Era Sedan da Stock Car chega ao fim para dar lugar aos SUVs

A Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo brasileiro, encerra um ciclo de 45 anos com a aposentadoria dos modelos Sedans e inicia, em 2025, a "era dos SUVs". A mudança representa uma atualização importante para acompanhar as tendências do mercado automotivo.
Publicado por Alan Corrêa em Esportes dia 15/12/2024

A Stock Car Pro Series, principal competição do automobilismo brasileiro, encerra em 2024 um ciclo histórico com a despedida dos modelos Sedans, que foram a base da categoria desde sua criação em 1979. Após 45 anos de competições com carros desse estilo, a última prova do campeonato, realizada em 15 de dezembro, marca o fim da “era Sedan” e abre caminho para uma nova fase que trará SUVs como os protagonistas da categoria a partir de 2025.

Pontos Principais:

  • A Stock Car Pro Series adotará SUVs como modelos principais em 2025.
  • Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e Mitsubishi Eclipse Cross formarão o grid inicial.
  • Essa transição reflete tendências de mercado e promove avanços tecnológicos.
  • A Chevrolet e a Toyota já competem, enquanto a Mitsubishi retorna após 20 anos.

Ao longo de sua trajetória, a Stock Car estabeleceu-se como um dos campeonatos mais relevantes do esporte a motor nacional. Com a presença de modelos emblemáticos e autódromos históricos, a competição alcançou reconhecimento internacional e ajudou a formar ídolos das pistas. Entre os circuitos que receberam a categoria estão Interlagos, Goiânia, Tarumã e Brasília, além de pistas urbanas como Salvador e Belo Horizonte.

A trajetória dos modelos Sedan na Stock Car

Tarumã, 1979: a primeira corrida e o início da "era Sedan" na Stock Car Pro (Paulo Dias Nunes)
Tarumã, 1979: a primeira corrida e o início da “era Sedan” na Stock Car Pro (Paulo Dias Nunes)

O Chevrolet Opala foi o modelo inaugural da Stock Car em 1979, marcando o início de uma era que se estendeu por mais de quatro décadas. O Opala, amplamente conhecido no mercado nacional, esteve nas pistas até 1993, quando foi substituído pelo Omega, outro modelo de destaque da Chevrolet. Essa transição foi um marco importante, consolidando a proximidade da categoria com a indústria automotiva brasileira.

O lendário Chevrolet Opala povoa até hoje o imaginário do apaixonado por carros (Acervo WE)
O lendário Chevrolet Opala povoa até hoje o imaginário do apaixonado por carros (Acervo WE)

Nos anos 2000, a Stock Car adotou chassis tubulares fabricados pela JL, empresa comandada pelo ex-piloto Zeca Giaffone. Com essa mudança, os carros passaram a ser desenvolvidos especificamente para competição. Nesse contexto, o Chevrolet Vectra e, posteriormente, o Astra, sucederam o Omega.

A evolução dos carros acompanhou o desenvolvimento do mercado automotivo nacional, mantendo a relevância da competição.

A partir de 2005, a Stock Car passou a ser uma categoria multimarcas.

A Stock Car tornou-se multimarcas a partir da temporada de 2005 (Luca Bassani/Stock Car)
A Stock Car tornou-se multimarcas a partir da temporada de 2005 (Luca Bassani/Stock Car)

A Chevrolet ganhou concorrência da Mitsubishi, que trouxe o modelo Lancer, seguido pela Volkswagen, com o Bora, e pela Peugeot, com os modelos 307 Sedan e 408 Sedan. Essa diversidade aumentou a competitividade e trouxe novos desafios técnicos para equipes e pilotos.

Os avanços tecnológicos e a consolidação da categoria

O JL-G09 estreou nas pistas do Brasil com a Stock Car na temporada 2009 (Duda Bairros/Stock Car)
O JL-G09 estreou nas pistas do Brasil com a Stock Car na temporada 2009 (Duda Bairros/Stock Car)

Em 2009, foi apresentada uma nova geração de carros, o JL-G09, desenvolvida para aumentar a eficiência aerodinâmica, a segurança e reduzir os custos de manutenção. Esse modelo foi um marco no alinhamento da Stock Car com padrões internacionais de engenharia no automobilismo. Durante essa fase, a Chevrolet alternou entre os modelos Sonic e Cruze, que esteve em ação desde 2016 e fará sua despedida em 2024.

A Toyota fez sua estreia na Stock Car em 2020 e seguirá para a "era SUV" (Luís França/Stock Car)
A Toyota fez sua estreia na Stock Car em 2020 e seguirá para a “era SUV” (Luís França/Stock Car)

A Toyota, que ingressou na competição em 2020 com o Corolla, trouxe mais um elemento de disputa ao grid. Essa fase recente foi marcada por corridas equilibradas, com Chevrolet e Toyota dividindo as vitórias em números iguais nas temporadas de 2023 e 2024. A paridade reforça o nível de competitividade alcançado pela categoria.

A transição para a era dos SUVs

O ano de 2025 marcará a introdução dos SUVs na Stock Car, com modelos que refletem as tendências atuais do mercado automotivo. A Chevrolet competirá com o Tracker, enquanto a Toyota trará o Corolla Cross. A Mitsubishi retorna ao grid com o Eclipse Cross, encerrando um hiato de quase 20 anos.

Nova geração será um grande divisor de águas no automobilismo brasileiro (Beto Corrêa/Vicar)
Nova geração será um grande divisor de águas no automobilismo brasileiro (Beto Corrêa/Vicar)

O projeto que introduz os SUVs representa uma mudança significativa na história da categoria. A proposta é alinhar a Stock Car às novas demandas do mercado, investindo em conectividade, segurança e inovação tecnológica. A expectativa é que os novos modelos inspirem outras competições no cenário internacional, fortalecendo a posição da Stock Car no automobilismo global.

O impacto da era Sedan no automobilismo brasileiro

Embate entre Peugeot e Chevrolet: uma das marcas da década de 2010 (Fernanda Freixosa/Stock Car)
Embate entre Peugeot e Chevrolet: uma das marcas da década de 2010 (Fernanda Freixosa/Stock Car)

A era Sedan deixou um legado significativo para a Stock Car e para o automobilismo brasileiro. Os modelos Sedans ajudaram a consolidar a categoria como referência no esporte a motor, atraindo grandes marcas e pilotos de destaque, incluindo nomes com passagens pela Fórmula 1 e pela Indy.

As contribuições técnicas e esportivas dessa fase foram cruciais para a evolução da competição. A transição para os SUVs simboliza não apenas o encerramento de um ciclo, mas também a busca por inovação e sustentabilidade no esporte, mantendo a Stock Car alinhada às transformações do mercado automotivo global.

A história da “era Sedan” da Stock Car em números

Carros icônicos marcaram a trajetória da Stock Car na era Sedan (Acervo WE)
Carros icônicos marcaram a trajetória da Stock Car na era Sedan (Acervo WE)
  • Pilotos que já correram de Stock Car: 414
  • Corridas já disputadas: 632
  • Campeões: 19
  • Vencedores de corrida: 78
  • Circuitos: 21
  • Montadoras: 5 (Chevrolet, Mitsubishi, Volkswagen, Peugeot e Toyota)
  • Modelos diferentes: 11

Modelo, anos de participação, temporadas disputadas:

  • Chevrolet Opala, 1979 a 1993, 15 temporadas*, 15 títulos
  • Chevrolet Omega, 1994 a 1999, seis temporadas, seis títulos
  • Chevrolet Vectra, 2000 a 2003; e 2009 a 2011, sete temporadas, quatro títulos
  • Chevrolet Astra, 2004 a 2008, 5 temporadas, dois títulos
  • Mitsubishi Lancer, 2005 a 2008, 4 temporadas, dois títulos
  • Volkswagen Bora, 2006 e 2007, 2 temporadas
  • Peugeot 307 Sedan, 2007 a 2010, 4 temporadas, dois títulos
  • Peugeot 408 Sedan, 2011 a 2016, 6 temporadas, três títulos
  • Chevrolet Sonic, 2012 a 2015, 5 temporadas, três títulos
  • Chevrolet Cruze, 2016 a 2024, 9 temporadas, seis títulos
  • Toyota Corolla, 2020 a 2024, 5 temporadas, um título

*De 1987 a 1989, na versão Chevrolet Opala Caio-Hidroplas. De 1990 a 1993, versão Chevrolet Opala Protótipo.

Maior vencedor da história

  • Ingo Hoffmann, 77 vitórias

Maior campeão da história

  • Ingo Hoffmann, 12 títulos

Maior vencedor em atividade

  • Thiago Camilo, 41 vitórias

Maior campeão em atividade

  • Cacá Bueno, 5 títulos

Todos os campeões da Stock Car na “era Sedan”

  • 1979 – Paulo Gomes
  • 1980 – Ingo Hoffmann
  • 1981 – Affonso Giaffone Júnior
  • 1982 – Alencar Junior
  • 1983 – Paulo Gomes
  • 1984 – Paulo Gomes
  • 1985 – Ingo Hoffmann
  • 1986 – Marcos Gracia
  • 1987 – Zeca Giaffone
  • 1988 – Fábio Sotto Mayor
  • 1989 – Ingo Hoffmann
  • 1990 – Ingo Hoffmann
  • 1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
  • 1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
  • 1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
  • 1994 – Ingo Hoffmann
  • 1995 – Paulo Gomes
  • 1996 – Ingo Hoffmann
  • 1997 – Ingo Hoffmann
  • 1998 – Ingo Hoffmann
  • 1999 – Chico Serra
  • 2000 – Chico Serra
  • 2001 – Chico Serra
  • 2002 – Ingo Hoffmann
  • 2003 – David Muffato
  • 2004 – Giuliano Losacco
  • 2005 – Giuliano Losacco
  • 2006 – Cacá Bueno
  • 2007 – Cacá Bueno
  • 2008 – Ricardo Maurício
  • 2009 – Cacá Bueno
  • 2010 – Max Wilson
  • 2011 – Cacá Bueno
  • 2012 – Cacá Bueno
  • 2013 – Ricardo Maurício
  • 2014 – Rubens Barrichello
  • 2015 – Marcos Gomes
  • 2016 – Felipe Fraga
  • 2017 – Daniel Serra
  • 2018 – Daniel Serra
  • 2019 – Daniel Serra
  • 2020 – Ricardo Maurício
  • 2021 – Gabriel Casagrande
  • 2022 – Rubens Barrichello
  • 2023 – Gabriel Casagrande

Fonte: Stockproseries.