço aproximado: R$ 34 mil (001221-1)
- Strada 1.4 MPI Fire Flex 8V CE – Preço aproximado: R$ 34 mil (001222-0)
- Strada Celeb. 1.4 MPI Fire Flex 8V CS – Preço aproximado: R$ 35 mil (001311-0)
- Strada Celeb. 1.4 MPI Fire Flex 8V CE – Preço aproximado: R$ 36 mil (001312-9)
- Strada Working 1.4 MPI Fire Flex 8V CS – Preço aproximado: R$ 36 mil (001291-2)
- Strada Trekking 1.4 MPI Fire Flex 8V CS – Preço aproximado: R$ 36 mil (001232-7)
- Strada Trekking 1.8 MPI Flex 8V CS – Preço aproximado: R$ 38 mil (001217-3)
- Strada Working 1.4 MPI Fire Flex 8V CE – Preço aproximado: R$ 38 mil (001292-0)
- Strada Working Celeb. 1.4 Fire Flex 8V CE – Preço aproximado: R$ 39 mil (001390-0)
- Strada Trekking 1.4 MPI Fire Flex 8V CE – Preço aproximado: R$ 39 mil (001233-5)
- Strada Sporting 1.8 Flex 16V CE – Preço aproximado: R$ 42 mil (001335-8)
- Strada Adventure 1.8/1.8 Locker Flex CE – Preço aproximado: R$ 45 mil (001257-2)
- Strada Adventure 1.8/1.8 Locker Flex CD – Preço aproximado: R$ 45 mil (001277-7)
- Strada Working 1.4 MPI Fire Flex 8V CD – Preço aproximado: R$ 46 mil (001293-9)
- Strada Working Celeb. 1.4 Fire Flex 8V CD – Preço aproximado: R$ 46 mil (001391-9)
Ficha Técnica do Fiat Strada Adventure 1.8 16V CD 2011
Suspensão McPherson dianteira e eixo rígido traseiro. Freios a disco ventilado na frente e tambores atrás. Pneus 205/70 R15, incluindo estepe.
Geral
- Ano: 2011
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: Picape
- Porte: Compacto
- Lugares: 4
- Portas: 2
- Geração: 1
- Plataforma: 178
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Disposição: Transversal
- Alimentação: Injeção multiponto
- Cilindros: 4 em linha
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Tuchos: Hidráulicos
- Cilindrada unitária: 437 cm³
- Acionamento comando: Corrente
- Válvulas por cilindro: 4
- Diâmetro do cilindro: 80,5 mm
- Razão de compressão: 11,2:1
- Curso do pistão: 85,8 mm
- Deslocamento: 1.747 cm³
- Potência máxima: 132 cv (álcool) / 130 cv (gasolina) a 5.250 rpm
- Código do motor: E.torQ
- Torque máximo: 18,9 kgfm (álcool) / 18,4 kgfm (gasolina) a 4.500 rpm
- Peso/potência: 9,11 kg/cv
- Torque específico: 10,8 kgfm/litro
- Peso/torque: 63,7 kg/kgfm
- Potência específica: 75,6 cv/litro
- Viscosidade do óleo: 5W-30
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Código do câmbio: C510
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento elástico traseiro: Mola parabólica de lâmina única
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 11,3 m
Pneus
- Dianteiros: 205/70 R15
- Traseiros: 205/70 R15
- Altura do flanco: 144 mm
- Estepe: 205/70 R15
Dimensões
- Comprimento: 4.471 mm
- Largura: 1.740 mm
- Distância entre-eixos: 2.753 mm
- Altura: 1.631 mm
- Bitola dianteira: 1.469 mm
- Bitola traseira: 1.430 mm
- Caçamba: 580 litros
- Tanque de combustível: 58 litros
- Peso: 1.203 kg
- Carga útil: 650 kg
- Reboque sem freio: 400 kg
- Altura mínima do solo: 200 mm
Desempenho
- Velocidade máxima: 179 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 10,3 s
Consumo
- Urbano (álcool): 6,7 km/l
- Rodoviário (álcool): 7,5 km/l
- Urbano (gasolina): 9,8 km/l
- Rodoviário (gasolina): 11,1 km/l
Autonomia
- Urbana (álcool): 389 km
- Rodoviária (álcool): 435 km
- Urbana (gasolina): 568 km
- Rodoviária (gasolina): 644 km
Fonte: Stellantis