O Ford EcoSport XLT 1.6 2012 usado é ideal para uso urbano e leve off-road. Pontos positivos incluem boa dirigibilidade e espaço interno; negativos são suspensão frágil e acabamento simples. Verifique histórico de manutenção, embreagem e suspensão antes de comprar. Prefira modelos bem conservados.
O Ford EcoSport XLT 1.6 2012 é um SUV compacto projetado para o uso urbano e, eventualmente, em terrenos leves. Ele utiliza o motor Zetec Rocam 1.6 Flex, com potência de até 115 cv no etanol e 107 cv na gasolina. Seu desempenho é suficiente para tarefas cotidianas, com boa posição de dirigir e espaço interno adequado para pequenas famílias.
Pontos Principais:
- Motor 1.6 Flex com até 115 cv no etanol.
- Consumo médio competitivo para a categoria.
- Suspensão robusta para terrenos leves.
- Itens de série incluem ar-condicionado e direção hidráulica.
Por outro lado, o EcoSport XLT 1.6 2012 não é isento de defeitos. Entre os problemas mais relatados estão o desgaste precoce da embreagem e falhas na suspensão, especialmente em veículos que circularam em estradas ruins. O acabamento interno, apesar de funcional, tem materiais simples e suscetíveis a desgaste com o tempo. É importante avaliar se o histórico de manutenção foi seguido corretamente, pois a negligência pode gerar custos altos com reparos. Além disso, o consumo de combustível, embora razoável, pode não agradar aqueles que buscam máxima eficiência.
O Ford EcoSport XLT 1.6 2012 é um SUV compacto com motor 1.6 Flex, ideal para uso urbano e ocasional em terrenos leves. Oferece potência suficiente e bom custo-benefício para sua categoria.
Antes de comprar um Ford EcoSport XLT 1.6 usado, é essencial verificar o estado da embreagem, da suspensão e dos pneus, além de procurar por sinais de desgaste irregular no interior. Certifique-se de que a documentação esteja em dia e que o carro não tenha histórico de colisões graves ou sinistros. Realizar uma inspeção em uma oficina de confiança pode evitar surpresas desagradáveis. Por fim, opte por um modelo bem conservado, preferencialmente com revisões feitas regularmente e quilometragem compatível com o uso. Assim, é possível desfrutar de um SUV confiável sem comprometer o orçamento.
Desempenho, Motor e Potência
Motor 1.6 Flex, potência de 115 cv no etanol e 110 cv na gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com velocidade máxima de 170 km/h.
O desempenho é garantido por um motor com propulsão a combustão, funcionando com tecnologia flex (álcool/gasolina). Este motor está instalado na parte dianteira do veículo e conta com disposição transversal. Equipado com 4 cilindros em linha e um deslocamento total de 1598 cm³, o motor possui 2 válvulas por cilindro, comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por corrente. A aspiração é natural, e a alimentação é feita por injeção multiponto.
A potência máxima gerada é de 107 cv (com gasolina) a 5500 rpm, enquanto o torque máximo chega a 14,5 kgfm (com gasolina) a 4250 rpm. A razão de compressão é de 12,3:1, e os índices de potência e torque específicos são de 67,0 cv/litro e 9,6 kgfm/litro, respectivamente.
O veículo utiliza a plataforma Ford B3, com tração dianteira e transmissão manual de 5 marchas. O desempenho em aceleração de 0 a 100 km/h é alcançado em 13,4 segundos, com velocidade máxima de 165 km/h.
Consumo e Autonomia
Consumo médio de 8,5 km/l no etanol e 11 km/l na gasolina. Com tanque de 54 litros, sua autonomia gira em torno de 500 km, variando conforme as condições.
No consumo urbano, registra uma média de 8,8 km/l com gasolina, enquanto em rodovias alcança 10,3 km/l. A autonomia urbana é de 475 km com o tanque cheio, enquanto a autonomia em rodovias é de 556 km, considerando a capacidade do tanque de combustível de 54 litros.
Interior
Transmissão manual de 5 marchas. Direção hidráulica, tração dianteira. O conjunto é eficiente e ideal para o uso urbano e viagens curtas em terrenos leves.
O modelo oferece espaço para 5 ocupantes distribuídos em um ambiente confortável, com configuração de um utilitário esportivo compacto. O porta-malas tem capacidade para 296 litros, ideal para transporte de bagagens moderadas. A carga útil é de 462 kg, o que atende a necessidades diárias ou viagens.
Medidas
As dimensões externas incluem 4240 mm de comprimento, 1672 mm de altura e 1734 mm de largura, com uma distância entre-eixos de 2490 mm. A bitola dianteira é de 1484 mm e a traseira, 1446 mm. O peso total do veículo é de 1208 kg.
A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza um eixo de torção. Ambas contam com molas helicoidais como elemento elástico. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros utilizam tambores. A direção é hidráulica, com diâmetro de giro de 10 metros.
Os pneus possuem medidas 205/65 R15, sendo iguais para os dianteiros, traseiros e o estepe. A altura do flanco é de 133 mm.
Preços Aproximados do Ford Ecosport 2012
- Ford Ecosport XLT 1.6/ 1.6 Flex 8V 5p 2012 – Preço Aproximado: R$ 36 mil
- Ford Ecosport XL 1.6/ 1.6 Flex 8V 5p 2012 – Preço Aproximado: R$ 39 mil
- Ford Ecosport XLS 1.6/ 1.6 Flex 8V 5p 2012 – Preço Aproximado: R$ 40 mil
- Ford Ecosport XLT 2.0/ 2.0 Flex 16V 5p Mec. 2012 – Preço Aproximado: R$ 40 mil
- Ford Ecosport XLT Freestyle 1.6 Flex 8V 5p 2012 – Preço Aproximado: R$ 40 mil
- Ford Ecosport XLS 2.0/ 2.0 Flex 16V 5p Aut. 2012 – Preço Aproximado: R$ 41 mil
- Ford Ecosport XLT 2.0/ 2.0 Flex 16V 5p Aut. 2012 – Preço Aproximado: R$ 41 mil
- Ford Ecosport Freestyle 1.6 16V Flex 5p 2012 – Preço Aproximado: R$ 41 mil
- Ford Ecosport 4WD 2.0/ 2.0 Flex 16V 5p 2012 – Preço Aproximado: R$ 42 mil
- Ford Ecosport XLT Freestyle 2.0 Flex 16V 5p 2012 – Preço Aproximado: R$ 42 mil
Ficha Técnica do Ford Ecosport XLT 1.6 2012
Medidas gerais incluem 4,23 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,65 m de altura, entre-eixos de 2,49 m e peso de 1.230 kg. Proporções ideais para um SUV compacto.
Geral
- Ano: 2012
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Flex (álcool/gasolina)
- Procedência: Nacional
- Configuração: SUV
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 1
- Plataforma: Ford B3
- Série: Não especificado
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Disposição: Transversal
- Cilindros: 4 em linha
- Cilindrada unitária: 399 cm³
- Válvulas por cilindro: 2
- Razão de compressão: 12,3:1
- Deslocamento: 1598 cm³
- Código do motor: Zetec Rocam
- Peso/potência: 11,29 kg/cv
- Peso/torque: 79,0 kg/kgfm
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Injeção multiponto
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Variação do comando: Não especificado
- Acionamento comando: Corrente
- Diâmetro do cilindro: 82,07 mm
- Curso do pistão: 75,5 mm
- Potência máxima: 107 cv (G) a 5500 rpm
- Torque máximo: 14,5 kgfm (G) a 4250 rpm
- Torque específico: 9,6 kgfm/litro
- Potência específica: 67,0 cv/litro
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Elemento elástico: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 10 m
Pneus
- Dianteiros: 205/65 R15
- Traseiros: 205/65 R15
- Estepe: 205/65 R15
- Altura do flanco: 133 mm
- Altura do flanco: 133 mm
Dimensões
- Comprimento: 4240 mm
- Distância entre-eixos: 2490 mm
- Bitola dianteira: 1484 mm
- Porta-malas: 296 litros
- Peso: 1208 kg
- Reboque sem freio: Não especificado
- Ângulo de entrada: 28 graus
- Ângulo central: Não especificado
- Inclinação lateral máx.: Não especificado
- Altura mínima do solo: Não especificado
- Largura: 1734 mm
- Altura: 1672 mm
- Bitola traseira: 1446 mm
- Tanque de combustível: 54 litros
- Carga útil: 462 kg
- Reboque com freio: Não especificado
- Ângulo de saída: 34 graus
Desempenho
- Velocidade máxima: 165 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s
Consumo
- Urbano: 8,8 km/l (G)
- Rodoviário: 10,3 km/l (G)
Autonomia
- Urbana: 475 km (G)
- Rodoviária: 556 km (G)
Fonte: GuiaDeUsados, Wikipedia, AutosSegredos, OLX, Webmotors e MercadoLivre.