O Honda Civic LXR 2.0 2015 continua sendo uma escolha popular entre os sedãs médios no mercado de seminovos, atraindo motoristas que buscam confiabilidade, conforto e um bom desempenho. Equipado com um motor 2.0 flex de até 155 cv e câmbio automático de cinco marchas, ele oferece um rodar suave e eficiente para o uso diário, com espaço interno adequado para famílias e um porta-malas generoso de 449 litros. A direção elétrica progressiva e a suspensão independente nas quatro rodas garantem uma condução estável, tornando-o uma opção versátil tanto para a cidade quanto para viagens mais longas. Além disso, a reputação de durabilidade da Honda e o bom mercado de peças contribuem para sua excelente aceitação entre os usados.
Pontos Principais:
Apesar das qualidades, há alguns pontos de atenção ao escolher um Civic LXR 2015 usado. Seu câmbio automático de cinco marchas, embora confiável, pode parecer defasado em comparação com transmissões mais modernas CVT oferecidas por concorrentes. O consumo de combustível também não é o mais eficiente da categoria, principalmente em trechos urbanos. Além disso, a suspensão traseira pode transmitir mais impactos do que o esperado em ruas irregulares. Antes da compra, é fundamental verificar o histórico de manutenção, especialmente o funcionamento do câmbio, o desgaste da suspensão e possíveis vazamentos no motor. Conferir o estado da central multimídia e dos componentes elétricos também evita surpresas futuras.
Para garantir um bom negócio, priorize unidades com revisões feitas em concessionária ou com registros detalhados de manutenção. Um test-drive é essencial para avaliar o conforto da suspensão e a resposta da transmissão. Carros que passaram por enchentes ou colisões devem ser evitados, pois podem apresentar problemas ocultos. Verificar o alinhamento da carroceria, o desgaste dos pneus e a presença de ruídos incomuns ajuda a identificar possíveis sinais de uso excessivo. Seguindo essas precauções, o Civic LXR 2015 pode ser uma compra segura e satisfatória, combinando confiabilidade e conforto em um dos sedãs médios mais bem avaliados do mercado de usados.
O modelo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, com 4 cilindros em linha e disposição transversal. O sistema de alimentação é por injeção multiponto, e o comando de válvulas é único no cabeçote, com tuchos mecânicos e variação no comando de admissão. A cilindrada total do motor é de 1.997 cm³, com cilindrada unitária de 499 cm³.
A potência máxima é de 150 cv com álcool e gasolina, atingida a 6.300 rpm. Já o torque máximo é de 19,5 kgfm com álcool e 19,3 kgfm com gasolina, a 4.800 rpm. A razão de compressão do motor é de 10,6:1, e a potência específica fica em 77,6 cv/litro. O motor utiliza acionamento do comando por corrente, garantindo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.
O desempenho inclui uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, e a velocidade máxima alcança 190 km/h. A tração é dianteira, e a transmissão é automática de 5 marchas, com conversor de torque. Esse conjunto proporciona uma condução equilibrada, voltada para eficiência no consumo e conforto na dirigibilidade.
O consumo do modelo varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. Em ambiente urbano, os números são de 6,4 km/l com álcool e 9,7 km/l com gasolina. Já na estrada, a eficiência melhora para 9,4 km/l com álcool e 13,8 km/l com gasolina, tornando-o uma opção interessante para viagens mais longas.
A autonomia do veículo também segue a lógica do consumo. No uso urbano, a autonomia estimada é de 365 km com álcool e 553 km com gasolina. Em rodovias, os números sobem para 536 km com álcool e 787 km quando abastecido com gasolina, devido ao melhor rendimento do motor em velocidades constantes.
O tanque de combustível tem capacidade para 57 litros, permitindo uma boa autonomia para trajetos mais longos sem a necessidade de reabastecimentos frequentes. O desempenho do motor, aliado ao consumo moderado, resulta em um equilíbrio entre potência e economia de combustível.
O interior do modelo segue um padrão voltado para conforto e funcionalidade. Com capacidade para cinco ocupantes, os bancos são revestidos em couro e oferecem ajuste de altura para o motorista. O espaço interno é adequado para a categoria, com um bom aproveitamento do layout e disposição dos comandos ao alcance das mãos.
A carga útil é de 414 kg, um número dentro da média para sedãs desse porte. O porta-malas possui capacidade para 449 litros, o que garante um bom espaço para bagagens, sendo adequado tanto para o dia a dia quanto para viagens. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, permitindo ampliar o espaço quando necessário.
Entre os itens de conforto, estão presentes ar-condicionado automático, direção assistida elétrica, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade e controle automático de velocidade. Os vidros possuem acionamento elétrico nas quatro portas, e os retrovisores também contam com ajuste elétrico. O sistema de entretenimento inclui rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de computador de bordo e indicador de temperatura externa.
O modelo possui dimensões equilibradas para um sedã médio. Seu comprimento total é de 4.525 mm, enquanto a largura é de 1.755 mm. A altura do veículo é de 1.450 mm, e a distância entre-eixos chega a 2.668 mm, o que contribui para um espaço interno adequado.
O sistema de suspensão é independente na dianteira, do tipo McPherson, com elemento elástico de mola helicoidal. Na traseira, também conta com suspensão independente, mas com braços sobrepostos e o mesmo tipo de mola. Isso resulta em um comportamento dinâmico estável, oferecendo conforto sem comprometer a dirigibilidade.
Os freios são a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, garantindo uma boa capacidade de frenagem. A direção tem assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,6 metros, o que facilita manobras em espaços reduzidos. Os pneus são 205/50 R17, com altura de flanco de 103 mm, proporcionando um bom equilíbrio entre conforto e aderência.
A aerodinâmica de um veículo influencia diretamente no consumo de combustível, desempenho e estabilidade em altas velocidades. Esse modelo apresenta um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,28, um número eficiente para um sedã médio. A área frontal é de 2,16 m², o que contribui para reduzir a resistência ao ar, proporcionando uma condução mais suave e eficiente, principalmente em estradas. Quanto menor a resistência aerodinâmica, menor será o esforço do motor para manter velocidades mais altas, resultando em um menor consumo de combustível.
Além do coeficiente de arrasto, a área frontal corrigida, de 0,605 m², melhora o fluxo de ar sobre a carroceria, reduzindo turbulências e aumentando a estabilidade. O design do veículo foi desenvolvido para equilibrar desempenho e eficiência, com linhas que favorecem o escoamento do ar. Essa característica é especialmente importante em viagens rodoviárias, onde o impacto do vento pode afetar a dirigibilidade e o consumo. A aerodinâmica bem trabalhada também influencia no nível de ruído interno, tornando a cabine mais silenciosa.
Outro fator importante da aerodinâmica é seu impacto na segurança e na resposta do carro em altas velocidades. A estabilidade do modelo é beneficiada pela distribuição de peso e pelo perfil da carroceria, que reduz a sustentação aerodinâmica negativa. Isso significa que, mesmo em curvas ou mudanças bruscas de direção, o carro mantém boa aderência ao solo. Em conjunto com o sistema de suspensão independente e os pneus de perfil baixo, a aerodinâmica eficiente garante um comportamento dinâmico seguro e confortável para o condutor e passageiros.