Guia de Usados: Ficha técnica do Chevrolet Vectra GT 2.0 AT 2011; preço e desempenho do hatch com visual esportivo

O Vectra GT 2.0 AT 2011 é um hatch médio espaçoso e confortável, ideal para uso urbano e viagens curtas. Oferece bom custo-benefício, mas consome muito e possui câmbio antigo. Verifique histórico de revisões, câmbio, suspensão e interior antes de comprar. Prefira modelos bem cuidados.
Publicado em Usados dia 20/01/2025 por Alan Corrêa

Comprar um Chevrolet Vectra Hatch GT 2.0 automático 2011 pode ser uma escolha interessante para quem busca um hatch médio com estilo esportivo e bom espaço interno. O modelo, que marcou a última fase do Vectra no Brasil, oferece um motor 2.0 Flex com até 140 cavalos e itens de conforto como ar-condicionado, direção hidráulica e rodas de liga leve. Com seu design arrojado e interior espaçoso, é ideal para famílias pequenas ou para quem precisa de um carro versátil para o dia a dia e viagens curtas. No entanto, seu câmbio automático de apenas 4 marchas e o consumo elevado podem ser limitadores.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 Flex com até 140 cv e câmbio automático de 4 marchas.
  • Design esportivo e interior espaçoso, ideal para uso urbano e viagens curtas.
  • Consumo elevado e câmbio antigo como principais desvantagens.
  • É essencial verificar histórico de manutenção e estado geral antes de comprar.

Entre os pontos positivos, destacam-se o custo-benefício no mercado de usados e a manutenção relativamente acessível. Contudo, o Vectra Hatch apresenta desvantagens que devem ser avaliadas com atenção, como a desvalorização acentuada e o consumo de combustível, que pode ser alto tanto na cidade quanto na estrada. Problemas na suspensão traseira, desgaste prematuro de peças internas e histórico de manutenção irregular são comuns em unidades mal cuidadas. Portanto, é essencial verificar o estado geral do veículo antes de fechar negócio.

Ao avaliar um Vectra Hatch usado, fique atento a itens como o funcionamento do câmbio automático, possíveis vazamentos no motor e histórico de revisões. Teste o ar-condicionado, inspecione a suspensão e procure sinais de desgaste excessivo no interior. Priorize veículos com manutenção em dia, preferencialmente com histórico comprovado. Outra dica é negociar o preço com base no custo de eventuais reparos, especialmente em unidades com quilometragem elevada. Se bem cuidado, o modelo pode oferecer conforto e segurança a um preço competitivo.

Desempenho, motor e potência

O modelo conta com um motor de aspiração natural, posicionado na dianteira e disposto de forma transversal. Ele é alimentado por injeção multiponto e possui quatro cilindros em linha, com um comando de válvulas único no cabeçote e tuchos hidráulicos. A cilindrada total é de 1.998 cm³, com diâmetro e curso dos pistões medindo 86 mm. A razão de compressão é de 11,5:1.

A potência máxima gerada é de 140 cv quando abastecido com etanol e 133 cv com gasolina, ambas atingidas a 5.600 rpm. O torque máximo chega a 19,7 kgfm com etanol e 18,9 kgfm com gasolina, disponível a 2.600 rpm. A potência específica é de 70,1 cv/litro, enquanto o peso/potência do veículo é de 9,46 kg/cv. A transmissão é automática de quatro marchas, com tração dianteira, sendo acoplada a um conversor de torque.

O desempenho é sólido para a categoria, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos e velocidade máxima de 185 km/h. A plataforma utilizada no veículo é a delta, que suporta um comportamento equilibrado entre desempenho e conforto nas condições urbanas e rodoviárias.

Consumo e autonomia

O consumo varia conforme o tipo de combustível utilizado. Com etanol, o modelo registra 5,4 km/l em trechos urbanos e 6,8 km/l em rodovias. Quando abastecido com gasolina, o consumo melhora para 7,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.

A autonomia do veículo reflete esses números. Com o tanque de 52 litros, o alcance urbano é de 281 km com etanol e 411 km com gasolina. Em condições rodoviárias, a autonomia aumenta para 354 km com etanol e 541 km com gasolina. Esses números são importantes para quem busca um veículo com boa capacidade de rodagem, especialmente em viagens de longa distância.

Interior

O interior oferece espaço suficiente para acomodar cinco ocupantes, com um ambiente bem planejado. O porta-malas tem capacidade para 345 litros, ideal para o transporte de bagagens em viagens ou uso diário. O espaço interno também é otimizado, com bancos rebatíveis e ajustes que proporcionam flexibilidade no transporte de cargas menores.

O modelo apresenta características de conforto, como ar-condicionado automático, direção assistida e bancos com ajuste de altura. Os vidros e retrovisores elétricos estão presentes, assim como o ajuste de altura e profundidade do volante. Recursos adicionais incluem apoio de braço dianteiro e traseiro, além de um porta-luvas climatizado.

Apesar do bom espaço interno e equipamentos de conforto, é importante observar o desgaste de componentes no caso de aquisição de veículos usados. Elementos como bancos, acabamentos e o sistema de ar-condicionado devem ser inspecionados para garantir o bom funcionamento e evitar custos adicionais após a compra.

Medidas

As medidas do veículo incluem 4.249 mm de comprimento, 1.753 mm de largura e 1.465 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.614 mm, o que contribui para o espaço interno. O peso do veículo é de 1.325 kg, com uma carga útil de 480 kg. A altura mínima do solo é de 126 mm, o que oferece estabilidade em diferentes tipos de vias.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza eixo de torção. Ambas contam com molas helicoidais como elemento elástico. Os freios dianteiros são discos ventilados, e os traseiros são do tipo tambor, garantindo uma frenagem eficiente.

Os pneus têm dimensões 205/55 R16, tanto na dianteira quanto na traseira, com altura do flanco de 113 mm. A direção é assistida hidraulicamente, com um diâmetro de giro de 10,85 metros, proporcionando boa manobrabilidade, mesmo em espaços menores.

Preços aproximados do Chevrolet Vectra GT 2011

Ficha Técnica do Chevrolet Vectra Hatch GT 2.0 AT 2011

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Chevrolet Vectra Hatch GT 2.0 AT 2011

Segurança

Conforto

Infotenimento

Chevrolet Vectra GT: características, problemas e preços dos usados

Chevrolet Vectra GT é um hatch médio que surgiu como alternativa moderna ao Astra. Com motor 2.0 flex e duas versões principais, GT e GT-X, o modelo foi lançado em 2007 e permaneceu no mercado até 2011. Ele é lembrado por ser robusto e ter um conjunto mecânico confiável, mas apresenta desafios que o comprador deve considerar.

O hatch chegou ao Brasil em 2007, utilizando a base do Astra europeu. Apesar do design atualizado, a mecânica manteve o motor Flexpower, comum no Astra e na Zafira, com potência de 128/121 cv. As duas versões iniciais, GT e GT-X, eram equipadas com ar-condicionado digital, airbag duplo, trio elétrico e GPS portátil.

Em 2009, o modelo recebeu atualizações visuais. A grade foi redesenhada com friso central, faróis ganharam máscara negra e as rodas apresentaram novo design. A linha de motores também evoluiu, alcançando 140/133 cv, melhorando o consumo e o desempenho.

O Vectra GT tem menor entre-eixos em relação ao sedã, o que limita o espaço interno. O porta-malas comporta 345 litros. Para o comprador, é essencial testar itens como a embreagem, conhecida por apresentar trepidações e desgaste precoce. A caixa de direção também tem histórico de ruídos, resolvidos somente com substituição completa.

Entre as vantagens, o GT-X traz adicionais como rodas aro 17, sensores de chuva e piloto automático. Porém, o consumo de combustível é um ponto de atenção, especialmente na versão anterior à atualização de 2009. Dados de teste mostram médias de 5,6 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol.

Problemas comuns relatados pelos proprietários incluem falhas na ignição, com a chave travando no tambor, e panes no sistema elétrico, que podem acionar os vidros ou faróis de forma involuntária. Soluções geralmente envolvem a substituição de peças específicas.

Os valores de mercado variam conforme o ano e a versão. Modelos de 2008 têm preços médios em torno de R$ 33.000, enquanto unidades de 2011 podem alcançar R$ 42.000. É recomendado verificar o histórico de manutenção antes da compra para evitar despesas inesperadas.

Apesar de sua curta vida no mercado, o Vectra GT ainda é uma opção entre os hatches médios usados, especialmente para quem valoriza confiabilidade mecânica e boa oferta de equipamentos de série.

Fonte: Icarros, Webmotors, Wikipedia e QuatroRodas.